Fiquei sem luz. O que posso fazer?

eletricidade poupar

Em caso de avaria temos primeiro de avaliar o que levou à interrupção do serviço de eletricidade, ficando sem luz.

A LojaLuz oferece suporte aos clientes do mercado livre. Com informações claras e concisas, ajudamos os consumidores a encontrarem as melhores tarifas de gás e luz para si. Contacte-nos para saber mais.


O que fazer em caso de falta de eletricidade?

Em primeiro lugar temos de avaliar se o problema é exclusivo da sua casa. Confirme se os seus vizinhos têm eletricidade, se existe luz na rua, ou se morar num apartamento veja se tem luz nas escadarias.

Se for um problema geral, contacte a linha de avarias 800 506 506 (chamada gratuita/24h). Se possível deve ter uma fatura da luz junto a si para poder indicar dados necessários como C.P.E. (Código de Ponto de Entrega) e o nome do titular.

Alterações ou contratações?Todas as gestões num só lugar. Auxiliamos gratuitamente!!
Chamada Gratuita Leve-me ao comparador

Todos problemas relacionados à instalação elétrica ou ao abastecimento devem ser comunicados à empresa distribuidora, a EDP Distribuição, que é a empresa que "leva" eletricidade até os clientes finais. O fornecimento pode ser interrompido por motivos de força maior, como por exemplo:

  • Melhorias na rede
  • Avarias
  • Obras
  • Tempestades
  • Incêndios
  • Acidentes

Como regra geral não assuma que a distribuidora já sabe que existe uma avaria. Podem não ter conhecimento e está a atrasar a resolução do problema.

Cortaram-me a luz!

Se a sua casa for a única sem luz o fornecimento pode ter sido cortado pela sua empresa contratada por motivos contratuais. Recorda-se se existe alguma fatura por pagar? Pode também não estar a receber as faturas por extravio dos correios. Neste caso entre em contacto com o seu fornecedor para averiguar o que se passa. Pode encontrar os contactos numa fatura. Veja os contactos das principais companhias:

Em caso de dívida, o melhor é resolvê-la logo. Não é possível alterar o titular da conta de luz; na verdade, não é possível fazer nenhuma alteração no contrato de eletricidade enquanto tiver a dívida pendente. Pode arriscar tentar mudar de companhia de eletricidade, mas neste caso poderá ficar sem abastecimento elétrico durante um período.

O que fazer com os disjuntores quando se está sem luz?

Se sua situação está toda regularizada, verifique o quadro elétrico. Veja se o disjuntor geral ou outro “disparou” ou está desligado. Se estiverem desligados volte a ligá-los.

se os disjuntores voltarem a disparar pode existir um excesso de carga permitida pela potência contratada ou uma avaria

O que aconteceu? Se continua sem energia deve ligar para o 800 506 506. Se os disjuntores voltarem a disparar pode existir um excesso de carga permitada pela potência contratada ou uma avaria.

Desligue todos os disjuntores do quadro elétrico. Ligue o geral e de seguida ligue os outros disjuntores um a um. Se algum destes voltar a disparar, este é o que originou a sobrecarga. Normalmente estes disjuntores estão identificados, permitindo localizar a divisão ou sistema (tomadas ou luz) onde está o problema. Desligue todos os aparelho (no caso de tomadas) dessa divisão e volte a ligar o disjuntor. Se este desligar a avaria pode estar no próprio quadro e deve recorrer aos serviços qualificados de um eletricista.

Ligue os aparelhos um a um. Se ao ligar um determinado dispositivo, este causar que o quadro dispare outra vez, a avaria ou excesso de carga está a ser causada por ele. Volte a desligar todos os aparelhos e a ligar o disjuntor mas desta vez ligue apenas o dispositivo em questão.

Se estiver tudo em ordem, foi apenas uma sobrecarga temporária. Pode sempre solicitar o aumento da potência contratada. Os consumidores podem solicitar por uma alteração da potência contratada sempre que quiserem. Se apenas esse causar o disparo do quadro, deve solicitar a sua reparação e mantê-lo desligado até lá.

Tenho luz em casa. Só não há luz na minha rua.

A iluminação pública é da responsabilidade da distribuidora de energia mas possui um número próprio para avarias. Nesse caso pode ligar para o 800 911 911 (chamada grátis/24h). Nalguns concelhos a iluminação é responsabilidade da Câmara portanto também poderá consultar o respectivo site para saber a informação.

É normal ter mais cortes de luz numa zona que noutra?

Pode acontecer de notar mais cortes na sua zona atual do que onde morava anteriormente. Porém, independentemente da companhia que escolher para o seu fornecimento elétrico, a qualidade será sempre a mesma e responsabilidade da EDP Distribuição. No entanto existe uma lei que lançou um regulamento para este efeito. Sem o maçar com conversa legal, o artigo 8º do Regulamento da Qualidade de Serviço define 3 zonas possíveis dentro do país:

  1. Zona A: Capitais de Distrito e localidades com mais de 25000 clientes;
  2. Zona B: Localidades com 25000 a 2500 clientes;
  3. Zona C: Restantes locais.

Em cada uma destas zonas, o número de cortes por ano e a duração destes cortes têm um valor máximo. Portanto, sim pode notar mais falhas mas existe sempre um mínimo aceitável. Pode e deve solicitar apoio à distribuidora se assim for necessário.

Mudar de fornecedor de eletricidade

Se estiver insatisfeito com sua companhia, talvez deva mudar de companhia de eletricidade. O consumidor pode mudar de companhia gratuitamente até 4 vezes a cada 12 meses. Portanto, se encontrar uma tarifa de luz mais interessante para si, não hesite em mudar.

Para celebrar o novo contrato, basta contactar o novo fornecedor ou a LojaLuz, e facilitamos todo processo para si. As seguintes informações serão necessárias para mudar de fornecedor:

  • Dados para mudar de companhia
  • Nº contribuinte do titular (Cartão de Cidadão)
  • Contrato de arrendamento ou escritura
  • Potência a contratar (alterável)
  • Código CPE
  • Dados da morada da instalação
  • Dados de Pagamento.

A maioria deles podem ser encontrados numa fatura de luz anterior.

 
211 451 219
Quero que me liguem