Energy Call
Energy Call

Todas as informações de luz e/ou gás!

Os nossos especialistas em energia resolverão todas as suas dúvidas sobre luz e gás. Vamos poupar!

 

(Segunda-Sexta 8h-22h, Sábado 9h-21h, Domingo 10h-19h)

Certificado Certiel: Balcão Digital e ISQ inspeções elétricas

Neste artigo, saiba para que servia a certificação das instalações elétricas, também designada de certificado da Certiel, pedido à respetiva entidade. Embora os contactos e o balcão digital da Certiel já não existam, saiba quem a substitui e como pedir a inspeção à instalação elétrica.

Certificação de instalações elétricas
Comparador de tarifas de luz

Tem dúvidas sobre a certificação de instalações elétricas?

Entre em contacto com a Selectra para mais informações.

(segunda-quinta 8h-21h, sextas 8h-20h, sábado 9h-19h)

Certificação de instalações elétricas

Até 2017, quando a construção da instalação elétrica de um imóvel estava concluída, o consumidor precisava de pedir a certificação à Certiel, documento que comprovasse que a instalação estava apta para ter ligação à rede de energia.

Para que servia a certificação de instalações elétricas?Quando o cliente quisesse mudar a potência contratada ou realizar qualquer gestão ao seu contrato de eletricidade deveria apresentar a certificação à comercializadora.

O pedido deveria ser feito pelo próprio consumidor de eletricidade à Certiel. Pelo menos, era assim que funcionava até que se anunciou que a Certiel ia acabar.

Portanto, continua a ser necessária a certificação ou realizar uma inspeção? Saiba mais ao longo deste artigo.

Certiel

Antes de dezembro de 2017, só um profissional eletricista inscrito na DGEG - Direção Geral de Energia e Geologia é que poderia pedir a certificação à Certiel.

Logo da Certiel

Consolidada em 1996, a Certiel - Associação Certificadora de Instalações Elétricas procurou, durante o período em que esteve em funcionamento, realizar uma série de funções:

  • Funções da Certiel:
  • Observar os projetos das instalações elétricas;
  • Estipular critérios para a realização das inspeções;
  • Autenticar as instalações elétricas através do certificado de exploração;
  • Garantir o cumprimento das leis pelos agentes do setor energético em Portugal.

Certificado Certiel

Com o desaparecimento da Certiel, todas as questões relacionadas com a certificação de instalações elétricas sofreram mudanças e geraram algumas perturbações junto dos consumidores portugueses.

O certificado da Certiel tinha um preço fixo de 51,23€, valor que funcionava como uma taxa, aplicável a todas as instalações elétricas verificadas por esta associação.

Saiba que os pedidos de vistoria da Certiel não tinham nada que ver com a comercializadora de energia que o consumidor contratava para o seu imóvel, tratando-se portanto de um serviço independente.

Certiel Contactos e Balcão Digital

A Certiel vai acabar, assim foi revelado em 2017 e assim aconteceu. A 1 de Janeiro de 2018, a Certiel deixou de ser reconhecida como Associação Nacional Inspetora de Instalações Elétricas e a sua certificação deixou de ser obrigatória. Mesmo assim, ainda pode solicitar uma inspeção à instalação elétrica, que não deixou de existir.

Ainda é possível contactar a Certiel?Os contactos da Certiel encontram-se indisponíveis e o balcão digital da Certiel já não se encontra em funcionamento.

Se tiver dúvidas sobre a certificação das instalações elétricas, poderá sempre contactar o apoio ao consumidor de energia em Portugal proporcionado pela Selectra.

Comparador de tarifas de luz

Precisa de informações sobre a Certiel?

Contacte a Selectra para encontrar respostas às suas dúvidas.

(segunda-quinta 8h-21h, sextas 8h-20h, sábado 9h-19h)

Quem substitui a Certiel?

Com o fim do certificado da Certiel já não é necessária a aprovação por parte da entidade do projeto de instalação elétrica. Agora é suficiente o reconhecimento por parte do responsável do projeto.

