Está aqui

Bi-horário vs tri-horário

Tarifas horárias

Existem diversos tipos de tarifas no mercado livre, inclusive aquelas que são por ciclo-horário, como as tarifas de bi-horário e tri-horário. Conheça todas e compare as ofertas dos fornecedores energéticos antes de realizar a ligação da luz à rede elétrica.

Descubra quais são suas necessidades energéticas e escolha a tarifa que se adapte melhor a seu caso. Com a contratação da potência elétrica correta, e o horário de consumo mais adequado para si, o cliente poderá poupar dinheiro na despesa energética.

Como se compõe uma tarifa de luz?

Independentemente da tarifa contratada ou do uso de energia de cada um, a tarifa energética se divide nos termos, fixo e de consumo.

Termo fixo (€/dia): É um valor fixo que sempre pagará em sua conta de luz, independentemente do consumo. Seu valor está relacionado à potência contratada, que é a quantidade contratada de luz que poderá utilizar ao mesmo tempo. Caso o cliente perceba que seu disjuntor apaga quando faz uso de muitos aparelhos, é aconselhável que altere a potência elétrica contratada.

Termo de consumo (€/kWh): Geralmente representa a maior parte de uma conta de luz e é, de fato, o preço do kWh da luz consumido, ou seja, é referente ao valor que vai pagar pelo volume consumido.

O termo de consumo é o que carrega mais peso na despesa de luz, por isso o cliente deve contratar uma tarifa energética que lhe proporcione maior desconto neste termo. Se já tiver uma contratação realizada, mude de companhia fornecedora quando achar uma oferta melhor! Cada cliente pode mudar de tarifa de eletricidade sempre que quiser, sem um número limite de vezes e sem gastos adicionais.

Tipos de tarifas existentes

Quando o cliente realiza uma ligação à rede elétrica, deve comparar todas as ofertas do mercado. Atualmente, existem três tipos de tarifas dependendo do horário de uso e do consumo de cada cliente.

  • Tarifa simples: É a tarifa mais comum e mais fácil de se estimar uma fatura já que os preços dos termos nunca mudam, no entanto, muitas vezes são mais caras que as outras tarifas.
  • Tarifa bi-horária: Essa tarifa já vem ganhando notoriedade, ultimamente. Basicamente, aqui, o dia (ou a semana) será dividido em duas partes: Vazio e Fora de Vazio. Aqui, o cliente poderá verificar uma maior economia, caso realize a maior parte do seu consumo nas horas de Vazio
  • Tarifa Tri-horária: É uma tarifa mais complexa, já que necessitaríamos de uma grande organização horária para poder poupar. Aqui, o dia (ou a semana) é dividido em três partes e também se modificam as horas quando entramos no horário de verão.

Cada cliente deve analisar o seu consumo e escolher a tarifa que melhor se adapte às necessidades do seu imóvel.

Use nosso simulador energético para calcular o seu consumo médio de energia. Mesmo após a celebração do contrato, o cliente pode mudar a modalidade tarifária quando achar conveniente. Compare todas as ofertas e descubra qual é a melhor tarifa para seu caso para maximizar sua poupança energética.

Tarifa Simples

Esta tarifa é a mais comumente contratada pelas famílias lusas. Todas as companhias energéticas oferecem este tipo de tarifa, que consiste em cobrar sempre o mesmo preço, independentemente do horário, tanto de termo fixo como de termo de consumo.

A decisão de contratar a tarifa simples vai depender das circunstâncias individuais de cada cliente. Ainda que esta modalidade seja a mais fácil de organizar e calcular os gastos, poderá resultar em uma fatura de luz mais cara.

Confira um gráfico comparativo para potências de 5,75kVA, atualmente, as mais solicitadas para residências de porte médio.

 

Tarifa Bi-horaria

As tarifas bi-horárias podem ser de ciclo diário ou semanal, aonde o preço do termo fixo é igual mas o termo de consumo varia segundo a hora de uso. Nas horas de vazio o preço do termo de consumo é mais baixo, e nas horas fora de vazio, os preços aumentam.

Os clientes que usam eletricidade principalmente entre às 22:00 e às 8:00, ou aos domingos, no caso do ciclo semanal, são altamente beneficiados por esta tarifa.

  • Horas de Vazio: horas em que geralmente o consumo é mais baixo e o preço da energia é mais baixo (até 50% do preço regulado pela ERSE)
  • Horas Fora de Vazio: limite horário em que o consumo geralmente é efetivo nas vivendas, e o preço da energia é mais alto.

