Energy Call
Energy Call

Todas as informações de luz e/ou gás!

Os nossos especialistas em energia resolverão todas as suas dúvidas sobre luz e gás. Vamos poupar!

 

(Segunda-Quinta 8h-21h, Sexta 8h-20h, Sábado 8h30-19h)

REN: Portgás, App Energia, Contactos, Atuação em Portugal e História

REN

A REN é a responsável pelo transporte de eletricidade em muito alta tensão em todo o país e, em 2017 tornou-se uma das principais distribuidoras de gás natural em Portugal, com a REN Portgás. Neste artigo, descubra a App REN Energia e a história da REN em Portugal e no mundo.


REN Portgás

Entre as principais distribuidoras de gás natural do país, está a REN Portgás. Antes conhecida como EDP Gás, a distribuidora foi adquirida pela REN (Redes Energéticas Nacionais) em 2017.

A REN Portgás Distribuição é a responsável por fazer chegar gás natural a 29 concelhos no norte do país, entre os distritos: Porto, Braga e Viana do Castelo.

Assim, se esta é a sua distribuidora de gás natural, para comunicar qualquer avaria com a sua instalação, deverá entrar em contacto com a REN Portgás. Se esse não é o caso, identifique a responsável pela distribuição de gás natural na sua área de residência e entre em contacto com a empresa.

Atendimento Geral Portgás

REN Portgás Contacto Atendimento Geral

Entre em contacto com a REN Portgás através do Atendimento Geral ao Cliente, nos dias úteis, entre as 8:00 e as 21:00.

808 100 900
Avarias e Emergências Portgás

Avarias, Fugas ou Emergências REN Portgás

Para gestões específicas como emergências, avarias, leituras ou fugas, conheça outros contactos da sua distribuidora de gás natural.

Outros Contactos REN Portgás

Antes de comprar a EDP Gás, a REN - Redes Energéticas Nacionais era já responsável pelo transporte de eletricidade em muito alta tensão e gás natural em todo o país. Esse continua a ser um dos principais focos do negócio da empresa em território nacional.

App REN Energia

Depois do lançamento da App REN Investidores, a REN lançou outra aplicação móvel, a App REN Energia, desta vez, dedicada aos consumidores do mercado energético.

A ferramenta pretende aumentar a proximidade com os utilizadores, oferecendo informação exclusiva sobre o setor energético e a própria atuação da REN, em eletricidade e gás natural.

A aplicação REN Energia está disponível para descarregar em versão iOS, na App Store, e Android, na Google Play Store.

Com o intuito de oferecer informação útil e atualizada sobre o setor energético nacional, a REN Portugal dividiu a aplicação em cinco secções personalizáveis consoante os interesses de cada utilizador.

  • Como se divide a App REN Energia?
  • Minhas Notícias: temas relacionados com o ambiente, inovação, sustentabilidade e educação;
  • Eventos: datas e eventos mais relevantes do setor energético;
  • Estatísticas: informação sobre a REN produção de energia e o consumo de eletricidade e gás, bem como resultados das exportações e importações em Portugal e Espanha.
  • Oportunidades: informação relacionada com as oportunidades de emprego na REN e no setor energético;
  • Sobre nós: informação e história REN em Portugal e no mundo.

É ainda possível criar alertas, personalizar as notificações e partilhar conteúdos através da aplicação. No vídeo abaixo, conheça com mais detalhe a APP REN Energia:

 

REN Portugal

REN Portugal

Além da responsabilidade de gestão do Sistema Elétrico Nacional e do Sistema Nacional de Gás Natural em Portugal, a REN tem também sob a sua alçada a atribuição do Código Identificador do Operador da Rede.

Este é necessário para definir o CPE - Código de Ponto de Entrega, atribuído pelas distribuidoras de eletricidade a cada instalação elétrica em território nacional.

O Código Identificador do Operador da Rede corresponde aos quatro primeiros números do CPE. Para pedir um novo código ou atualizar informação sobre um já existente, a distribuidora de eletricidade deve enviar um pedido à REN através do email gestor.mercados@ren.pt, com as seguintes informações:

  • Código Identificador do Operador da Rede
  • Identificar o pedido como atribuição de novo código ou atualização de informação de um código já existente;
  • Código Identificador do Operador de Rede: no caso de se tratar de um pedido de atualização;
  • Designação Social da Distribuidora;
  • Morada Fiscal da Distribuidora;
  • CAE;
  • Número de contribuinte da empresa;
  • Telefone e Fax, caso também conte com este último, para contacto.

No entanto, além de contactar a REN por email, saiba ainda que poderá entrar em contactos com a Redes Energéticas Nacionais por telefone, fax ou presencialmente. Abaixo, saiba como comunicar com a REN e os contactos disponíveis:

REN Contactos Portugal

Telefone REN
Morada da Sede da REN
Av. Estados Unidos da América, nº 55 -1749-061 LISBOA
Fax REN
210 013 310

REN: Energias Renováveis

A preocupação e respeito pelo meio ambiente também têm sido constantes na atuação da entidade que, ao longo dos anos, tem apostado nas Energias Renováveis da REN. Prova disso mesmo foi a constituição da REN Enondas.

REN: Enondas A atuar desde 2010 entre a Figueira da Foz e a Nazaré, numa Zona Piloto cerca de S. Pedro de Moel, a Enondas visa desenvolver as energias marinhas e aposta, fundamentalmente, na produção de energia das ondas. Comercialmente, a concessionária da REN atua sob a marca Ocean Plug.

No entanto, o compromisso da REN com as energias renováveis não termina por aqui. A empresa tem apostado na introdução de energia renovável na sua rede de ação, garantindo o seu transporte a nível nacional.

Além disso, para a REN, a Eficiência Energética também é uma premissa essencial nesta missão e, nesse sentido, a empresa procura minimizar o impacto ambiental das suas próprias instalações, promovendo ações de eficiência energética e reduzindo os níveis de consumo, sempre que possível.

História da REN

A REN foi fundada em 1994, após a cisão da Eletricidade de Portugal (EDP), e ficou como parte integrante do grupo até 2000.

Em 2003, com a liberalização do mercado de eletricidade, a REN constituiu a OMIP - Operador do Mercado Ibérico de Energia (Portugal), que se juntou à OMEL - Operador del Mercado Ibérico de Energia (Espanha) na gestão e constituição do Mercado Ibérico de Electricidade (MIBEL).

2006, ficou marcado pelo transporte de gás natural em alta pressão que se juntou à rede de transporte de eletricidade em muito alta tensão que a REN já detinha. A empresa passou a chamar-se REN-Redes Energéticas Nacionais e, até hoje, é a responsável pelo fornecimento de eletricidade e gás natural em todo o país sem interrupções, com um custo acessível e com garantia de qualidade e segurança.

REN no mundo

Fora de Portugal a REN também não passa despercebida e, de forma gradual e prudente, tem vindo a deixar a sua marca pelo mundo.

Em 2017, a REN adquiriu 42,5% da Electrogas, no Chile e, em 2019, comprou a Transemel, também ela chilena.

A pegada da empresa de Redes Energéticas Nacionais pelo mundo já se faz notar e, para o futuro, a empresa portuguesa ambiciona fornecer um serviço de classe mundial a nível nacional e explorar cada vez mais oportunidades no estrangeiro. Isto, sempre com o intuito de continuar a criar valor para os consumidores e acionistas.

Atualizado
211 451 219
Quero que me liguem