Está aqui

Gás natural: EDP, Galp ou Goldenergy?

EDP, Galp ou Goldenergy
Goldenergy, EDP ou Galp
Galp, EDP ou Goldenergy

Estas três companhias juntas detêm quase a totalidade de clientes de gás natural no mercado livre. Descubra como decidir a melhor companhia para si.

Se procura realizar uma comparação das tarifas de gás natural do mercado, encontrou o que precisava. A LojaLuz oferece uma comparação de fornecedores de eletricidade e gás gratuita, basta contactar-nos através do nosso número de telefone gratuito, 210 009 971.

Consulte todas as tarifas disponíveis das companhias comercializadoras de gás natural do mercado livreAjudamos a encontrar a que melhor se adapte às suas necessidades. Contacte-nos!
Chamada Gratuita Leve-me ao comparador


Como funciona o preço do gás natural?

O mercado livre de gás natural surgiu junto com o da eletricidade em 2006. Desde então, cada companhia pode estabelecer o preço do gás que bem entender, tendo sempre a supervisão da ERSE (antes, os preços eram fixados pela ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos).

Na fatura de gás, o cliente pode encontrar sempre dois valores que compõem o preço do gás:

Termo fixo (€/dia): É um valor fixo que pagará sempre na sua conta de gás, independente do consumo. O seu valor está relacionado ao escalão de consumo de gás, que é a quantidade de gás que pode consumir durante um ano.

Termo de consumo (€/kWh): É de facto o preço do kWh de gás, ou seja, é referente ao valor que vai pagar pelo gás natural consumido. Geralmente representa a maior parte de uma conta de gás.

Em geral, quanto maior o escalão, maior o termo fixo e menor o termo de consumo.

Qualidade do gás: EDP, Galp ou Goldenergy?

Quando o cliente contrata alguma destas companhias, na verdade está a contratar uma comercializadora de eletricidade. Como o seu nome indica, as empresas comercializadoras apenas vendem o gás e fazem os procedimentos associados à venda.

Como Portugal não possui jazidas de gás natural, este geralmente é importado da Nigéria e Argélia. Algumas empresas importam o gás natural, trazendo-o através de aquedutos, passando pela Espanha, e o armazenam aqui. O gás é então distribuído em todo o país pelas empresas distribuidoras, ou operadores de rede de distribuição.

A distribuição de gás é regulada, ao contrário da comercialização, que é liberalizada. Portanto, os consumidores não podem escolher a sua distribuidora, esta vai depender apenas da sua zona. Veja no mapa abaixo qual a empresa distribuidora de gás natural na sua zona:

 

Portanto, no que se refere à qualidade do gás, ou seja, características como a pressão do gás, o seu poder calorífico e interrupções de abastecimento, não há nenhuma diferença entre os fornecedores desta energia. A qualidade do gás depende apenas do operador de rede de distribuição. É interessante notar também que os preços praticados por cada companhia dependem também das zonas.

Qual é melhor? EDP, Galp ou Goldenergy?

Como vimos, em relação à qualidade do gás, não há diferença entre estas companhias. No entanto, é claro que há diferenças em relação a outros critérios, entre os quais podemos listar:

  1. Preço do gás (termos fixo e de consumo);
  2. Relação com o cliente (atenção dada ao cliente, resposta às queixas, entre outros);
  3. Transparência dos serviços.

No entanto, a melhor companhia depende também da importância dada a cada critério, o que varia de cliente a cliente. Por exemplo, alguns clientes só se preocupam em poupar na conta de gás, enquanto que outros fazem questão de ter um bom serviço de atendimento.

Por fim,  mesmo em relação ao preço do gás, que costuma ser o principal critério dos consumidores, não podemos dizer que há uma companhia melhor, pois, como visto acima, o preço depende de fatores como o escalão e a zona. Por isto, num dado escalão e zona, a companhia X pode ser a melhor, mas num outro escalão e numa outra zona, a companhia Y pode apresentar os melhores preços.

Comparação entre EDP, Galp e Goldenergy

Como mencionado, os preços dependem de imensos fatores. Portanto, seria impossível mostrar aqui uma comparação das companhias de gás em todas as condições possíveis.

Ao invés disso, ilustramos aqui com um exemplo particular para mostrar como funciona a comparação de tarifas. Neste exemplo, mostramos as tarifas duais, que são tarifas de gás e luz contratadas em conjunto. Ao contratar eletricidade e gás num plano dual, normalmente, as empresas comercializadoras fazem descontos importantes nas tarifas. Assim como o gás, o preço da eletricidade também é composto por um termo fixo e um de consumo. No caso, os preços são para 5,75 kVA de potência contratada e escalão 1 em Lisboa.

 

Gás em Lisboa: EDP, Galp ou Goldenergy?

A fim de ilustrar um caso completamente diferente, veja a comparação de tarifas de gás em Lisboa com escalão 2, que é um escalão indicado para o uso doméstico. Note que também é apresentada a tarifa transitória da EDP Serviço Universal.

 

Compare as tarifas de gás natural na sua zonaContacte-nos e iremos ajudá-lo a encontrar a companhia que apresenta as tarifas mais vantajosas para si.
Chamada Gratuita Leve-me ao comparador

Como celebrar um contrato de gás?

Após comparar todas as ofertas e encontrar a melhor opção para si, pode mudar de fornecedor de gás. A mudança é gratuita e feita em até 5 ou 7 dias úteis. Durante este período, o abastecimento não é interrompido. Só é preciso contactar a companhia com a qual deseja celebrar o novo contrato e dispôr dos dados abaixo:

  1. Fatura anterior
  2. Dados pessoais
  3. Meio de pagamento
  4. CUI ou Código Universal da Instalação

Para contactar a companhia, pode fazê-lo via Internet (formulário para preenchimento online ou email), presencialmente numa loja física ou por telefone. É importante lembrar que terá que realizar uma inspeção técnica da instalação do gás em seu imóvel. Nos tópicos seguintes são apresentados os números de telefone de contacto das companhias.

Fim das inspeções de gás natural e eletricidade. Deixa de ser obrigatória a realização de inspeções quando realizamos uma alteração no contrato de gás natural ou mudança de comercializador de gás, assim como deixam de ser obrigatórias as inspeções ao efetuar uma nova ligação de gás natural ou eletricidade, sendo substituídas por termos de responsabilidade do autor do projeto.

Qual o telefone da EDP?

Os contactos gratuitos da EDP são:

  • Nº Contacto Geral: 210 016 384/808 53 53 53
  • Direção de Marca e Comunicação: 21 001 2680
  • Nº Investidores: 21 001 28 34
  • Nº Gestão e Qualificação de Fornecedores: 210 015 300
  • Nº Recursos Humanos: 21 001 25 89
  • Nº Fundação EDP: 210 028 101

Qual o telefone da Galp?

Os contactos gratuitos da Galp são:

  • Nº Atendimento ao Cliente: 808503030 / 808507500 / 21 724 25 00
  • Nº Investidores: 217 240 866

Qual o telefone da Goldenergy?

Os contactos gratuitos da Goldenergy são:

  • Atendimento comercial: 808205005 (das 9:00h ás 18:00h) - custo de chamada local
  • Morada: Rua 31 de Agosto, nº12, 5000-305 Vila Real
Partilhar no Facebook  Partilhar no Twitter  Partilhar no Google Plus