Está aqui

Mudar de tarifa de eletricidade

Mudar tarifário eletricidade

No mercado liberalizado português estão disponíveis numerosas tarifas de eletricidade. Entre elas o cliente poderá encontrar aquela que se adequa melhor às suas necessidades.

Como mudar de empresa de eletricidade

Assim como a potência contratada, também é possível mudar o fornecedor de luz. Com a abertura do mercado de energia, mudar a titularidade, alterar potências e mudar de fornecedor são ações possíveis, diferentemente do mercado regulado, onde não era possível trocar de comercializador de eletricidade, uma vez que apenas uma empresa era detentora de todo o território nacional.

Se o cliente encontrar uma tarifa mais conveniente, é recomendado que este mude de companhia de eletricidade. A mudança é gratuita e geralmente demora entre 5 e 7 dias úteis para ser realizada. Basta contactar a nova companhia que deseja celebrar o novo contrato de luz.

A Lojaluz é especialista em comparações de tarifas de energia com o objectivo de deixar o cliente ciente de todas as tarifas existentes no mercado e analisando qual é a mais interessante para cada situação. Contacte-nos e comece a poupar!

Abaixo, a Lojaluz dispõe de um vídeo explicativo, que mostra passo a passo como realizar a mudança de companhia de luz:

Mudar de tarifa do fornecimento elétrico dentro da mesma comercializadora

As diferentes comercializadoras de Portugal oferecem serviços aos clientes que provocam a total satisfação destes, assim uma companhia ganha fidelidade. Com isto, os clientes que tiverem contratados os serviços desta companhia, em caso de querer revisar a tarifa contratada não estarão dispostos a fazer uma troca de companhia. Após a contratação de uma nova ligação à rede elétrica, o cliente deverá revisar o seu contrato de vez em quando.

Neste caso, os clientes deverão consultar as diferentes tarifas que uma empresa comercializadora oferece no mercado energético. Após esta pesquisa, o consumidor poderá solicitar uma troca da tarifa elétrica e comparar companhias.

Consulte todas as tarifas disponíveis de eletricidadePodemos ajudar na comparação com o seu serviço atual gratuitamente
Chamada Gratuita Leve-me ao comparador

Motivos para mudar a tarifa

  1. Em primeiro lugar, o cliente procura sempre pagar menos pelo seu fornecimento. Para isso é necessário estar sempre alerta às novas ofertas que aparecem no mercado. Se este cliente decide manter uma fidelização com a companhia atualmente contratada, simplesmente terá de verificar o tarifário disponível. Com tudo isto, o cliente deve ter noção de que o mercado energético português está liberalizado desde 2006, por tal razão, poderá encontrar uma maior poupança mediante a comparação das tarifas de todas as comercializadoras disponíveis em Portugal. O montante a pagar depende diretamente da potência contratada, assim, também pode solicitar uma alteração.
  2. Se a tarifa que o cliente contratou cumprir o vencimento de promoção, o cliente deverá atualizar o seu contrato, revisando todas as ofertas que estão disponíveis. De igual maneira, se o cliente deseja manter a fidelização, não precisará fazer comparações entre comercializadoras.
  3. O cliente quer melhorar o seu contrato, e faz uma comparação das tarifas das companhias comercializadoras do mercado liberalizado. Após fazer as comparações, cai na conta de que a companhia que tem contratada é aquela que oferece a tarifa mais económica o que melhor se adequa às necessidades do consumidor. Neste caso, não será troca de comercializadora.

Comparar as tarifas de luz do mercado livre

O cliente deve comparar todas as opções que tem disponíveis no mercado livre. Apresentamos o caso de um doméstico que quer a comparação de tarifas sem condições contratuais, exceto a eletricidade da YLCE, que não tem uma tarifa sem fatura electrónica.

Como mudar a tarifa dentro da mesma companhia?

Uma vez superado estes casos expostos anteriormente, o cliente pode solicitar toda a informação sobre as ofertas disponíveis da sua companhia contratada. O cliente deverá estudar bem as situações que estas tarifas lhe provocam, ou seja, deve de saber que tanto os descontos aplicados têm um vencimento ao passar o tempo, como também o cliente tem um compromisso de permanência com esta tarifa e esta companhia. No mercado energético português pode encontrar alguma tarifa que não tenha este tipo de limites, ou seja, que simplesmente o cliente tenha um desconto aplicado sem vencimento e o cliente não deve cumprir um prazo de permanência em nenhum dos casos.

Quando o cliente já sabe a tarifa a contratar, somente deverá fazer um telefonema para a sua companhia e solicitar a troca de tarifa. Com uma fatura anterior é suficiente para concluir este trâmite. Nessa fatura aparece o CPE (Código do Ponto de Entrega), a morada, e o nome e BI do titular. Aliás, se o cliente deseja mudar a titularidade do contrato da luz, pode pesquisar a informação no nosso site.

Também pode solicitar a alteração da tarifa mediante os formulários que as comercializadoras disponibilizam via online.

Partilhar no Facebook  Partilhar no Twitter  Partilhar no Google Plus