Está aqui

Despesas de luz para uma escola

despesas luz escola

Manter a eletricidade de uma escola funcionando perfeitamente é um trabalho difícil, já que deve-se ter em conta variáveis como tamanho, número de salas de aula, aparelhos eletrónicos, etc. Por isso, é recomendável buscar um profissional para que se possa poupar o máximo com a luz da sua escola.

A Lojaluz conta com uma equipa completa de profissionais capacitados, dispostos a ajudar seja qual for a sua dúvida em relação à sua conta de luz e de gás natural no mercado livre.

O mercado livre da luz

Desde Setembro do ano 2006 o mercado livre permite ao consumidor escolher o seu fornecedor de eletricidade e/ou gás em base as necessidades de cada cliente.

O último boletim da ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos - mostrou que mais de 4 milhões, ou 71%, dos clientes já aderiram ao mercado livre da luz e do gás natural, em Portugal.

Apesar de ainda estar vigente no mercado, o regulado tem data marcada para ser extinto: 31/12/2017. Entretanto, é muito recomendável que se mude ao novo sistema o quanto antes.

Veja uma lista das principais vantagens do mercado livre:

  1. Mais opções: no mercado livre, tem mais opções de fornecedores e de tarifas de luz. Desta forma, são muitas as opções de serviço contratado, e fica mais fácil para o cliente encontrar uma que lhe agrade.
  2. Dinamismo: o mercado livre é mais dinâmico, nele podem sempre aparecer tarifas e descontos melhores.
  3. Liberdade: o cliente é livre para mudar de companhia de luz elétrica quando quiser! E este processo é gratuito.
  4. Preços: graças à concorrência do mercado livre, o cliente pode poupar na fatura de luz com os preços mais baixos.

Ligar a luz de uma escola à rede elétrica

É muito fácil e rápido realizar uma nova ligação de instalação elétrica, tanto numa escola, como em qualquer tipo de vivenda particular ou negócio.

Os passos a seguir são os seguintes:

  • O cliente deve saber, em primeiro lugar, se existe a possibilidade de fazer a nova instalação elétrica no lugar onde deseja.
  • Realizar a nova ligação à rede de distribuição elétrica que opera em Portugal, EDP.
  • Obter a ficha técnica ou certificado de instalação que certifica que a a mesma está pronta para o fornecimento de eletricidade.
  • Comparar preços e condições contratuais entre todas as companhias de electricidade que o consumidor tem disponíveis no mercado livre, com a Lojaluz este processo é feito muito eficazmente e em poucos minutos.
  • Por último, o cliente poderá escolher que comercializadora se adapta melhor às suas necessidades como cliente e finalmente realizar contratar o melhor fornecimento de eletricidade.

Pensando na comodidade do cliente, a Lojaluz preparou um vídeo onde explica detalhadamente todo o processo de ligação. Confira.

 

Como sei qual potência elétrica contratar para uma escola?

Para saber qual a potência elétrica mais adequada para cada cliente, primeiro deve ter em conta que utilização fará da eletricidade uma vez contratada. Desde a Lojaluz podem ajudá-lo a resolver esta questão em tão só uns minutos.

Veja um lista com as potências elétrica mais usadas entre pequenas e médias empresas:

10,35

13,8

17,25

20,7

27,6

34,5

41,4

Entenda um pouco mais sobre a tensão elétrica

A unidade de medida da tensão elétrica é o Kilowatt. A tensão elétrica é a diferença de potencial elétrico entre dois pontos. A tensão elétrica também pode ser explicada como a quantidade de energia gerada para movimentar uma carga elétrica.

Abaixo, detalhamos todos os tipos de tensão disponíveis em Portugal. Veja em qual deles sua escola mais de adapta:

Baixa Tensão: Potências contratadas iguais ou inferiores a 45 kVA e potência mínima contratada de 1,15 kVA. Este tipo é aconselhável para clientes residenciais, lojas, escritórios e pequenas empresas. BTN (Baixa Tensão Normal para potências <41.4 kVA) e BTE (Baixa Tensão Especial para potências entre 41.4 kVA e 45 kVA).

Média Tensão: tensão entre fases cujo valor eficaz é superior a 1kV e igual ou inferior a 45kV. Estas potências são específicas para indústrias.

Alta Tensão: Tensão entre fases cujo valor eficaz é superior a 45KW e igual ou inferior a 110KW e a potência contratada é igual ou superior a 6MW. O uso desta potência destina-se à indústria siderúrgica, grandes hospitais, indústria da celulose, indústria de plásticos, indústria de adubos, serviços energéticos, etc.

Qual tarifa elétrica é melhor para uma escola?

