Reduzir a despesa da luz mensal

Cada cliente tem a sua situação própria, mas existe um termo comum para todos os consumidores.
O cliente deve saber que o mercado livre está cheio de vantagens, e a poupança é possível, mas deve confiar nos conselhos que temos para este assunto. Saiba como poupar na electricidade.
Poupar ao activar o contador elétrico
Para activar o contador, o cliente deve ter a instalação elétrica concluída, assunto ao abrigo da única distribuidora de luz de Portugal: EDP Distribuição. Uma vez que a distribuidora tenha cedido os dados do CPE e a certificação da instalação, o cliente pode proceder á gestão para ligar a luz em baixa tensão.
Neste momento, o cliente deve decidir:
- Potência elétrica a contratar
- Titularidade do contrato
- Tarifa a contratar
- Companhia comercializadora a contratar
Mas saiba que todos estes pontos podem ser alterados ao longo do tempo, para adaptar o fornecimento à sua necessidade.
Adaptar a potência elétrica à necessidade do cliente
A potência elétrica é o limite superior de consumo instantâneo que o cliente pode fazer na vivenda, de maneira que se ultrapassa este limite, o disjuntor faz parar o fornecimento, ate desligar algum aparelho para voltar a conectar a luz.
As potências mais comuns são:
3,45 |
4,6 |
5,75 |
<>6,9 |
10,35 |
13,8 |
17,25 |
<>20,7 |
Na situação em que o cliente não pode ligar os aparelhos porque o disjuntor evita um consumo maior, então deve proceder a um aumento da potência elétrica. Se pelo contrario, o cliente reparar que pode ligar tudo e assim nem salta o disjuntor, então pode proceder a redução da potência elétrica, com o fim de adaptar o fornecimento á necessidade do cliente, e melhor ainda, procede a ter uma poupança importante na factura de luz.
Posso poupar ao reduzir a potência?
SIM. Se reduzir a potência, o cliente evidentemente vai pagar menos no termo fixo da luz, e acompanhando este facto, reduzirá o seu consumo e o preço do consumo também pode ser mais baixo.
Sempre que quiser poupar, verifique se pode ou deve baixar a potência, e para tal, utilize a nossa aplicação de estimação de consumo elétrico do nosso site.
Poupar tempo e dinheiro ao mudar o contrato
Uma mudança do contrato pode ser feita com qualquer companhia elétrica, não necessariamente com a que tiver contratada. Ou seja, se o cliente mudar a titularidade da luz, pode contactar com outra companhia comercializadora para solicitar esta troca, e assim fazer uma nova contratação.Mas...
Como posso poupar ao mudar de companhia elétrica?
Antes de alterar o seu contrato, deve proceder a comparação das tarifas que tem disponíveis no mercado liberalizado, e além disso, verifique qual é a melhor companhia de todas as publicadas. Saiba que pode escolher qualquer uma das opções do mercado para a sua contratação.
Ao comparar as tarifas, e ao estudar as diferentes companhias que estão disponíveis, a conclusão será uma tarifa elétrica mais económica, e melhor em todos os aspectos possíveis. Ajudamos-o para saber qual destas tarifas é a melhor de todas. Mude o seu contrato e poupe na eletricidade.
Como mudar o contrato da luz?
O cliente deve contactar com a companhia que escolheu para o seu fornecimento e celebrar o novo contacto. Quando contacte com a companhia, leve consigo a documentação apresentada a seguir:
- Dados Pessoais como titular do contrato
- Factura anterior, onde contam os dados técnicos como o CPE
- Meio de Pagamento da conta da luz