Está aqui

Reduzir a conta da luz

Reduzir conta da luz

Existem despesas mensais que o cliente não pode evitar, mas pode gerir para tentar pagar menos. A conta do gás e da luz é uma despesa que com a nossa ajuda, pode melhorar.

A contratação do gás e da luz pode-se fazer com qualquer companhia comercializadora que tenha uma tarifa dual publicada no mercado.

A nova ligação em baixa tensão mais barata

 

Ligar a luz é um trâmite que depende do momento em que o cliente tiver o certificado da instalação, que junto ao CPE ou Código do Ponto de Entrega, confirma a possibilidade de utilização da instalação elétrica.

Para activar o contador elétrico o cliente pode comparar as tarifas e luz que os comercializadores têm para os clientes, e como o mercado está liberalizado, pode escolher a que seja mais económica e com melhores condições.

Para celebrar o novo contrato com uma companhia, e assim ligar a luz, o cliente deve decidir:

Alteração da potência elétrica e poupar

A potência elétrica é o limite superior de consumo instantâneo que o cliente pode fazer na vivenda. Se este limite não se adapta á realidade necessária do cliente, então deve proceder a sua alteração.

O termo fixo da factura da luz é o correspondente com a potência elétrica. Este termo limita os preços do consumo, e por tanto, se proceder a uma redução, a poupança será evidente.

Para reduzir a potência pode contactar com a sua companhia comercializadora de luz ou com qualquer outra, porque ao mesmo tempo em que faz a petição, pode mudar de companhia elétrica e contratar uma nova tarifa elétrica mais barata ou simplesmente ter uma tarifa de luz melhor.

Alterar a titularidade do contrato e reduzir a despesa

Seja o contrato do fornecimento de gás ou de luz, a gestão da titularidade é igual: fácil, rápida e gratuita. No momento em que o cliente achar que deve mudar o titular da luz, deve fazê-lo com a própria companhia contratada, ou celebrar ao mesmo tempo um novo contrato com qualquer outra para aderir-se a uma nova tarifa elétrica mais económica e melhor.

Mudar de comercializadora elétrica ao mesmo tempo em que altera a titularidade da luzé uma gestão que se faz num telefonema, ou online com o site, mas sem dúvida, é uma gestão básica.

Poupar com a conta da luz

Estas gestões podem-se aproveitar para melhorar o seu contrato, e pagar menos pela mesma luz. O fornecimento elétrico está distribuído por uma só empresa em Portugal: EDP Distribuição. Por isso, seja qual for o contrato celebrado, ou a empresa contratada, a qualidade do fornecimento sempre será igual, não muda, porque depende da distribuição.

O cliente pode poupar ao perceber a factura da luz e com base nisto, alterando o contrato, contratando uma tarifa de luz melhor, uma tarifa mais económica, seja qual for a companhia, se encontrar uma tarifa mais barata, não hesite em contratá-la.

  • Em primeiro lugar, deve escolher o tipo de tarifa que quer contratar. Esta classificação divide-se segundo o ciclo horário do consumo, onde as 24 horas do dia dividem-se em períodos com preços de consumo diferentes:
  • Tarifa Simples
  • Tarifa Bi-Horária
  • Tarifa Tri-Horária

Comparar tarifas de luz

 

Os preços da luz dividem-se nos termos explicados anteriormente. O termo fixo, que corresponde à potência elétrica é um valor que sem dúvida não tem tanto peso na despesa mensal, mas o termo de energia ou termo do consumo, corresponde com a maior parte da despesa, por isso deve apreciar o mais mínimo desconto que se aplique nele, ou a diferença de preço nesse termo.

Não todas as companhias aplicam um desconto sobre um termo da regulação da ERSE. Algumas companhias propõem o seu próprio preço independente, baseado, mas diferente à regulação da ERSE.

Companhia elétrica Desconto Condições

 

EDP

 

 

1% em potência e consumo

Pagamento por Multibanco

2% em potência e consumo

Pagamento por Débito Direto

Galp

10% em potência

Sem condições

15% em potência

Contratação Online, com factura eletrônica e pagamento por Débito Direto

25% em potência

Contratação do Plano Comfort (contratar energia + serviço adicional)

Enat

5% no consumo

Contratação da tarifa PENTA com factura electrónica.

3% no consumo

Contratação da tarifa TRINCA sem condições.

Enat

Actualmente preço energia mais baixo do mercado, e garantem para janeiro o mesmo preço.

Sem Condições

Partilhar no Facebook  Partilhar no Twitter  Partilhar no Google Plus