Tarifa bi-horária diária

Horário Ciclo bi-horário diário
Vazio Das 22:00 às 8:00
Fora de Vazio Das 8:00 às 22:00

Se contratar uma tarifa bi-horária, aproveite as horas de vazio para fazer maior uso energético. No caso de uma morada, tente usar os eletrodomésticos que mais consomem a partir das 22 horas, como uma maquina de lavar, ferro ou forno elétrico.

É importante lembrar que, nas bi-horárias de ciclo diário, esta tarifa continua em vigor nos finais de semana, por isso, continue a usar energia nos horários de vazio para não levar surpresas na fatura elétrica.

Tarifa bi-horária semanal

ciclo horário edp

Tarifa Tri-horaria

Esta modalidade tarifária, tal qual a anterior, pode ser de ciclo diário ou semanal. Nela, cada período divide-se em três partes, com preços diferentes no termo de consumo.

  • Horas Ponta: são as horas que têm um preço maior.
  • Horas Cheias: estas horas apresentam um preço médio, mas mais alto que o da tarifa simples.
  • Hora Vazio: são as horas mais económicas da tarifa.

Se o cliente usar a energia em horários considerados como de menor consumo, esta tarifa será ideal para si. O motivo é reduzir o consumo energético nos horários de pico, quando a maioria do país estiver usando energia, e incrementar o uso desta nos horários de menor consumo.

A tarifa tri-horária é recomendável para empresas de grande porte, dado que estas não terão uso continuo energético e podem se programar para gastar no horário mais económico, o horário de vazio, e evitar o uso nos horários mais caros, as horas ponta.

Além de dividir o dia ou a semana em três partes, esta tarifa estabelece diferencias entre o horário de verão e horário de inverno. Confira as características desta modalidade a seguir.

Tarifa tri-horária diária

Horário Inverno Verão
Ponta das 9:00 às 10:30 das 10:30 às 13:00
das 18:00 às 20:30 das 19:30 às 21:00
Cheia das 8:00 às 9:00 das 8:00 às 10:30
das 10:30 às 18:00 das 13:00 às 19:30
das 20:30 às 22:00 das 21:00 às 22:00
Vazio das 22:00 às 8:00 das 22:00 às 8:00

Tarifa tri-horária semanal

Período Segunda a Sexta Sábado Domingo
Horário de Inverno Horário de Verão Horário de Inverno Horário de Verão Horário de Inverno Horário de Verão
Horas de Ponta
  • de 9:30 às 12:00h;
  • de 18:30 às 21:00h.
  • de 09:15 às 12:15h;
- - - -
Horas Cheias
  • de 7:00 às 09:30h;
  • de 12:00 às 18:30h;
  • de 21:00 às 24:00h.
  • de 7:00 às 09:15h;
  • de 12:15 às 24:00h
  • de 9:30 às 13:00h;
  • de 18:30 às 22:00h.
  • de 9:00 às 14:00h;
  • de 20:00 às 22:00h.
- -
Horas de Vazio
  • de 0:00 às 07:00h.
  • de 0:00 às 07:00h.
  • de 0:00 às 09:30h;
  • de 13:00 às 18:30h;
  • de 22:00 às 24:00h.
  • de 0:00 às 09:00h;
  • de 14:00 às 20:00h;
  • de 22:00 às 24:00h.
  • Todo o dia
  • Todo o dia

Mudar condições contratuais

Todo cliente poderá passar a uma tarifa simples, bi-horária ou tri-horária sem custos adicionais. Para isto o cliente deve comunicar sua decisão à comercializadora e esta fará a mudança no seu contador. Isto também serve para a potência contratada, ou titularidade contratual, visto que podemos mudar estes fatores a qualquer momento.

Caso o cliente contrate uma modalidade tarifária e não estiver conforme com o resultado, este poderá voltar a realizar uma mudança no momento que quiser, gratuitamente.

Quando precisar uma mudança na instalação elétrica, tanto para reforços no ramal, reparações, ou instalações elétricas completas, deverá contactar a EDP Distribuição. O cliente deverá solicitar um orçamento a esta, e em aproximadamente 15 dias estará tudo solucionado.

Se não souber quais são suas necessidades de consumo energético, ligue para a LojaLuz. Somos especialistas em tarifas de luz e gás, e gratuitamente faremos um estudo individual do seu caso para lhe recomendar a melhor tarifa.

Partilhar no Facebook  Partilhar no Twitter  Partilhar no Google Plus