Energy Call
Energy Call

Todas as informações de luz e/ou gás!

Os nossos especialistas em energia resolverão todas as suas dúvidas sobre luz e gás. Vamos poupar!

 

(Segunda-Sexta 8h-22h, Sábado 9h-21h, Domingo 10h-19h)

Instalação de gás natural residencial: fuga de gás e válvula de corte

Neste artigo, saiba como resolver avarias e cortes de gás natural que existam na sua casa. Saiba, por exemplo, como pedir uma reparação a uma fuga de gás, como resolver facilmente os problemas na válvula de corte automático ou no redutor de gás ou como retomar o fornecimento depois do corte de gás por falta de pagamento.

Avarias Gás

Apesar de ser uma das formas de energia mais seguras, por vezes existem problemas e avarias técnicas com o gás natural que deve prestar atenção. Conheça, por isso, os contactos de emergência das distribuidoras da energia, em Portugal.

Comparador de tarifas de luz

Tem dúvidas sobre como resolver avarias de energia?

Entre em contacto com a Selectra para apoio especializado.

(segunda-quinta 8h-21h, sextas 8h-20h, sábado 9h-19h)

Corte de Gás Natural: Causas

Quer conhecer as principais causas que levam a cortes de gás na sua casa? Na verdade, ocorrem algumas vezes problemas no fornecimento do gás natural e até algumas falhas técnicas na distribuição, que podem ser provocadas por diferentes motivos, alguns dos quais alheios aos consumidores.

De forma a esclarecer várias dúvidas, saiba que o corte de gás natural poderá estar relacionado com os seguintes tópicos:

  • Principais causas para o corte de gás:
  • A válvula de corte automático de gás está fechada;
  • O redutor de gás natural não funciona normalmente;
  • Corte de gás por falta de pagamento e outros por indicação da fornecedora;
  • Existência de fugas de gás ou de outras situações de emergência.

Algumas das situações indicadas podem ser resolvidas pelo próprio consumidor. Mesmo assim, naquelas que não sabe o que fazer, contacte a sua fornecedora ou distribuidora, dependendo do tipo de avaria, como esclarecemos ao longo deste artigo.

Devo contactar o operador de distribuição?Deve entrar em contacto com o operador da rede de distribuição de gás natural quando os problemas averiguados forem de caráter técnico e se colocarem em causa a sua segurança.

Problemas na válvula de corte automático de gás

Uma das razões para o corte de gás na sua instalação, pode estar relacionado com o facto da válvulas de gás estarem fechadas. No entanto, a situação pode ser facilmente revertida pelo cliente, sem ajuda técnica.

Selo vermelho Galp
Esta válvula com círculo amarelo encontra-se junto dos aparelhos a gás do seu lar.

Para repor o fornecimento de gás, a válvula de corte automático de gás existente no interior da sua casa, tem que estar aberta (para cima, como observa na imagem).

Esta válvula de gás é uma torneira responsável pela regulação do gás que entra na rede, habitualmente presente na sua cozinha, junto do fogão ou do esquentador. No entanto, se esta válvula não existir, verifique se a outra válvula, a do contador, está fechada.

Para resolver a situação, confirme se todas as válvulas dos aparelhos a gás estão fechadas. Depois, abra a válvula existente no contador, espere 10 minutos e abra a válvula junto do fogão. Só depois de acender o seu fogão, é que poderá abrir as restantes válvulas a gás do seu lar. Caso a falta de gás se mantenha, contacte o seu operador de rede de distribuição.

Selo na válvula do contador:Quando observar um selo na válvula do contador, saiba que o fornecimento de gás foi interrompido. Se este for vermelho foi colocado pela distribuidora, caso seja amarelo significa que foi colocado pela fornecedora. Contacte a companhia respetiva.

Selo Vermelho Galp
Quando o selo for vermelho, contacte a distribuidora de gás
Selo Amarelo Galp
Quando o selo for amarelo, contacte a sua fornecedora de gás

Avaria no redutor da instalação de gás natural residencial

Frequentemente, por motivos de segurança, poderá existir um bloqueio do redutor de gás natural. O redutor é um dispositivo mecânico que encontra junto do contador da sua instalação de gás natural residencial.

Igual aos problemas relacionados com a válvula de corte automático de gás, a avaria do redutor de gás pode ser facilmente resolvida pelo cliente, mas há que identificar primeiro se o redutor é automático ou manual. Se for manual, proceda do seguinte modo:

  • Como rearmar o redutor de gás natural?
  • Em apartamentos: Depois de fechar as válvulas de gás existentes, pressione o botão do redutor de forma ligeira, mas contínua. Irá sentir o gás natural a passar levemente;
  • Em moradias: Quando as válvulas de gás estiverem fechadas, retire a tampa e pressione, ou puxe, o botão do redutor (pode variar consoante o dispositivo). O redutor de gás está representado na imagem abaixo.
Selo vermelho Galp
Imagem representativa do redutor de gás natural

Se a situação não estiver resolvida e a falha de gás persistir, deverá contactar a sua distribuidora, a fim de evitar problemas maiores na instalação de gás natural.

Corte de gás por falta de pagamento

O corte de gás por falta de pagamento não é, efetivamente, resultado de uma avaria técnica, senão da falta de cuidado do cliente. Caso o corte de gás aconteça por este motivo, contacte a sua fornecedora e tenha mais atenção ao prazo limite do pagamento, indicado na fatura de gás natural ou na fatura dual.

