Os descontos na tarifa elétrica

descontos tarifa elétrica

No mercado eléctrico português existem várias tarifas e descontos aplicados por diferentes empresas comercializadoras.

De modo a auxiliar o cliente com a variedade de ofertas existentes no mercado, este site contém a informação necessária para o auxiliar com os diferentes tipos de perguntas que possa ter, desde como se ligar à rede eléctrica, ou qualquer dúvida relacionada com a respectiva gestão da electricidade e do gás.


Que companhia posso contratar?

São numerosas as companhias apresentadas:

  • EDP Comercial
  • YLCE
  • Galp Energia
  • ENAT
  • Endesa
  • Iberdrola
  • Goldenergy

Todas elas apresentam os seus tarifários no mercado, e o cliente deverá escolher uma dessas opções de preço para o seu fornecimento.

Que tarifa escolher?

O cliente deve fazer uma comparação de tarifas e no caso de ser necessário, mudar de comercializador para contratar aquela tarifa que seja a que mais se adapte ao uso do fornecimento. As tarifas vão acompanhadas de serviços e qualidades de tratamento ao cliente.

Tarifas de luz

Quando o cliente contrata um serviço de comercialização de electricidade vai-lhe ser cobrada uma tarifa respectiva. Estas tarifas, no caso da luz, podem ser:

  • Tarifas simples: o preço da energia é igual em todas as horas do dia.
  • Tarifa bi-horária: o preço da energia é mais baixo nos períodos nocturnos/fins de semana e mais elevado nos restantes períodos.

De acordo com as necessidades do cliente, pode escolher a tarifa mais adequada, de modo a que possa obter uma maior poupança mensal.

Condições do contrato:

A melhor tarifa de luz não sempre é a mais económica. Existem casos em que a tarifa apresenta umas condições muito vantajosas para o cliente, mas tem um preço um pouco maior que outras tarifas. O cliente deverá comparar todas estas opções. São muitas as tarifas disponíveis no mercado com diferentes condições.

  • Também tem especial importância estas duas condições do contrato:
  • Permanência ou fidelização: período determinado como obrigatório, que o cliente deve cumprir mantendo a contratação na mesma companhia. Se falta a este princípio, deverá saldar a multa por não cumprimento.
  • Extinção de descontos: Sem fidelização, os descontos são aplicados com data de extinção. Por este princípio o cliente deve ter visão e mudar de tarifa antes desta extinção ou comparar os preços a partir de preços sem descontos.

Os descontos do contrato de luz:

Sempre expressados em % sobre o preço base, as companhias, a partir da regulação tarifária da ERSE, propõem as tarifas que serão ofertadas no mercado energético.

Os descontos aplicados na tarifa dependem do que o cliente queira contratar. Existem casos de melhores condições e descontos se o cliente mantém o fornecimento de gás natural e luz na mesma fatura.

Contratar gás e luz com a mesma companhia trás mais benefício ao cliente. As tarifas conjuntas de gás natural e luz são numerosas e vantajosas.

  • Desconto sobre o termo fixo: desconto aplicado sobre a quantidade relacionada com a potência contratada. Em primeiro lugar, o cliente deve saber que pode alterar a potência para poupar sempre que queira, ao mesmo tempo em que muda de tarifa. Sobre esta quantidade fixa, a companhia aplica um desconto. A poupança deste desconto é mínima. Não supõe uma diferença substancial no montante.
  • Desconto sobre a energia: este termo depende do consumo que o cliente fizer durante o período de facturação. Um desconto mínimo neste termo supõe uma poupança algo mais importante que a anterior.

Como saber se tenho desconto?

Quando um cliente faz algum trâmite, como alterar a titularidade do contrato de luz, pode mudar de tarifa e escolher outra que tenha mais descontos ou melhores condições para o cliente.

Em primeiro lugar o cliente deve dispor de toda a informação que refere á tarifa. O operador da comercializadora tem todo o gosto em explicar bem a tarifa que o cliente está a contratar.

