Está aqui

Endesa ou EDP 2018? Eletricidade, Preços, Apoio ao Cliente e Contactos

Endesa ou EDP

Veja neste artigo uma comparação entre as comercializadoras Endesa e EDP abrangendo todos os âmbitos do fornecimento elétrico e descubra qual a melhor opção para si.

Também deixamos à sua disposição o primeiro comparador de tarifas elétricas do mercado liberalizado português.

Como realizar a ligação elétrica com a Endesa ou EDP?

Endesa ou EDP
EDP ou Endesa

A nova ligação de eletricidade é um procedimento gratuito que o cliente deve fazer, quando a instalação elétrica estiver prestes a ser utilizada. A contratação da eletricidade pode ser feita através de várias companhias, mas saiba qual é a detentora da melhor tarifa elétrica para que consiga poupar na luz de casa.

Ao ligar a eletricidade deve decidir:

Em primeiro lugar, o cliente deve saber se, onde quer ter o fornecimento elétrico, existe ou não a possibilidade de o ter. Isto é, saber se a instalação elétrica está feita ou se precisa de alguma reparação ou reforço no ramal. A possibilidade de ter o fornecimento de luz depende da instalação elétrica.

Após esta verificação, o cliente deverá solicitar a ficha técnica da instalação à EDP Distribuição, em caso de não a ter.

Qual é a mais confiável: EDP ou Endesa?

História da EDP: fundada em 1976, já conta com mais de 12 mil colaboradores espalhados em mais de 10 países. Privatizada em 1997, a EDP está presente principalmente na geração, distribuição e comercialização de eletricidade, assim como de gás. Antes da liberalização do mercado, a EDP Serviço Universal era a única empresa responsável pela comercialização de eletricidade. No mercado do gás está presente desde 1994 como Portgás, atual EDP Gás.

Opiniões EDP Comercial

28%
dos clientes recomendam esta comercializadora

Opiniões EDP Comercial tem nota 1.79/5 avaliado por 61 pessoas

Preço
Atendimento
Simplicidade

É cliente da Opiniões EDP Comercial ?

Tire dois minutos do seu tempo para dar-nos a sua opinião sobre a sua experiência com este fornecedor.

História da Endesa: é uma empresa espanhola que atua na produção e comercialização de eletricidade, bem como na comercialização de gás natural. Fundada em 1944, a Endesa está presente na Europa e na América do Sul (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e Peru). Em 2009, passou a ser controlada pela empresa estatal italiana Enel, que possui 70% das suas ações. Em Portugal, começou a atuar na comercialização de eletricidade em 2006, ano em que o mercado foi liberalizado.

Opiniões Endesa

23%
dos clientes recomendam esta comercializadora

Opiniões Endesa tem nota 1.75/5 avaliado por 81 pessoas

Preço
Atendimento
Simplicidade

É cliente da Opiniões Endesa ?

Tire dois minutos do seu tempo para dar-nos a sua opinião sobre a sua experiência com este fornecedor.

Portanto, tanto a EDP como a Endesa têm uma vasta experiência no mercado de eletricidade, e ambas têm capacidade para fornecer um bom serviço. Em Portugal, a EDP é mais experiente e mais conhecida pelos clientes.

Eletricidade mais barata: EDP ou Endesa?

Para poder comparar os preços da eletricidade, primeiro deve saber como estes são compostos:

  1. Termo fixo (€/dia): É um preço fixo que paga por ter o fornecimento. Este valor não depende do consumo, apenas da potência contratada, que é a potência elétrica disponível em sua casa. Os clientes podem alterar a potência contratada gratuitamente.
  2. Termo de energia consumida (€/kWh): É o preço do kWh de energia consumido, ou seja, é de facto a parte que paga pelo consumo. Costuma ser a maior parte de uma fatura de luz.

Portanto, o preço da eletricidade é composto por estes dois termos e cada fornecedor pode escolher os valores das suas tarifas de luz. No entanto, note que estes termos dependem de vários fatores, como a potência contratada, o tipo de faturação e o meio de pagamento (geralmente com débito direto os preços são menores).

Além disso, a melhor tarifa também depende do perfil do consumidor. Se o seu consumo for muito baixo, talvez seja mais importante procurar um termo fixo baixo. Mas se o seu consumo for normal ou alto, deve dar mais atenção ao termo de consumo.