Tenha em atenção que, se não pagar as suas faturas de gás natural a tempo, terá que pagar encargos adicionais e taxas.

O corte de gás, pode ainda acontecer quando o cliente não facilita a leitura extraordinária dos contadores ou até quando a instalação de utilização não é aprovada por uma entidade competente.

Fuga de Gás

A fuga de gás é um dos problemas mais graves em caso de avarias da instalação de gás, e dos aparelhos nela presentes, uma vez que pode colocar em perigo os seus bens e principalmente a vida das pessoas. Caso a verifique, siga com um conjunto de procedimentos:

  • Comportamentos a adotar em caso de fuga de gás:
  • Abra as janelas;
  • Não ligue quaisquer interruptores;
  • Não ligue, nem desligue os aparelhos elétricos ou a gás natural existentes;
  • Feche as válvulas de gás natural do contador junto aos seus aparelhos a gás;
  • Não fume e não use o seu telemóvel.

Abandone, em seguida, o edifício, utilizando as escadas (não utilize o elevador). Já afastado do local, deve contactar o número de emergência da sua operadora de distribuição.

Reparação de fugas de gás

Se sentir o cheiro a gás no seu imóvel e estiver com tonturas, náuseas, convulsões ou perdas de consciência, saiba que poderá existir uma concentração excessiva de monóxido de carbono, sendo estes os principais sintomas da fuga de gás.

Deve reportar o sucedido à distribuidora, no entanto, a reparação de fugas de gás é feita por empresas ou por técnicos particulares credenciados pela DGEG - Direção Geral de Energia e Geologia para o efeito. Estas entidades estão disponíveis 24 horas por dia, todos os dias da semana. Entre no portal online da DGEG para conhecê-los melhor.

Para clientes domésticos, mas também para negócios e pequenas indústrias, as fornecedoras de gás natural oferecem serviços de assistência para inspeção e a manutenção da rede, de forma a evitar fugas de gás ou outras situações que dificultem o normal funcionamento da instalação e dos seus equipamentos.

Como evitar fugas de gás?A principal forma de evitar uma fuga de gás é pedir uma inspeção à sua instalação de gás natural, num intervalo máximo de 5 anos.

Avaria na rede pública de distribuição de gás

A falta de gás na sua casa, pode ser provocada por qualquer outro tipo de avaria ou interrupção na rede pública de distribuição de gás natural. Desta forma, contacte a linha de apoio ao cliente da fornecedora para saber a razão em específico, assim como a hora prevista para o restabelecimento do fornecimento.

Se, por acaso, sentir o cheiro a gás natural na via pública deverá avisar a empresa distribuidora através do seu telefone para emergências, e indicar também o local da ocorrência (rua, localidade e pontos de referência).

Cheiro a gás o que fazer?Quando sentir o cheiro a gás na rua, mantenha a calma, afaste-se do local e avise outras pessoas que por lá passem. Reporte a situação aos Bombeiros, à Polícia, à Proteção Civil e à distribuidora.

Fiquei sem gás. O que fazer?

Ficou sem gás e não sabe o que fazer? Deve contactar os operadores de rede de distribuição que dispõem de contactos de emergência - 24h por dia, 365 dias por ano -, para que os seus consumidores possam comunicar as avarias de gás natural rapidamente a um técnico.

Só deverá recorrer às distribuidoras de gás, quando sentir o cheiro a gás em casa, ou tiver outras anomalias relacionadas com a instalação de gás. Antes de utilizar qualquer telefone, deverá confirmar a distribuidora da sua área de residência.

Contactos de Emergência das Distribuidoras
Lisboagás 800 201 722
Lusitaniagás 800 200 157
Setgás 800 273 030
Beiragás 800 508 800
Duriensegás 800 209 999
Dianagás 800 020 039
Medigás 800 500 063
Paxgás 800 020 041
EDP Gás Avarias 210 016 393
Tagusgás 800 500 005
Sonorgás 800 207 815
Contactos de Emergência das Distribuidoras
Lisboagás
800 201 722
Lusitaniagás
800 200 157
Setgás
800 273 030
Beiragás
800 508 800
Duriensegás
800 209 999
Dianagás
800 020 039
Medigás
800 500 063
Paxgás
800 020 041
EDP Gás Avarias
210 016 393
Tagusgás
800 500 005
Sonorgás
800 207 815

Na chamada de emergência, indique se é o proprietário do imóvel, qual o local da ocorrência e as medidas que eventualmente tenha tomado. Caso seja pedido, indique o CUI - Código Universal de Instalação.

O consumidor de energia deverá estar atento e cuidar da sua instalação de gás natural, realizando regularmente a limpeza e manutenção dos aparelhos, ou ter o cuidado de pedir inspeções às instalações de gás.

Qualquer dúvida sobre as avarias e cortes de gás, poderá sempre contactar os nossos profissionais.

Perguntas Frequentes sobre Avarias de Gás

Fiquei sem gás. O que fazer?

Se ficou sem gás na sua casa ou na sua empresa, deverá utilizar os contactos de emergências da sua respetiva distribuidora para reportar o problema.

Quais são as causas para cortes de gás?

As principais causas para ficar sem gás são: a válvula de corte automático não está aberta, o redutor não funciona, ou existiu uma fuga de gás.

O que fazer em caso de corte de luz por falta de pagamento?

O corte de luz por falta de pagamento não é uma avaria técnica, senão falta de atenção do cliente. Contacte a sua fornecedora para resolver a situação.

Atualizado
211 451 219
Quero que me liguem