Está aqui

Contratar uma tarifa bi-horária

contratar tarifa bi horária

Mude a bi-horário para poupar!

Quando um cliente vai fazer a nova ligação à rede elétrica, deve primeiro decidir qual tipo de tarifa melhor se adapta às suas necessidades. Contratar uma tarifa bi-horária pode ser de grande vantagem. Esta faz parte das chamadas tarifas por ciclo horário. Nelas, existem períodos de horas em que o preço da energia é alterado, sendo mais económico durante um deles e mais caro em outros.

Quais são os tipos de tarifas?

Existem três tipos de tarifas, e no momento em que o cliente escolher uma delas, o contador será instalado conforme a escolha. Não é igual um contador bi-horário que simples.

Mudar de tipo de tarifa:

Sempre que o cliente achar que pode melhorar o seu contrato da luz com a troca do tipo de tarifa, pode solicitar esta alteração à sua comercializadora, sem custos. Poderá verificar se a despesa mensal decresce com a troca.

É importante aproveitar para comparar as companhias elétricas que estão disponíveis, as tarifas que elas propõem aos clientes, e escolher a melhor opção. Após a comparação de tarifas elétricas, o cliente saberá qual contratar e descobrirá qual a melhor alternativa para poupar com a conta da luz.

Quando mudar de tipo de tarifa?

 

Na sua factura de luz, consta o consumo que se fez em cada período, em caso de ter uma tarifa com diferença horária. Se o cliente vir na sua factura que o consumo durante o período com o preço mais económico não é a maior parte do total, então não lhe convém essa tarifa; ou seja, em tarifas bi-horárias, se o cliente vir que a maior parte do seu consumo não se faz durante as horas de vazio, então não vale a pena ter essa tarifa contratada.

A diferença entre o consumo nas horas de vazio e nas horas fora de vazio deve ser pelo menos do 30% do consumo total.

Contratar uma tarifa bi-horária:

A contratação deste tipo de tarifa é feita da mesma maneira que de uma tarifa simples, mas a instalação elétrica será feita com um contador bi-horário. A responsável pela instalação sempre será a EDP Distribuição, mas para solicitar a troca só tem que contactar com a comercializadora da luz que quiser contratar, e essa empresa encarrega-se de tudo.

Confie na LojaLuz para fazer a comparação das companhias elétricas, e utilize a estimação do consumo da luz para saber que potência deve contratar.Altere a potência ou altere o contrato da luz sempre que o precisar, de forma gratuita.

Que companhia posso contratar?

São numerosas as companhias que oferecem tarifas elétricas no mercado livre, por isso, este mercado guarda vantagens para os clientes. Com ele é possível contratar qualquer uma das companhias ou tarifa que se publique. As comercializadora, para estabelecerem seus preços, costumam basear-se nas tarifas do mercado regulado pela ERSE.

As tarifas reguladas, do mercado de eletricidade, são definidas anualmente e aplicadas cada dia 01 de janeiro. Desta forma, as tarifas das fornecedoras elétricas mudam consoante a regulação. Por esta razão, o consumidor deveria comprovar, pelo menos, a cada ano, se o seu contrato é o melhor.

  • As principais comercializadoras disponíveis são:
  • EDP Comercial
  • Galp Energia
  • Endesa
  • Iberdrola
  • Goldenergy
  • Elusa

Dados para mudar de tarifa elétrica

O cliente deve apresentar à comercializadora escolhida uma serie de dados para celebrar o contrato elétrico. Veja abaixo quais são eles:

Partilhar no Facebook  Partilhar no Twitter  Partilhar no Google Plus