Está aqui

Tarifa transitória de eletricidade

Tarifa transitória eletricidade

As tarifas transitórias já tem data de término. O mercado livre, apesar de recente, já está bem desenvolvido e tem muitas opções para os consumidores, que só têm a ganhar ao aderir a este mercado.

A LojaLuz disponibiliza aos consumidores uma poderosa ferramenta para poupar nas contas de energia: um comparador de fornecedores de eletricidade e gás. Para desfrutar gratuitamente deste serviço, contacte nosso call center.


O que é tarifa transitória?

as tarifas reguladas passaram a ser as tarifas transitórias, que ainda são estabelecidas pela ERSE

As tarifas transitórias são tarifas de eletricidade e gás natural oferecidas aos clientes que ainda não aderiram ao mercado livre da luz e do gás. Ou seja, são tarifas que os clientes podem adotar durante um período de transição para o mercado livre.

O mercado de eletricidade e gás natural foi liberalizado em 2006 em Portugal. Isto significa que o mercado regulado deixou de existir. No mercado regulado, havia o monopólio do serviço energético e concessão da comercialização. O preço da eletricidade e do gás eram fixados pela ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.

Com a liberalização, as tarifas reguladas passaram a ser as tarifas transitórias. Estas ainda são estabelecidas pela ERSE e estão sujeitas à reajustes trimestrais.

Fim da tarifa transitória

A tarifa transitória termina em 2017. Ou seja, os clientes têm até 2017 para mudar para o mercado livre de gás e eletricidade. Porém, se quiser poupar na conta de eletricidade e gás, pode mudar o quanto antes.

De facto, a tarifa transitória é composta pelo preço da eletricidade, ou gás, acrescido de um valor para incentivar a mudança para o mercado livre. Portanto, as tarifas transitórias são significativamente maiores que as tarifas praticadas no mercado livre.

A título de exemplo, veja essa comparação entre a EDP Serviço Universal (tarifa transitória) e a EDP Comercial, duas empresas pertencentes ao grupo EDP, a primeira atuando no mercado regulado e a segunda no mercado livre.

 

Consulte todas as tarifas disponíveis de eletricidadePodemos ajudar a comparar com o seu serviço atual gratuitamente
Chamada Gratuita Leve-me ao comparador

O mercado livre de eletricidade

Desde que o mercado livre da luz surgiu em 2006, mais de uma dezena de companhias passaram a atuar em Portugal. Dentre elas, podemos destacar:

  1. Iberdrola
  2. EDP Comercial
  3. Galp Energia
  4. ENAT
  5. Goldenergy
  6. YLCE
  7. AUDAX
  8. LUZBOA
  9. Energia Simples
  10. Endesa

Preço da eletricidade no mercado livre

Como mencionado anteriormente, o preço da eletricidade não é mais fixado pela ERSE, porém o preço de acesso às redes ainda o é. O preço de venda a clientes finais pode ser simplificado pela fórmula seguinte:

Preço de venda a clientes finais = Preço de energia + Preço de acesso às redes

O preço de acesso às rede é o preço que o cliente paga por toda infraestrutura e logística que leva eletricidade até si, ou seja, é o preço do transporte, distribuição, entre outros. Já o preço da energia é o valor que paga pela energia que consumiu, e este é definido por cada companhia comercializadora.

Porém, o cliente não precisa se preocupar com estas coisas, pois na factura o preço da eletricidade é dividido em apenas duas partes bem simples:

  1. Termo fixo (€/dia): É um valor fixo que sempre pagará em sua conta de luz e não depende do consumo. Seu valor está relacionado à potência contratada, que é a potência que o cliente tem disponível em sua casa. O cliente pode escolher e alterar sua potência contratada gratuitamente.
  2. Termo de consumo (€/kWh): É de facto o preço do kWh, ou seja, é referente ao valor que vai pagar pelo consumo de eletricidade que teve no mês. Geralmente representa a maior parte de uma conta de eletricidade.

Comparação das empresas de eletricidade

Antes de celebrar um contrato, é importante que faça uma minuciosa comparação entre todas companhias elétricas. Só assim poderá encontrar a melhor opção para si.

Veja o exemplo abaixo, para uma potência contratada de 6,9 kVA.

 

Note que é apresenta apenas uma tarifa de luz de cada companhia. No entanto, geralmente cada companhia apresenta várias tarifas. Deve comparar todas elas! Se precisar de ajuda neste processo, contacte a LojaLuz.

Note também que a última tarifa é da EDP Serviço Universal, ou seja, uma tarifa transitória. Veja como seus preços são bem acima do restante do mercado, sobretudo o termo de consumo que é o mais importante para poupar na eletricidade.

Celebrar contrato com empresa de eletricidade

Após comparar todas tarifas de luz e escolher a melhor para si, o cliente pode mudar de companhia de eletricidade gratuitamente. Para celebrar o novo contrato, basta contactar a companhia em questão (por telefone, internet ou em loja) e informar os dados abaixo. Não é preciso contactar sua companhia atual, nem fazer qualquer alteração na instalação elétrica. A mudança é feita em menos de 7 dias úteis, durante os quais o fornecimento elétrico não é interrompido.

  • Dados para mudar de companhia
  • Nº contribuinte do titular (Cartão de Cidadão)
  • Contrato de arrendamento ou escritura
  • Potência a contratar (alterável)
  • Código CPE
  • Dados da morada da instalação
  • Dados de Pagamento.
Partilhar no Facebook  Partilhar no Twitter  Partilhar no Google Plus