Instalação eléctrica: Como ligar a luz?

A empresa responsável pela distribuição eléctrica, em Portugal, é a EDP Distribuição. Esta é a proprietária das instalações elétricas de Portugal e é quem tem a responsabilidade de levar o fornecimento a todos os pontos do país. Por esta razão, a qualidade do fornecimento nunca é afectada, pois só uma companhia é que o pode fazer.
Já em relação à comercializadora, não se passa o mesmo. Existem várias companhias comercializadoras de luz, em Portugal, somando-se 11 ao todo. O cliente poderá contratar qualquer uma delas, desde que pense ser aquela que o vai fazer poupar na eletricidade mais e que possua melhores condições.
Instalação elétrica para a nova ligação
Caso queira fazer uma nova ligação de baixa tensão, o primeiro passo será verificar a situação da sua instalação eléctrica. O cliente que contratar o fornecimento da luz, deverá confirmar se a instalação se encontra em bom estado e de acordo com a potência a contratar, de que necessita.
A potência a contratar é o que permite que a instalação esteja ou não preparada para o fornecimento. A alteração da potência poderá se feita quando o cliente o requisitar.
São 3 as situações prévias à instalação eléctrica
Se não tenho instalação feita:
O procedimento para efetuar a ligação à rede da EDP Distribuição começa no momento em que se concluí a construção da instalação. Uma vez realizada esta instalação, o cliente poderá celebrar o novo contrato eléctrico com a companhia comercializadora.

Se já tenho a instalação feita, mas nunca contratei luz:
Neste caso, o cliente deve fazer a ligação à rede como se não tivesse a instalação, porque nesta situação, a EDP Distribuição irá com uma equipa técnica para verificar o estado da mesma. Se estiver tudo correto, o fornecimento pode ser feito sem problema nenhum, mas se a instalação precisar de um reforço no ramal, a distribuidora apresentará um orçamento para a reparação, e assim começa de novo o processo.
Já tive luz anteriormente:
Neste caso, em que a instalação já está feita, o cliente deve contactar, diretamente, com a comercializadora. Durante esse contacto, que pode ser feito:
- por telefone;
- correio electrónico;
- site da empresa;
- lojas
O cliente deverá apresentar os dados necessários para conseguir finalizar a contratação com a comercializadora:
- Dados pessoais (Cartão de Cidadão);
- Contrato de arrendamento ou escritura;
- Dados da morada da instalação;
- CUI (Código Universal da Instalação);
- Certificado de Inspecção da Instalação emitido por uma Entidade Inspetora;
- Dados para pagamento da luz: pagamento por débito directo ou pagamento por multibanco.
O processo de contratação termina até 5 dias depois de ser requerido.
Custo da instalação eléctrica
O custo da distribuição eléctrica é da responsabilidade da EDP Distribuição.
Segundo as características do ponto onde o serviço de luz vai ser fornecido, será da responsabilidade da EDP Distribuição determinar um valor para o mesmo. Sendo assim, o custo da instalação constará numa de uma avaliação prévia e será entregue, ao cliente, um orçamento aplicado ao local onde será aplicado o fornecimento. Cada ponto tem as suas próprias características, por isso, não existe um orçamento fixo.
Ficha técnica ou certificado da instalação eléctrica
Após a conclusão da instalação, a EDP Distribuição através da CERTIEL, vai disponibilizar ao cliente a ficha técnica ou certificado da instalação, onde consta os limites de tensão que pode ser contratada.
O cliente deve saber que a instalação e qualidade da distribuição é semrpe da responsabilidade da distribuidora, sendo assim, completamente independente da comercializadora que quer contratar para o fornecimento da luz. Assim pode fazer uma comparação de tarifas e mudar de companhia para poupar sempre que seja possível.
O cliente deve saber que a instalação e qualidade da distribuição é sempre da responsabilidade da distribuidora, sendo assim, completamente independente da comercializadora que quer contratar para o fornecimento da luz.