Qualidade: EDP ou Endesa?

em questão à qualidade do fornecimento, todas as companhias são iguais, porém é claro que pode haver diferenças na qualidade do atendimento ao cliente

Quando falamos em qualidade do fornecimento elétrico fazemos referência a fatores como a potência elétrica contratada (quantos aparelhos suporta em simultâneo), a quantidade e duração de interrupções no fornecimento (“quedas de energia”) e qualidade das instalações elétricas.

O primeiro fator na verdade nada mais é que a potência contratada. Esta não tem diferença entre um fornecedor e outro, pois o cliente pode contratar a potência que quiser nas duas companhias.

Já no que se refere às interrupções e instalações elétricas, isto na verdade não depende da companhia de luz com a qual celebrou um contrato. Estes fatores são de inteira responsabilidade da empresa distribuidora de eletricidade, a EDP Distribuição. A distribuidora é a empresa que leva energia desde os geradores até às casas dos consumidores. Portanto, ela é responsável pela qualidade do fornecimento elétrico em todo o país.

As companhias de luz apenas comercializam a eletricidade. Portanto, em questão à qualidade do fornecimento, todas as companhias são iguais, porém é claro que pode haver diferenças na qualidade do atendimento ao cliente.

Qual é a mais confiável: EDP ou Endesa?

A Endesa, uma das principais empresas de energia, em Portugal, foi fundada em Espanha, em 1944, com a construção da central de Compostilla. Quando se tornou uma empresa sólida, decide, em 2002, investir no mercado português, aliando-se à empresa portuguesa Sonae. A Endesa atúa em diversos outros países europeus como a França e também investe no mercado latinoamericano, chegando a ser a maior multinacional elétrica privada do continente americano, com atividades na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e Perú.

Já a EDP, está presente principalmente na geração, distribuição e comercialização de eletricidade, assim como de gás natural. Fundada em 1976, a EDP conta com mais de 12 mil colaboradores espalhados em mais de 10 países. Esta foi privatizada em 1997. No mercado regulado, o grupo EDP era o único autorizado a distribuir e comercializar energia, em Portugal. Esse serviço era feito pela EDP Serviço Universal e EDP Gás Serviço Universal, para os mercados de eletricidade e gás natural, respetivamente. Presente desde 1994 no mercado de gás natural, leva consigo o nome de EDP Gás, antiga Portgás.

Assim, a EDP e a Endesa têm uma vasta experiência no mercado de eletricidade, e ambas têm capacidade para fornecer um bom serviço.

Qual tem melhor qualidade: EDP ou Endesa?

Potência da eletricidade (quantos aparelhos suporta), a quantidade e duração de interrupções no fornecimento - as famosas “quedas de energia” - e qualidade das instalações elétricas são os fatores levados em conta quando falamos em qualidade do fornecimento elétrico.

independentemente da companhia, a qualidade do fornecimento será sempre igual. Apenas se notará diferença na qualidade do atendimento ao cliente

Com a abertura do mercado, o cliente tem a autonomia de contratar a potência que mais lhe seja conveniente, assim que, a potência elétrica contratada não diferencia entre os fornecedores.

As comercializadoras de luz apenas vendem a eletricidade. Portanto, quando falamos em qualidade do fornecimento, todas as companhias comercializadoras são iguais. Porém, é claro que pode haver diferenças na qualidade do atendimento ao cliente.

A distribuição elétrica é feita pela EDP Distribuição. A EDP Distribuição é a empresa que leva energia desde os geradores até às casas dos consumidores, ou seja, ela é responsável pela qualidade do fornecimento elétrico em todo o país. Portanto, no que se refere às interrupções e instalações elétricas, esse assunto é independente da companhia de luz com a qual for celebrar um contrato de luz. Estes fatores são de inteira responsabilidade da empresa distribuidora de eletricidade.

Baixa potência de 3,45 kVA: EDP ou Endesa?

Veja o gráfico abaixo comparando os preços da eletricidade de diversos fornecedores para uma potência contratada de 3,45kVA. Esta é uma potência baixa, utilizada principalmente em apartamentos pequenos, de até 40m², aproximadamente, em que vivem, no máximo, duas pessoas e que façam pouco uso de eletricidade.

