Energy Call
Energy Call

Todas as informações de luz e/ou gás!

Os nossos especialistas em energia resolverão todas as suas dúvidas sobre luz e gás. Vamos poupar!

 

(Segunda-Quinta 8h-21h, Sexta 8h-20h, Sábado 8h30-19h)

Falta de Luz: Apagão, Quadro elétrico dispara, Disjuntor Avariado

Avarias de Eletricidade

Cortaram-me a luz, o que posso fazer? Neste artigo, conheça as causas para a falta de luz em sua casa, o que fazer quando existem um apagão, quando o quadro elétrico dispara ou quando o disjuntor está avariado. Saiba ainda para onde ligar quando falta a luz.


A interrupção de energia elétrica pode ser restabelecida facilmente pelo consumidor de energia ou pela sua distribuidora.

Comparador de tarifas de luz

Precisa de apoio sobre as avarias de eletricidade?

Contacte a Selectra para mais informações.

(segunda-quinta 8h-21h, sextas 8h-20h, sábado 8h30-19h)

Falta de luz: Causas

As avarias na instalação elétrica ou a falta de luz são situações que afetam, com frequência, vários consumidores de energia, em diversas zonas do país.

Em primeiro lugar, deverá estar a par das causas para a falha de eletricidade, de forma, a encontrar a solução adequada ao seu problema.

O fornecimento pode ser interrompido por motivos de força maior, como por exemplo:

  • Causas para a falta de luz:
  • Manutenção da rede de distribuição;
  • Obras por questões de segurança;
  • Tempestades e outros condições atmosféricas adversas;
  • Incêndios e acidentes que provocam a queda dos postes de iluminação;
  • Corrosão dos metais (provocada por pequenos animais);
  • Vandalismo e furtos de cobre;
  • Curto-circuito e apagões;
  • Corte de luz por falta de pagamento de faturas.

O que devo fazer nesta situação? Para resolver os problemas quando a luz vai abaixo, deverá contactar imediatamente a empresa distribuidora, que faz chegar a eletricidade aos clientes finais.

O que é o curto-circuito? O curto-circuito de eletricidade acontece quando existe uma passagem repentina de corrente demasiado alta, queimando tomadas, lâmpadas e eletrodomésticos que deixam de funcionar.

Cortaram-me a luz. O que fazer?

Para onde ligar quando falta a luz? Quando o consumidor não tem capacidade de solucionar o problema sozinho, o melhor é comunicar a falha de luz à EDP Distribuição. Este é o contacto da empresa:

Comunicar falha de luz à EDP Distribuição800 506 506

O número de telefone para reportar avarias de eletricidade está disponível 24h, todos os dias da semana e é completamente gratuito.

Como regra geral não assuma que a distribuidora já sabe que a luz foi abaixo. Podem não ter conhecimento e está a atrasar a resolução dos problemas.

Se possível deve ter uma fatura da luz junto a si para poder indicar dados necessários como C.P.E. (Código de Ponto de Entrega) e o nome do titular.

Fiquei sem luz: Quadro Elétrico Dispara

Os seus vizinhos têm luz, mas ficou sem luz em sua casa? Saiba que uma das primeiras formas de saber se cortaram a luz, é verificar se o quadro elétrico está a funcionar normalmente.

Quando o quadro elétrico dispara significa que houve uma fuga de corrente. Na imagem abaixo, saiba como identificar os diferentes tipos de disjuntores da sua instalação elétrica.

Disjuntores de Eletricidade

Assim, poderá desligar todos os eletrodomésticos do respetivo espaço da sua instalação elétrica, voltar a ligá-los e depois ligar o disjuntor geral. Se este voltar a disparar, significa que há uma avaria técnica.

Interrupção de energia elétrica por potência desajustadaO quadro elétrico dispara quando não tem a potência contratada adequada para a sua instalação, portanto, faça uma simulação da potência para não ficar sem luz.

O que devo fazer em caso de avaria dos disjuntores?

Quando ligou os disjuntores parciais, mas não há energia significa que a falta de luz é geral. No entanto, se um dos disjuntores voltar a disparar saiba como resolver.

Desligue todos os disjuntores do quadro elétrico. Ligue o geral e, de seguida, os outros um a um. Se algum disjuntor dispara, foi o que originou a sobrecarga. Normalmente, estes disjuntores estão identificados, permitindo localizar a divisão onde está o problema.

Depois, desligue os aparelhos das tomadas dessa divisão e volte a ligar o disjuntor. Se este desligar, a avaria de eletricidade está no próprio quadro, por isso contacte um eletricista e mantenha tudo desativado até à sua chegada.

Pode ligar os aparelhos um a um e, se ao ligar um dispositivo o quadro da luz dispara, o excesso de carga está a ser causada por este. Volte a desligar os aparelhos e ligue o disjuntor e, depois, ligue apenas o dispositivo em questão. Se estiver tudo em ordem, tratou-se de uma sobrecarga temporária.