A melhor tarifa elétrica para, neste caso, uma escola, será sempre uma tarifa com as melhores condições contratuais e com o preço mais económico do mercado livre de eletricidade atualmente.
Para saber qual a é a melhor tarifa para as suas necessidades, contacte de forma gratuita com o serviço comparador de tarifas da Lojaluz (210 009 971).

Vejamos uma comparação entre as principais empresas de luz de Portugal, todas elas com as mesmas características. Nesse caso, seria uma tarifa SIMPLES e com 20,7 kVA de potência contratada. Confira:

 

Tarifas duais para uma escola

Uma tarifa DUAL é aquela que inclui eletricidade e gás. Neste momento existem numerosas companhias com descontos muito vantajosos para este tipo de tarifa. Desde Lojaluz podemos ajudá-lo a comparar entre todas a tarifas DUAL,

As quatro empresas que fornecem esse serviço são:

  1. Endesa
  2. Goldenergy
  3. EDP Comercial
  4. GALP

Confira a comparação das tarifas duais para um pequeno negócio e as vantagens de se ter essa tarifa:

 

tarifa dualPoupança: É compreensível que as empresas promocionem mais esse tipo de tarifa, uma vez que o consumidor estará usando dos dois serviços de energia, tendo, assim, uma despesa mais alta do que se estivesse contratando apenas o gás ou a luz, por isso é a tarifa mais barata do mercado.

vantagem tarifa dualComodidade: Uma vez que se contrate a tarifa dual, o cliente não lidará com mais de uma fatura e, assim, evita que se desorganizem as contas do negócio. Outro ponto interessante é que, na mesma fatura, pode-se ver quais foram as despesas de ambas energias, sem ter que estar verificando papel por papel, como ocorre quando contratamos duas empresas distintas para fornecer gás e luz, respectivamente.

Como comparar as empresas de luz

Ligue para a Lojaluz (210 009 971) e receba informação atualizada sobre as tarifas de todas as empresas de eletricidade e saiba qual a melhor em base às sua necessidades como consumidor.

  • Tarifas da luz: a parte mais importante de uma tarifa de luz é a relacionada com a energia elétrica consumida. Para escolher a melhor tarifa, devem-se comparar todas as tarifas elétricas disponíveis e ver qual é a que mais interessa ao cliente. As tarifas do mercado livre contam com alguns descontos, tanto no termo da potência como no termo do consumo.
  • Serviços adicionais de manutenção: os serviços de manutenção da instalação elétrica, ou de gás, são serviços que oferecem as companhias para cumprir o requisito mínimo de segurança da instalação ou como seguro em caso de alguma avaria.
  • Atendimento ao cliente: é importante que o serviço de atendimento ao cliente seja de alta qualidade, para maior satisfação dele, e que em caso de ter algum problema relacionado com o seu fornecimento, a gestão seja de facil solução. Aliás, que a atenção em caso de fazer algum trâmite como alteração da titularidade ou mudar de potência seja feita da maneira mais rápida e sem complicações.

Dicas para poupar com a luz de uma escola

O mercado livre de eletricidade e de gás tras consigo um mercado muito competitivo onde existem, em Portugal, mais de 11 companhias para escolher de fornecimento elétrico.

Para tomar a decisão correta e obter uma maior poupança na sua fatura, é indispensável fazer uma comparação de tarifas e saber que tipo de tarifa tem o quer contratar, pois existem varias opções no mercado, nomeadamente a tarifa simples ou tarifas horárias, podendo ser bi-horária e tri-horária.

Veja um lista com 10 dicas para poder poupar o máximo com a luz do seu negócio:

  1. Trocar lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes. Apesar das lâmpadas fluorescentes serem mais caras, elas consomem muito menos electricidade, e em pouco tempo fazem valer a pena.
  2. Regule a temperatura do frigorífico no inverno, ajustando o termostato para evitar desperdício de energia.
  3. Não forre as prateleiras do frigorífico para não exigir esforço redobrado do eletrodoméstico.
  4. Quando viajar, desligue a chave geral da casa para não gastar energia com coisas desnecessárias.
  5. Máquina de lavar roupa e ferro de passar consomem bastante energia. Portanto, tente usá-los quando houver bastante roupa acumulada para realizar o trabalho de uma única vez.
  6. Não deixe a luz acesa desnecessariamente.
  7. Sempre que possível, dê preferência ao micro-ondas em vez do forno ou fogão.
  8. Decida o que vai pegar antes de abrir a porta do frigorífico.
  9. Substitua equipamentos eléctricos antigos por equipamentos novos mais eficientes (classe A, A+, ou A++).
  10. Evite deixar aparelhos eletrónicos em stand-by. Apesar de desligados, esse modo pode representar um gasto mensal de até 12%.
Partilhar no Facebook  Partilhar no Twitter  Partilhar no Google Plus