Instalação de eletricidade em Portugal

A instalação elétrica em Portugal está ao abrigo da EDP Distribuição, pois é a proprietária dos condutos que fazem a energia elétrica chegar ás nossas casas.
Instalação elétrica
A proprietária das instalações elétricas de Portugal é a EDP Distribuição, que tem a responsabilidade de levar o fornecimento a todos os pontos do país.
Para fazer uma nova ligação de baixa tensão, o primeiro que tem que saber é a situação da instalação. A instalação deve estar em bom estado e de acordo com a potência que o cliente deseja contratar.
A potência a contratar é o que faz com que a instalação esteja ou não preparada para esse fornecimento. A alteração da potência poderá se feita quando o cliente o requisitar.
Se não tenho instalação elétrica feita
O procedimento para efetuar a ligação á rede de EDP Distribuição começa a partir da conclusão da construção da instalação. Uma vez realizada esta instalação, o cliente poderá celebrar a contratação com a companhia comercializadora que desejar.
Se já tenho a instalação feita, mas nunca contratei luz
Neste caso, o cliente deve fazer a ligação à rede como se não tivesse a instalação, porque nesta situação, a EDP Distribuição irá com uma equipa técnica para verificar o estado desta instalação. Se estiver tudo correto, o fornecimento pode ser feito sem nenhum problema, mas se a instalação precisar de um reforço no ramal, a distribuidora apresentará um orçamento para a reparação, e assim começa de novo o processo.
Já tive luz anteriormente
Cada ponto tem as suas próprias características, por isso não existe um orçamento fixo
Neste caso, a instalação está feita, e o cliente liga diretamente com a comercializadora. Apresentando os dados necessários ao operário da comercializadora, o processo termina após 5 dias úteis, que é quando agendam com o novo cliente para verificar a viabilidade da instalação e fazer a nova ligação.
Segundo as características do ponto a fornecer, o orçamento apresentado pela EDP Distribuição será um ou outro,sendo assim o custo da instalação sempre explicado e detalhado pela distribuidora. Cada ponto tem as suas próprias características, por isso não existe um orçamento fixo.
Após a aceitação do orçamento, será celebrado um contrato entre o consumidor e o operador da rede, que cessará quando for concretizada a ligação à rede e após pagamento dos respectivos encargos.
Ficha técnica ou certificado da instalação elétrica
O cliente deve saber que a instalação vai por conta da distribuidora
Após a conclusão da instalação, a EDP Distribuição a través da CERTIEL, facilitará ao cliente a ficha técnica ou certificado da instalação, onde se facilitam os detalhes desta e os limites do valor da tensão que pode ser contratada.
O cliente deve saber que a instalação vai por conta da distribuidora, mas é completamente independente á comercializadora que quer contratar para o fornecimento da luz, e assim poder fazer uma comparação de tarifas e mudar de companhia para poupar tudo o possível.
Escolha a Ligação elétrica
Antes de apresentar o seu pedido, planeie com cuidado o valor da potência a requisitar, que condicionará a potência máxima a contratar. A potência elétrica pode não ser suficiente mais adiante, mas saiba que pode aumentar a potência para ter suficiente, ou reduzir a tensão contratada em caso de que seja alta demais, e assim poupar com a conta da luz.
Informação do orçamento da instalação elétrica
No orçamento apresentado pela distribuidora, o cliente deve requisitar informações que normalmente constam na apresentação do orçamento.
- informações sobre as condições técnicas de ligação
- elementos de ligação necessários (dimensões e características técnicas)
- materiais a utilizar
Encargos com a ligação elétrica
Existe muita informação que os clientes deve conhecer sobre a sua instalação.
- elementos de ligação de uso exclusivo (caso não opte pela sua construção)
- reforço das redes
- estudos para a elaboração do orçamento
- outros (a discriminar)
- encargos de elementos de rede de uso partilhado (caso existam)
- encargos devidos a terceiros (caso existam)
Documentos e outros dados a apresentar para celebrar o contrato da luz
Cartão do Cidadão ou Passaporte; Licença municipal de construção ou declaração subscrita pelo proprietário ou técnico responsável, em como a obra não está sujeita a licenciamento municipal; Morada da instalação; Potência a requisitar.