O pedido de inspeção pode ser feito a qualquer entidade reconhecida pela DGEG e pelo Instituto Português de Acreditação (IPAC), as designadas EIIEL - Entidades Inspetoras de Instalações Elétricas. Conheça algumas delas na imagem abaixo:

Entidades Inspetoras de Instalações Elétricas

A DGEG acompanha as inspeções realizadas nas casas dos consumidores de energia em Portugal. A inspeção das instalações elétricas deverá ser feita de 5 em 5 anos.

Também pode pedir a inspeção à instalação elétrica a um técnico responsável por instalações elétricas de serviço particular.

ISQ: Inspeções Elétricas

Poderá solicitar inspeções elétricas ao ISQ, que conta com uma experiência de muitos anos.

O ISQ conta com mais 125 000 inspeções elétricas realizadas, além de contar com 10 000 clientes e 30 000 projetos analisados.

Para pedir uma inspeção elétrica ao ISQ poderá aceder ao respetivo site, preencher os dados que lhe são pedidos para login, e entrar na sua área de cliente. Caso queira registar-se, preencha todos os campos, entre eles aqueles referentes ao seu nome, morada e telefone.

Se quiser, pode igualmente utilizar um dos contactos do ISQ indicados abaixo.

ISQ Contactos
Morada ISQ Telefone ISQ ISQ Email
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva nº 33 2740-120 Porto Salvo, Oeiras 214 229 000 niiet@isq.pt

IEP Certificação

Outra opção para pedir uma inspeção à instalação elétrica é recorrer à certificação do IEP. O IEP irá encaminhar um técnico responsável por instalações elétricas até à sua casa.

Contactos IEP
Morada IEP Telefone IEP Fax IEP IEP Email
Rua de S. Gens 3717 4460-817 Custóias, Portugal +351 229 570 015 +351 229 530 594 info@iep.pt

Poderá também entrar diretamente no site do IEP e pedir a inspeção profissional. Caso tenha acesso à sua conta é só fazer login com o seu nome de utilizador ou email, e palavra-chave.

Inspeção à instalação elétrica: Quando é que existe obrigatoriedade?

Depois do fim da Certiel, passou a ser obrigatória a inspeção elétrica para locais residenciais de ramal independente ou de caráter temporário, que tenham uma potência até 10.35 kVA.

Obrigatoriedade da Inspeção Energética

Depois da inspeção, as instalações elétricas classificam-se da seguinte maneira.

  • Classificação das instalações elétricas:
  • Tipo A: instalações temporárias ou móveis, de segurança ou socorro, que produzem energia própria, e não fazem parte de centros produtores de energia;
  • Tipo B: instalações alimentadas pela rede elétrica de serviço público em média, alta ou muito alta tensão;
  • Tipo C: instalações rede elétrica de serviço público em baixa tensão.

Por sua vez, foi também definido qual o documento que cada tipo de instalação deverá obter para que seja possível a sua ligação à rede elétrica de serviço público.

  • Certificações ainda necessárias:
  • Certificado de exploração da DGEG para instalações elétricas do tipo A (potência superior a 100 kVA) e do tipo B;
  • Termo de Responsabilidade: documento que a Entidade Instaladora, ou um técnico particular, assinam confirmando que reconhecem as instalações elétricas do tipo A (com potência inferior a 100 kVA), e do tipo C (a potência da instalação é inferior a 10,35 kVA);
  • Declaração de Inspeção emitida por uma Entidade Inspetora de Instalações Elétricas de tipo A e do tipo C, quando não estão abrangidas pelas alíneas anteriores.

Se tiver alguma dúvida relacionadas com a certificação das instalações elétricas, ou sobre as inspeções elétricas poderá contactar a DGEG.

Perguntas Frequentes sobre a certificação elétrica da Certiel

⚠️Quando acabou a Certiel?

A Certiel deixou de ser reconhecida como Associação Nacional Inspetora de Instalações Elétricas em 2018, e o seu certificado foi extinto.

?Ainda posso contactar a Certiel?

Os contactos da Certiel, assim como o seu balcão digital, já não se encontram disponíveis. Contacte a DGEG: Direcção Geral de Energia e Geologia para mais informações.

❓Quais são as Entidades Inspetoras de Instalações Elétricas?

Algumas das Entidades Inspetoras de Instalações Elétricas são o Instituto Electrotécnico Português, o Instituto de Soldadura e Qualidade e Laboratório Industrial e da Qualidade.

Atualizado
211 451 219
Quero que me liguem