Está aqui

Rede de distribuição de gás natural

call lojaluz
Rede distribuição gás natural

Em Portugal não existe produção de gás natural (como acontece com a eletricidade que é feita através da EDP Distribuição), isto quer dizer que todo o gás consumido no país é fornecido por países terceiros. Isto significa que uma parcela é recebida por gasoduto de alta pressão e outra é feita por via marítima, sob forma de GNL (gás natural liquefeito). Os países fornecedores de gás em Portugal são a Argélia e a Nigéria.

Caso tenha alguma dúvida sobre o gás natural poderá contactar-nos, LojaLuz, pois somos especialista no mercado livre e temos toda a informação que o ajudará a poupar.

Alterações ou contratações?Todas as gestões num só lugar. Auxiliamos gratuitamente!!
Chamada Gratuita Leve-me ao comparador

Ligar o contador do gás natural

Para activar o contador do gás deve começar por comparar as possibilidades contratuais que o mercado livre do gás oferece e quando decidido com quem vai celebrar o contrato, deverá ligar para a companhia detentora da melhor tarifa e solicitar os seus serviços.

o mercado livre não exige qualquer tipo de fidelização.

Uma das principais vantagens do mercado livre é dar a possibilidade aos clientes de decidir qual é a tarifa que querem contratar face às suas verdadeiras necessidades. Todas as tarifas estão reguladas pela ERSE. Pode mudar de fornecedor após a ligação, as vezes que queira, pois o mercado livre não exige qualquer tipo de fidelização do contrato de gás

Para ligar o gás natural contacte a LojaLuz ou a companhia escolhida e celebre o seu novo contrato.

Fornecimento de Gás natural em Portugal

A distribuição do serviço de gás natural, em Portugal, remonta ao ano de 1997, quando as concessões ligadas à RNTGN (Rede Nacional de Transportes de Gás Natural), começaram a crescer. Seguidamente, já numa segunda fase, no ano de 2001, dá-se uma nova vaga de crescimento, na mesma altura em que aparecem as redes de abastecimento por UAG’s.

Desta forma, podemos afirmar que a distribuição de gás natural, em Portugal é recente. Esta terá sido introduzida com o objetivo de disponibilizar uma energia competitiva, cómoda e ecológica ao mercado português. Com esta novidade, vai conseguir reduzir-se a dependência do petróleo e aumentar-se a competitividade da indústria energética nacional. Acima de tudo é mais barato para todos, pois o mercado português, não estará tão dependente das oscilações do preço desta matéria prima, que todos os dias, vemos que podem atingir preços inimagináveis.

A distribuição do serviço de gás natural, em Portugal, remonta ao ano de 1997

A Distribuição do Gás Natural em Portugal

 

 

A distribuição de gás natural, em Portugal está ao abrigo da Rede Nacional de Distribuição de Gás Natural (RNDGN) e foca-se, fundamentalmente, na exploração da rede pública de gás natural. Esta é constituída pela Rede Nacional de Transporte, controlada pelo Sistema Nacional de Gás Natural (SNGN) através de Instalações de Armazenamento e Terminais de GNL.

A Galp Energia distribuidora de gás natural

A maioria do território português já possui gás natural e a a distribuição deste serviço é liderada pela Galp Energia. O seu principal compromisso, que se traduz na sua missão, enquanto distribuidora nº1 é:

Promover o desenvolvimento sustentado do mercado e o reforço da componente logística do negócio através, respectivamente, do crescimento eficiente das infra-estruturas de veiculação de gás natural e da expansão da capacidade de armazenamento subterrâneo, em condições geradoras de valor para o Grupo.

Como é que o gás natural chega a sua casa

O gás natural tem um papel fundamental na vida de cada pessoa. Este veio, em parte, revolucionário o mercado dos serviços, em Portugal ao conseguir-se tirar partido de uma matéria prima que é mais barata do que o petróleo.

No entanto, aquilo que é o gás natural que chega às nossas casas, passa por várias fases, como:

  1. Produção, liquefação e regaseificação;
  2. Produção, liquefação e regaseificação
  3. Transporte e armazenagem;
  4. Distribuição;
  5. Comercialização.

Redes de distribuição em Portugal

Em Portugal, existem 11 redes de distribuição de gás natural; 6 de estas redes são concessões ligadas á Rede Nacional de Transporte de Gás Natural (RNTGN) e as outras 5 estão isoladas. Estas são licenciadas e abastecidas pelas UAG’s (Unidades Autónomas de Gás), que permitem receber e abastecer o GNL através de uma rede de distribuição local.

Visão geográfica da distribuição de gás natural

É importante deixar claro que o gasoduto é a forma como se transporta o gás natural até aos clientes.

AsUAG’s (Unidades Autónomas de Gás) e o GNL (camiões-cisterna), podem receber o serviço de gás natural. Assim este chegará a zonas, que antes não seriam alcançáveis, como é o exemplo dos gasodutos de alta pressão.

Desta forma é possível diferenciar as zonas que possuem uma distribuição ligadas às redes de transportes das autónomas.

As concessões ligadas à RNTGN são as zonas onde o gás natural é recepcionado e transportado através dos gasodutos de alta pressão da rede nacional de transporte que se ligam aos gasodutos de média e baixa pressão operados pelas empresas de distribuição com vista à distribuição aos utilizadores finais.

distribuicao

A zona litoral do país é onde se localizada a maioria do consumo de gás natural e onde podemos encontrar as redes de distribuição de maior tamanho.

Principais Redes de distribuição em Portugal

  • As principais redes de distribuição pertencem:
  • Lisboagás GDL;
  • Portgás;
  • Lusitaniagás.

Dentro das empresas distribuidoras de gás natural existe uma grande concorrência comercializadora. No entanto, encontram-se quase todas submetidas à Galp distribuição, o que não significa que cada companhia perca a sua independência na forma como faz a gestão da oferta do seu seerviço.

É importante, ter a noção que este mercado do gás também estás liberalizado, tal como o mercado livre da luz. A principal diferença que podemos é que o mercado livre da luz está bastante mais desenvolvido do que o do gás, existindo maior oferta, mais companhias e maior facilidade em aceder a estas. Mesmo assim é aconselhável manter o gás e a luz contratado com a mesma companhia e assim evitar futuros conflitos entre clientes e empresas.

Empresas Distribuidoras Extensão da rede (km) Número de Clientes
Paxgás 39 2195
Dianagás 134 4875
Sonorgás  200 7780
Medigás 208 13550
Duriensegás 587 25408
Tagusgás 587 25408
Beiragás 687 40087
Setgás 1757 140036
Lusitaniagás 2992 179638
Portgás 3287 214563
Lisboagás GDL 4127 487510
Total 14482 1124751

As ligações às redes de distribuição de gás natural estão relacionadas comercialmente com os utilizadores das respectivas infra-estruturas. Por esta razão, as distribuidoras serão as que recebam uma retribuição por este serviço, sendo o pagamento do gás definido por uma tarifa regulada e aplicada, ao abrigo do Regulamento Tarifário.

Para o contacto com as empresas distribuidoras, pode pesquisar a informação no nosso site. Encontrará tanto morada, como contacto telefónico e e-mail.

Partilhar no Facebook  Partilhar no Twitter  Partilhar no Google Plus