EDP Distribuição: Apoio ao cliente, contactos, leituras, avarias

A EDP Distribuição é a única operadora da rede de distribuição de eletricidade no território continental de Portugal. Regulada pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), permite que, independentemente do fornecedor de luz contratado, os clientes recebam eletricidade nos seus imóveis. Conheça melhor a EDP Distribuição, bem como a sua app e contactos que pode utilizar para enviar as leituras do contador de luz.

EDP Distribuição

O monopólio da distribuição de eletricidade em Portugal tem como funções as ligações à rede elétrica, assistência técnica à rede, apoio na escolha de soluções energéticas e leitura de equipamentos de contagem. Saiba quais os contactos da EDP distribuição deve utilizar para comunicar as suas leituras de luz e resolver problemas com a distribuição de eletricidade.

EDP Distribuição

A EDP Distribuição é a responsável por fazer chegar eletricidade a todas as casas em Portugal Continental. Serve como uma ponte que une os clientes às suas fornecedoras de energia. Já conta com mais de 6 milhões de clientes e dá emprego a mais de 3300 pessoas, que colaboram todos os dias para que as casas portuguesas estejam iluminadas numa rede de distribuição que ultrapassa os 240 mil km.

Ao contrário da distribuição de gás natural, que conta com várias operadoras de distribuição em Portugal Continental, a distribuição da luz é realizada de forma diferente. A EDP Distribuição está presente no mercado de distribuição desde 1980 e é, para já, a única empresa responsável pela distribuição de eletricidade em Portugal Continental.

Assim, é ela a responsável por atribuir um código alfanumérico, o Código Ponto de Entrega (CPE), a cada um dos pontos de receção e ligação desta energia. É ainda através desta distribuidora que deve pedir uma nova ligação elétrica, ou ligar a luz por um curto período de tempo, como é o caso de uma obra.

O que é o CPE?O Código de Ponto de Entrega é o código do seu ramal de eletricidade e serve para identificar a área onde a luz é distribuída. Pode encontrar esse número numa fatura antiga. O número é o mesmo mesmo que tenha decidido mudar o titular do contrato, desde que a morada se mantenha. Caso não tenha nenhuma fatura, deve contactar a EDP Distribuição e solicitar o seu número.

A EDP Distribuição dá a possibilidade de contactar o apoio ao cliente de várias formas, sejam elas por telefone, presencial ou online. Esta distribuidora disponibiliza aos consumidores uma área reservada aos mesmos, de modo a que estes possam aceder a todas as informações sobre o fornecimento de eletricidade. A área de cliente EDP Online permite aos consumidores consultar e modificar dados do seu contrato. Caso o acesso seja suspendido, o consumidor pode pedir um novo acesso.

A EDP Distribuição tem como principais objetivos expandir e desenvolver esta mesma rede, garantindo o abastecimento de eletricidade aos consumidores. Além disso, esta fornece serviços aos comercializadores de eletricidade e é a responsável por realizar novas ligações de luz, dar assistência técnica, realizar leituras dos contadores, cortes de eletricidade e alterações de potência.

EDP Distribuição Contactos

Caso queira esclarecer alguma dúvida ou pedir mais informações, deixar a sua opinião e realizar algum comentário ou sugestão, ou até mesmo realizar alguma contratação poderá fazê-lo através dos contactos de apoio ao cliente da EDP disponíveis para esse fim:

Telefone EDP Distribuição Contacto EDP Distribuição
Apoio Técnico
Avarias Elétricas
Contacto desde o estrangeiro
Contacto Geral
FAX EDP Distribuição

Todos os números de telefone estão disponíveis de segunda a sexta-feira das 8h às 22h. Enquanto as chamadas para o Apoio Técnico da EDP e para o contacto geral têm o custo de chamada local, as que permitem o contacto desde o estrangeiro têm, como seria de esperar, o custo de uma chamada internacional. Apenas as chamadas para resolver avarias com a EDP Distrbuição é que são gratuitas e estão disponível todos os dias 24h.

Se preferir realizar os trâmites do seu contrato pessoalmente poderá deslocar-se à morada da EDP Distribuição e receber um atendimento mais personalizado na sua sede:

  • Qual a morada da EDP Distribuição?
  • Sede na Rua Camilo Castelo Branco, 43 1050-044 Lisboa;
  • Lojas espalhadas por Portugal, de Norte a Sul.
  • Qual o horário de funcionamento da EDP Distribuição?
  • Atendimento presencial de segunda a sexta-Feira das 8h30 às 18h30
  • Atendimento telefónico de segunda a sexta-Feira das 8h00 às 22h00

App EDP Distribuição: Online

Com a app da EDP Distribuição é possível gerir a eletricidade de toda a sua casa a partir do seu smartphone. Desta forma consegue gerir o seu contrato sem ter de se dirigir a nenhuma loja da EDP Distribuição nem ligar para nenhum número da distribuidora.