Perceba que neste caso a Endesa apresenta um termo fixo e um termo de consumo maior do que o da EDP. Também é importante observar que neste gráfico é apresentada apenas uma tarifa de cada companhia. As tarifas que obrigam débito direto na Endesa ou fatura eletrónica costumam ser mais baratas, mas cada companhia geralmente possui várias tarifas, com opções diferentes.

Média potência de 6,9 kVA: EDP ou Endesa?

Recomendada para famílias de porte médio, entre 3 e 5 pessoas, a potência de 6,9 kVA é uma das mais comuns nas moradas portuguesas. Abaixo, o gráfico mostra uma comparação para uma potência de 6,9 kVA.

Novamente, podemos perceber que a EDP apresenta um termo fixo e um termo de consumo menores em relação à Endesa.

Outros fornecedores de eletricidade

Como pode notar pelos gráficos dos itens anteriores, existem muitos outros fornecedores de eletricidade no mercado livre da luz além da EDP e da Endesa.

Veja uma lista com os principais deles:

  1. Iberdrola
  2. EDP Comercial
  3. Galp Energia
  4. ENAT
  5. Goldenergy
  6. YLCE
  7. AUDAX
  8. LUZBOA
  9. Energia Simples
  10. Endesa

Como mudar de fornecedor de eletricidade?

Após comparar todas as tarifas de luz, o cliente deve mudar de companhia de eletricidade caso encontre um plano mais interessante do que o seu atual. A troca de fornecedor é gratuita e é feita rapidamente, em menos de 7 dias úteis. Durante o período de transição, o fornecimento não é interrompido.

Para realizar a mudança, contacte o novo fornecedor e celebre o contrato (por telefone, internet ou em lojas oficiais da comercializadora). Pronto! Não é preciso contactar o seu atual fornecedor, nem mudar nada na instalação.

Para celebrar o novo contrato vai precisar dos seguintes documentos:

  • Dados para mudar de companhia
  • Nº contribuinte do titular (Cartão de Cidadão)
  • Contrato de arrendamento ou escritura
  • Potência a contratar (alterável)
  • Código CPE
  • Dados da morada da instalação
  • Dados de pagamento.

Quais os contactos da EDP?

A EDP possui contactos e lojas em praticamente todos os distritos de Portugal. Alguns desses números de telefone são gratuitos e outros cobram alguma tarifa telefónica.

Veja os números das lojas de apoio ao cliente, as suas moradas e o código postal das principais lojas, que podem ser utilizadas para queixas, reclamações, novos contratos de luz e gás natural, alterar a potência elétrica ou qualquer trâmite dentro do mercado livre.

Para contratar a EDP, ou esclarecer qualquer dúvida, pode utilizar os contactos da EDP a seguir:

  • Contacto gratuito da EDP Comercial
  • Nº Contacto Geral: 210 016 384/808 53 53 53
  • Direção de Marca e Comunicação: 21 001 2680
  • Nº Investidores: 21 001 28 34
  • Gestão e Qualificação de Fornecedores: 210 015 300
  • Nº Recursos Humanos: 21 001 25 89
  • Nº Fundação EDP: 210 028 101

Também pode contactar a EDP por correio através da morada Praça Marquês de Pombal n.º 13, 1250 - 162 Lisboa

Quais os contactos da Endesa?

Para celebrar um contrato com a Endesa, ou tirar qualquer dúvida em relação aos seus serviços de eletricidade e gás, pode utilizar os contactos da Endesa a seguir. Note que um telefone da Endesa é designado apenas para celebração de contratos.

  • Contacto gratuito da Endesa
  • N.º de telefone gratuito: 226 077 720
  • N.º de Atendimento ao Cliente: 800 101 033
  • N.º de Telefone de Pedido de Celebração de Contrato: 800 101 030
  • Por correio, pode utilizar uma das duas moradas abaixo:
  • ENDESA LISBOA (Laranjeiras): Rua Abranches Ferrão 10, 1600-001 Lisboa
  • ENDESA PORTO: Av. Ferñao Magalhães, 1862. Planta 1º. 4350-148 Porto.
Partilhar no Facebook  Partilhar no Twitter  Partilhar no Google Plus