Uma vez feita a contratação, na sua fatura de luz aparecerá o termo de desconto. Um termo que explica sobre que está aplicado o desconto e a quantidade de poupança que este provoca.

Tabela de descontos na tarifa de luz:

GALP (Descontos para contratação de serviços de luz)

GALP ON electricidade (tarifa simples) electricidade (tarifa bi-horária)

Plano Base

10%
(no termo fixo)

Até 2%
(no termo fixo)

Plano Online

15%
(no termo fixo)

Até 4%
(no termo fixo)

Plano Comfort

25%
(no termo fixo)

15%
(no termo fixo)

EDP (Serviços Electricidade)

  • Tarifário Casa Click
  • Opção Simples
  • Opção bi-horária
Tarifário Casa Click Opção simples Opção Bi-Horária

Potência contratada (kVA)

3.45 a 20.7

3.45 a 6,9

Desconto

3%

1%

Tarifário CASA Opção simples Opção Bi-horária

Potência contratada (kVA)

3.45 a 20.7

10.35 a 20.7

Desconto
(pagamento por débito directo)

2%

1%

Desconto
(pagamento por MB, payshop ou CTT)

1%

0.5%

Endesa

A empresa Endesa proporciona para a tarifa simples um desconto de 10% na potência nos casos da contratada ser entre 4,6 e 6,9 kVA

Endesa Tarifa Simples

Potência Contratada (kVA)

4,6 a 6,9

Desconto

10%

Iberdrola

A Iberdrola oferece 5% de desconto no preço da energia. Contudo, a partir do 6º mês do contrato é exigido o pagamento de um seguro, o que faz com que só se usufruía do desconto nos primeiros 6 meses.

Poupar com as tarifas de luz:

Se o cliente prestar atenção á gestão da sua eletricidade, pode poupar dinheiro com a conta da luz. Em primeiro lugar, cada 2 ou 3 meses pode verificar se a tarifa que tem é ou não a mais adequada. Cada 6 ou 10 meses comprovar a extinção dos descontos aplicados. Antes de estes descontos acabarem, compare as tarifas para encontrar uma melhor. Mude de tarifa sempre que veja uma oportunidade de poupar.

Poupança com tarifas duais:

Normalmente ao aderir a tarifas duais, ou seja, de luz e gás existe um maior desconto por parte das empresas comercializadoras, costumando existir também um aumento na qualidade do serviço.

Se achar que existe uma grande vantagem na alteração da tarifa, não hesite em comparar as tarifas do mercado e, se necessário, alterar o contrato.

Atualmente, as empresas que fornecem serviços duais, são as que listamos abaixo:

  1. Goldenergy
  2. Galp
  3. EDP Comercial

Mudar de comercializador:

É fundamental que o cliente tenha em conta que pode mudar de comercializador sempre que quiser, sendo esta uma das vantagens trazidas pela liberalização do mercado eléctrico. Estes descontos têm sido cada vez maiores, uma vez que tem existido um aumento na concorrência entre empresas comercializadoras.

 

Fidelização e vigor dos descontos:

De modo a beneficiar de descontos maiores pode ser necessário o cliente ter que subscrever um serviço durante um período mínimo de tempo. Por norma não é recomendado aderir existindo a necessidade de efectuar um compromisso a longo prazo, no entanto, se os descontos assim o justificarem o cliente pode optar por esta opção se se verificar que existe uma melhoria bastante significativa.

Há também certos descontos que têm um prazo de expiração, pelo que o cliente deve prestar muita atenção a estes pequenos pontos e informar-se atentamente do funcionamento destas ofertas.

É importante que o cliente saiba que a LojaLuz está presente para o informar de todas as possibilidades de poupar na sua conta da electricidade, neste sentido compilamos as melhores informações de maneira que possa ler com clareza e nitidez as ofertas das empresas de comercialização de energia.

 
211 451 219
Quero que me liguem