  • Funcionalidades App EDP Distribuição
  • Comunicar Leituras;
  • Reportar e resolver problemas de luz;
  • Gerir o Consumo;
  • Aceder aos contactos das lojas.

Pode ainda enviar fotografias de locais vandalizados ou equipamento danificado, para que a EDP possa resolver o problema rapidamente. Ao longo do dia a EDP Distribuição envia-lhe informações sobre o processo do seu pedido ou alerta. No entanto, lembre-se que o acesso à sua conta, na área de cliente, pode ser suspendido devido a uma destas ocasiões:

  • Quando o consumidor não use o serviço no período superior a 12 meses;
  • Quando, na mesma sessão, o consumidor se engane 3 vezes ao colocar a password.

EDP Distribuição Leituras

Para evitar estimativas nas suas faturas da luz e garantir que paga apenas a eletricidade que realmente consome, deve comunicar regularmente as suas leituras à sua distribuidora. Existem três formas distintas de comunicar leituras de luz à EDP Distribuição:

  • Formulário Online, disponível no site da distribuidora;
  • App EDP Distribuição, disponível na Google Play e na App Store;
  • Telefone EDP Distribuição para Leituras: 800 507 507.

Comunicar a leitura do contador à EDP Distribuição mensalmente só traz vantagens já que, assim, poderá manter o valor da fatura de eletricidade ajustada ao consumo que fez durante o mês. Caso não seja possível, deverá fazê-lo, no mínimo, de 3 em 3 meses para que as comercializadoras não enviem as faturas com estimativas mais altas do que o seu consumo real.

Poderá enviar a leitura do seu contador elétrico da EDP Distribuição em qualquer dia do mês e quantas vezes desejar. Ainda assim, tenha em conta que lhe é indicada na sua fatura qual a melhor data para o fazer.

EDP Distribuição Contadores

A EDP é a responsável pela instalação dos contadores inteligentes, ou contadores digitais, em Portugal, com uma meta de colocar 100% dos novos contadores até 2020. Estes consistem na leitura e medição online do consumo de eletricidade em tempo real, podendo suportar vários valores por hora ou minutos.

Ao ter um contador inteligente, deixa de ser necessário enviar leituras? Inicialmente é necessário realizar testes de leituras de modo a confirmar a performance do aparelho, tendo em conta a precisão do consumo e a comunicação do mesmo.

Para realizar as leituras nos contadores inteligentes da EDP Distribuição deve apontar e enviar trës consumos distintos:

  • Consumo em Horas de Vazio (Código 1.8.1)
  • Consumo em Horas de Ponta (Código 1.8.2)
  • Consumo em Horas de Cheias (Código 1.8.3)

A leitura deve ser realizada a partir do monitor do contador, onde os números aparecem de forma sequencial. Eles vão aparecendo por ordem de forma automática mas, se preferir, pode também clicar no botão de controlo para que o processo seja mais rápido.

EDP Distribuição Reclamações

Esta distribuidora dispõe de vários meios para que os seus clientes possam reportar anomalias ou erros na rede elétrica ou dar a sua opinião sobre a EDP Distribuição. Além do tradicional Livro de Reclamações da EDP Distribuição, saiba que já é possível fazer a sua reclamação online, no site da distribuidora.

Além de mostrar a sua opinião, reclamar ou elogiar a sua distribuidora, importa também conhecer outras opiniões de clientes da EDP Distribuição. Desta forma vai conseguir perceber de que forma funciona o apoio ao cliente EDP Distribuição, bem como prever eventuais problemas.
Conhecer outras opiniões

Caso tenha detetado um problema no fornecimento de iluminação pública deverá comunicar imediatamente à EDP Distribuição através do contacto apropriado para avarias elétricas da EDP Distribuição, indicado acima neste artigo. A EDP dispões ainda de um serviço que permite resolver problemas de eletricidade o mais rápido possível: piquetes EDP 24 horas.

Um piquete é um profissional que se desloca ao local de consumo para realizar várias funções, nomeadamente:

  • Realizar a manutenção das redes;
  • Leituras dos contadores elétricos;
  • Ligação à rede elétrica;
  • Assegurar a operação das redes em condições técnicas adequadas.

Tal como o nome indica, os piquetes da EDP 24 horas estão disponíveis a todas as horas de um dia, todos os dias da semana para avarias ou problemas urgentes, no entanto não existem piquetes 24 horas da EDP para realizar leituras do contador elétrico, pois não se trata de uma urgência elétrica.

 
211 451 219
Quero que me liguem