DGEG: Contactos, Inscrição, Atendimento Online

A DGEG (Direção-Geral de Energia e Geologia) é um órgão público responsável pelas boas práticas e controle do correto uso de energia e geologia em todo o território português. Existem diversas ações desenvolvidas pela DGEG, como por exemplo: a tarifa social, controles de eficiência energética e energias renováveis.

Abaixo explicamos melhor os campos de atuação da DGEG, contactos e a importância em registar e inscrever as empresas e técnicos que realizam os trabalhos de inspeção e instalação no local de consumo.

Logo DGEG Contactos

O que é a DGEG?

A DGEG (Direção-Geral de Energia e Geologia) é um órgão público responsável pelas boas práticas e controlo do correto uso de energia e geologia em todo o território português, sendo uma das principais entidades que regulam o setor energético.

A DGEG identifica e explora os recursos geológicos e estabelece, realiza e executa as políticas energéticas. Sempre a pensar na correta utilização dos recursos naturais, acompanha os mercados, empresas e produtos.

  • Regulamentação e elaboração do enquadramento legislativo promovidos pela DGEG:
  • Projetos, sistemas e equipamentos ligados a logística da exploração dos recursos energéticos (Produção, transporte e distribuição);
  • Criação de medidas e políticas para a averiguação, aproveitamento, preservação e valorização dos recursos naturais.

A DGEG ajuda no funcionamento vitalício da Comissão de Planeamento Energético de Emergência, a apoiar o Governo Português na tomada de decisões em caso de crises e emergências.

Recursos energéticos

Taxa DGEG

A Taxa de Exploração Direção-Geral de energia e Geologia, é uma das taxas na fatura de eletricidade, que refere-se a utilização e exploração das instalações elétricas. O valor fixo da taxa de exploração da DGEG é de 0.07€.

DGEG Contactos

Os contactos da DGEG são indicados para sanar dúvidas dos clientes sobre a regulamentação do abastecimento de energia e gás natural, sobre as entidades inspetoras registadas na DGEG ou sobre as instaladoras credenciadas:

DGEG Contactos
217 922 800 ou 217 922 800
Fax DGEG
217 939 540
E-mail DGEG
energia@dgeg.pt
Morada DGEG
Av 5 de Outubro, nº 208, Lisboa

DGEG Porto

Os candidatos a técnicos responsáveis pelas instalações elétricas podem fazer a inscrição da DGEG no Porto através dos contactos abaixo:

DGEG Porto
226 192 000
Morada DGEG Porto
Rua Direita do Viso, 120, 4269-002 - Porto

DGEG Coimbra

Assim como no Porto, a DGEG possui um balcão de atendimento em Coimbra, para que os técnicos possam submeter a sua inscrição e os consumidores possam encontrar um técnico responsável DGEG.

Abaixo mostramos os contactos da DGEG em Coimbra:

DGEG Coimbra
226 192 000
Morada DGEG Coimbra
Rua Câmara Pestana, 74, 3030-163 - Coimbra

DGEG Atendimento Online

A partir da página web da DGEG é possível preencher o formulário on-line da DGEG com os seguintes dados:

  • Nome;
  • Telefone;
  • E-mail;

O atendimento online da DGEG pode ser utilizado para diversos pedidos, como por exemplo, obter informações sobre a taxa da DGEG ou sobre a tarifa social do gás natural.

É Importante conferir todos os dados inseridos para que a DGEG consiga contactá-lo.

DGEG Tarifa Social

A tarifa social da DGEG tem um caráter social, que está em vigor desde 1 de julho de 2016.

A DGEG identifica os beneficiários da tarifa social através do cruzamento de dados facultados pelos agentes do sector, revisados pela Agência Tributária e Aduaneira e Segurança Social. O desconto é automaticamente incorporada na fatura da luz ou gás do cliente, pelas comercializadoras de luz e gás natural, sem a necessidade de um cadastro prévio.

Comparador de tarifas de luz

Quer comparar os tarifários de luz ou gás natural?

Os nossos agentes são especializados na comercialização de luz gás natural. Entre em contacto e poupe na fatura.

(segunda-quinta 8h-21h, sextas 8h-20h, sábado 9h-19h)

DGEG Entidades Inspetoras

A DGEG possui entidades responsáveis pela inspeção e diagnóstico das instalações da eletricidade. As entidades inspetoras de instalações elétricas (EIIEL) possuem autorização para realizar vistoria e certificar o local. Os serviços de inspeção podem ser solicitados pelos consumidores.

Entidades inspetoras de instalações Elétricas
Entidade Morada Telefone
Instituto de Soldadura e Qualidade (ISQ) Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 33, 2780-994 - Oeiras 214 228 100
Laboratório Industrial e da Qualidade (LIQ) Zona Industrial Norte, Rua do Portinho nº1431, 3750-320 - Águeda 234 612 770
Instituto Eletrotécnico Português (IEP) Rua São Gens, 3717, 4460-817 - Custódias 229 570 000
AP – Técnicas de Inspeção Unipessoal, Lda Rua Ferreira Lemos n.º 319, 3.º dto, 4780-468 - Santo Tirso 968 321 705

Empresas instaladoras credenciadas pela DGEG

Assim como as empresas de inspeção, as empresas instaladoras devem ser acreditadas e inscritas na DGEG. É muito importante verificar se a entidade instaladora está inscrita na DGEG, pois é a garantia de que a empresa trabalha de forma regulada e conforme os critérios do setor energético.

Categorias das Entidades Instaladoras (EI):

  1. Trabalham com instalação, redes e ramais de distribuição de gás, a executar, reparar, alterar ou garantir a manutenção;
  2. Efetuam trabalhos de instalação, adaptação, reparação e manutenção em aparelhos a gás.

Existe também instaladoras credenciadas pela DGEG que executam ambos os trabalhos vistos acima, estas EI são consideradas do Tipo A+B.

DGEG Inscrição

Para se inscrever na DGEG é muito simples. É possível fazê-lo através dos contactos da DGEG, tendo em conta que a empresa e os profissionais devem cumprir alguns requisitos:

  • Para entidades instaladoras inscreverem-se na DGEG, os requisitos são:
  • Inscrição no IMPIC (Instituto Dos Mercados Públicos, do Imobiliário e da Construção)
  • Ter um técnico responsável pelas instalações no quadro de funcionários da empresa.
  • Para ser uma entidade inspetora inscrita no DGEG, os requisitos são:
  • A empresa deve comprovar idoniedade e demonstrar capacitação técnica;
  • Possuir autorização do IPAC - Instituto Português de Acreditação;
  • Possuir um seguro de responsabilidade civil;
  • Ter uma quantidade mínima de técnicos certificados no quadro de funcionários.

Ficha Eletrotécnica DGEG

A Ficha Eletrotécnica da DGEG é um documento que identifica e descreve as principais características da instalação elétrica para efeitos de ligação à Rede Elétrica de Serviço Público (RESP).

Pode-se submeter a ficha eletrotécnica da DGEG na plataforma online do Sistema de Registo de Instalações Elétricas de Serviço Particular (SRIESP) que é responsável pelo controlo de projetos, inspeção, execução e exploração dos serviços elétricos da rede particular.

211 451 219
Quero que me liguem