Está aqui

Como posso pagar menos pela luz?

Como ¡pagar menos luz

A conta da luz e do gás é uma das despesas que temos em casa e gostávamos de reduzir ao nível mais baixo possível. Mas a pergunta é: como posso reduzir a despesa?

Assessoramos aos clientes e ajudamos aos consumidores na gestão da eletricidade e do gás natural, e desta forma, garantimos que o cliente terá sempre a despesa mais baixa possível dentro das suas necessidades. Saiba como poupar com a electricidade.

Como fazer a nova ligação mais económica?

 

Partimos da base de que a nova ligação à rede elétrica não tem custos adicionais aos da instalação elétrica. A obtenção do CPE e do certificado da instalação é o que tem custos de orçamento com a distribuidora EDP Distribuição.

A partir de este momento, a contratação da eletricidade não tem custos para o cliente, mas sim que a partir desse momento, o cliente tem uma despesa mensal que pode reduzir na medida do possível.

Esta despesa está ao abrigo da tarifa que o cliente contratou e das decisões que ele tomou na ligação à rede elétrica:

  • Potência elétrica a contratar
  • Titularidade do contrato
  • Tarifa a contratar
  • Companhia comercializadora a contratar

Compare as tarifas elétricas e as companhias para saber bem que opção contratar. Veja que potência elétrica é a que precisa e para tal, pode usar a aplicação da estimação da potência e consumo elétrico.

Verifique qual é o tipo de tarifa que deve ter contratado, que depende do ciclo horário do consumo:

  • Simples
  • Bi-Horário
  • Tri-Horário

Reduzir a conta da luz ao alterar a titularidade

Após a nova ligação, dão-se situações em que o cliente deve mudar a titularidade do seu contrato. O titular é a pessoa que responde a efeitos legais e é o responsável da utilização do fornecimento, por isso a troca da titularidade é um trâmite imprescindível.

  • Os casos mais comuns para esta alteração são:
  • Em caso de ser um novo inquilino numa vivenda, ele deverá mudar a titularidade para evitar problemas com o antigo proprietário.
  • Em caso de separação, a pessoa que ficar na vivenda será quem realize a alteração.
  • Se o titular falecer, os seus familiares devem fazer a alteração, porque o antigo titular já não poderá exercer como tal.

Ao mesmo tempo em que muda o nome do contrato, pode alterar a tarifa, e aliás, mudar de comercializador. Para fazer esta gestão da melhor forma, deve antes comparar as tarifas e as companhias e decidir com qual formalizar esta troca. Para tal fim veja como gerir a sua eletricidade na LojaLuz.

Reduzir a potência elétrica e pagar menos no termo fixo

A potência é o nível máximo de consumo instantâneo que o cliente pode fazer na sua vivenda. Esta potência pode ser alterada sempre que o cliente quiser, aliás, pode alternar segundo a estação do ano ou a utilização de luz em cada época do ano.

Reduzir a potência é um trâmite completamente gratuito, onde o cliente pode solicitar esta troca a qualquer companhia, e de igual maneira que com a titularidade, formalizar uma troca de tarifa e melhorar o seu contrato, com a adesão a uma nova companhia com melhores condições e preços.

Mude de tarifa elétrica

Não hesite em mudar de tarifa elétrica sempre que encontrar alguma melhor. Pode fazê-lo sempre que quiser, e as vantagens são evidentes. Desta forma, sempre que exista uma tarifa mais econômica, o cliente pode contratá-la e poupar na conta da luz.

 

Compare as tarifas de luz, e além disso, estude a possibilidade de adesão a uma tarifa de gás e luz, e assim aplicar descontos nos dois fornecimentos. Desta forma a poupança é ainda maior.

Dados para aderir-se a uma tarifa elétrica

O cliente deve apresentar os seguintes dados para celebrar o contrato de adesão de uma tarifa elétrica com a companhia que escolheu para gerir o seu fornecimento:

  • Dados Pessoais como titular do contrato
  • Factura anterior, onde contam os dados técnicos como o CPE
  • Meio de Pagamento da conta da luz
Partilhar no Facebook  Partilhar no Twitter  Partilhar no Google Plus