Pode solicitar um aumento da potência contratada à sua fornecedora.

Existem diversos aparelhos (disjuntores, interrupções, etc.) que protegem a instalação elétrica face a incêndios ou possíveis choques elétricos quando a luz vai abaixo. Poderá adquirir estes dispositivos nas lojas com equipamentos para quadros elétricos.

Está sem luz em casa ou faltou a luz na rua?

Na verdade, é bastante importante avaliar se o problema da falta de luz é exclusivo da sua casa ou se faltou a luz na rua.

Confirme se os seus vizinhos têm eletricidade, se existe luz na rua, ou, caso more num apartamento, veja se há luz nas escadas.

A iluminação pública é da responsabilidade da distribuidora de energia, mas nalguns concelhos a iluminação é responsabilidade da respetiva Câmara Municipal. Se precisa de mais informações poderá contactar a EDP Distribuição, através do seguinte contacto:

EDP Distribuição para mais informações:808 100 100

Poderá também utilizar o formulário online da EDP Distribuição para reportar qualquer situação de risco ou informar-se como religar a luz, depois do corte.

Apagão: Corte Geral de Energia

Muitas vezes acontece a sua zona de residência ser afetada com algum corte geral de energia? A esta situação é dada o nome de apagão, resultante de avarias nas redes de alta, média e baixa tensão.

Avarias da Iluminação Pública de Eletricidade

Quando ocorre um apagão em Portugal, muitas vezes as entidades responsáveis - seja a EDP Distribuição no Continente, a Empresa de Eletricidade da Madeira (EEM), ou a Empresa de Eletricidade nos Açores (EEA)tentarão religar a luz o mais rapidamente possível.

Saiba, inclusive, que existem locais que têm prioridade aquando da reposição da luz, nomeadamente hospitais, centros de saúde, polícia ou empresas de fornecimento de água.

O que fazer quando falta a luz? Os consumidores deverão adotar medidas práticas, e assegurar que dispõe de velas ou lanternas de mão para tornar os momentos de um apagão menos complicados.

É possível ter mais cortes de luz numa zona que noutra?

Pode acontecer de notar mais cortes de luz na sua zona atual do que naquela onde morava anteriormente. Isto acontece porque a regulamentação da ERSE sobre a qualidade do serviço de energia elétrica, estabelece diferentes zonas geográficas.

  • Zonas de Qualidade da Energia Elétricas
  • Zona A: no Continente abrange capitais de distritos e locais com nº de clientes superior aos 25 000. Na RAM, instituições administrativas e locais população elevada. NA RAA às cidades de Ponta Delgada, Angra do Heróismo e Horta, e locais com mais de 25 000 clientes.
  • Zona B: No Continente e nos Açores abrange os locais com nº de clientes situa-se entre os 2 500 e 25 000. Na RAM aos núcleos de sede de concelhos e sítios entre as zonas A e C;
  • Zona C: Todos os locais que não se enquadram nas descrições anteriores.

Se tiver dúvidas sobre a falta de luz na sua zona pode e deve solicitar apoio à distribuidora, se assim for necessário.

Independentemente da companhia que escolher para o seu fornecimento elétrico, a responsabilidade de distribuição será sempre da EDP Distribuição.

Corte de luz por falta de pagamento: Prazo

Recorda-se se existe alguma fatura por pagar? De facto, pode acontecer um corte de luz por falta de pagamento, no entanto, saiba que esta decorre muitas vezes por falta de atenção do consumidor e, por isso, não corresponde a uma avaria técnica.

Prazo para o corte de luz por falta de pagamento A sua fornecedora irá avisá-lo do dia em que ficará sem luz e também de como ligar a luz cortada.

Noutros casos, pode não estar a receber as suas faturas de eletricidade por extravio dos correios ou por outro problema na sua fornecedora. Neste caso, recomendamos a que entre em contacto com a sua companhia e averigue o que se passa.

Em caso de dívida acumulada, deverá liquidá-la imediatamente. Não poderá realizar nenhuma gestão ao seu contrato enquanto tiver uma dúvida pendente.

Se precisar de mais informações sobre avarias de eletricidade poderá também contactar a Selectra.

Perguntas Frequentes sobre avarias de luz

Quais são as principais causas para a falta de luz?

As principais causas para a falta de luz são tempestades, incêndios, obras para manutenção da rede de distribuição, curto-circuitos ou apagões.

Para onde ligar quando falta a luz?

Se vive no Continente, deverá contactar a EDP Distribuição através do 800 506 506. Se vive na RAM contacte a Empresa de Eletricidade da Madeira, e se vive na RAA contacte a Empresa de Eletricidade dos Açores.

Como resolver o corte de luz por falta de pagamento?

Para resolver o corte de luz por falta de pagamento, o cliente deverá contactar imediatamente a sua fornecedora de energia.

Atualizado
211 451 219
Quero que me liguem