Ciclos Horários: Horas de Vazio e a que horas a luz é mais barata

Já sabe a que horas a luz é mais barata? Ao longo do dia existem ciclos horários, uns de maior consumo de eletricidade, sejam em casas, como em empresas, outros nos quais pode poupar, designados de horas de vazio. Daí que as fornecedoras de eletricidade estipulem preços de luz diferentes para o consumo em cada horário.

Poupar luz horas de vazio

Neste artigo, iremos ajudá-lo a que conheça os ciclos horários e apontaremos a razão pela qual as horas de vazio são as horas do dia em que a luz é mais barata.


A que horas a luz é mais barata: Horas de vazio

Muitas vezes interroga-se a que horas a luz é mais barata ou o que são as horas de vazio. As horas de vazio são ciclos horários e referem-se às horas noturnas e as horas do fim-de-semana em que eletrodomésticos de grande consumo de energia elétrica, como por exemplo, a máquina de lavar a roupa, a máquina da loiça, o forno elétrico e aquecedores devem ser utilizados com maior frequência.

Este cenário será ideal, porque os preços da luz em horas de vaziosão mais baixos, e por isso é que existe uma poupança significativa na sua fatura de eletricidade, quando utiliza eletrodomésticos durante esse período.

Entre as tarifas de eletricidade disponíveis para os clientes domésticos, as horas de vazio são horários de consumo existentes tanto na tarifa bi-horária, como na tarifa tri-horária de eletricidade.

A seguir, esclareceremos todas as suas dúvidas sobre os termos horas de vazio e ciclos horários, para que tenha mais consciência dos valores que paga na sua fatura de eletricidade e para que melhore o seu consumo, ajude o ambiente, e gaste menos na eletricidade.

Horas de Vazio e Horas Fora de Vazio

Se o cliente escolhe a tarifa bi-horária, é importante saber que existem dois períodos de consumo de eletricidade. Um deles refere-se às horas de vazio, e o outro às horas de fora de vazio.

Enquanto nas horas de vazio falamos do horário de luz mais barato, nas horas fora de vazio o custo da eletricidade é efetivamente mais elevado.

O cliente deverá saber igualmente que o consumo de eletricidade nas horas de vazio poderá resultar numa fatura com um preço quase 50% mais baixo.

Mas quais são as tarifas de eletricidade disponíveis para o consumidor? E como é que se distingue o preço da energia por quilowatt-hora (kWh) em cada uma delas?

Horas de vazio nas tarifas de luz: bi-horária e tri-horária

Para entender melhor como é que se distribuem os horários de consumo de eletricidade e os diferentes ciclos horários é importante conhecer quais as tarifas de eletricidade existentes.

Cada um dos fornecedores de eletricidade pratica preços de luz distintos, alguns dos quais em três diferentes tarifas de eletricidade: a tarifa simples, a tarifa bi-horária e a tarifa tri-horária.

Os preços de luz de cada cliente de eletricidade oscilam de acordo com o seu ciclo horário.

  • Tarifas de Eletricidade
  • Tarifa simples: A tarifa simples assume um preço fixo para a potência contratada e para o termo do consumo. O preço é sempre igual, independentemente do horário de consumo de energia,apenas varia consoante a potência contratada;
  • Tarifa bi-horária: Consoante o ciclo horário - diário ou semanal - a tarifa bi-horária distingue-se entre o período de consumo horas de vazio e o período de consumo fora de vazio. A tarifa bi-horária é indicada para clientes que consumam mais energia durante a noite;
  • Tarifa tri-horária: A tarifa tri-horária está disponível para potências contratadas acima de 20,7kVA, mas também há algumas que têm potências desde 3,45. A tarifa tri-horária poderá ser de ciclo diário ou semanal. Cada um dos ciclos está dividido em horas de ponta, horas cheias, e as horas de vazio, e o horário a que cada um corresponde depende se é verão ou inverno.

Qual das tarifas de luz tem o horário de luz mais barato?

Após conhecer o que significa cada uma das tarifas de eletricidade é importante saber qual delas deve escolher.

Na verdade, é importante fazer um estudo, e analisar alguns pontos antes de decidir se realmente as tarifas com horários repartidos - bi-horária e tri-horária -, são as melhores a contratar para o seu imóvel, ou se será melhor escolher pela tarifa simples. Em cada uma delas os preços de luz são distintos.

Portanto, sobre o fornecimento de eletricidade os clientes da eletricidade devem ter em atenção os seguintes pontos:

  • Pontos a ter atenção no fornecimento:
  • As pessoas que residem ali têm uma rotina pré-estabelecida com horários relativamente fixos todos os dias?
  • Em que períodos há mais pessoas em casa?
  • Quais são os horários de maior consumo de energia na residência?
  • Máquinas de lavar e secar, assim como fornos elétricos, são aparelhos que costumam consumir muita energia. Quando costumam ser utilizados?

A verdade é que a decisão sobre o tipo de tarifa a contratar depende da sua resposta a estas perguntas.

Se considerar o seu consumo de eletricidade normal e homogéneo ao longo do dia, a tarifa de eletricidade mais adequada para si é a tarifa simples.

Em caso de ser possível fazer uma gestão dos seus gastos de luz fora dos períodos de fora de vazio, de ponta ou de horas cheias, poderá ter uma tarifa bi-horária ou uma tarifa tri-horária. O mesmo é dizer que se consumir mais eletricidade durante as horas em que a luz é mais barata, horas de vazio, conseguirá poupar na fatura da eletricidade.

Ciclos horários: tarifas bi-horária e tri-horária

Já referimos que na tarifa simples de luz não há variação de preço no valor do consumo, independentemente do horário em que consome eletricidade na sua casa. No entanto, a situação é distinta para as tarifas bi-horária e tri-horária.

Tanto na tarifa bi-horária, como na tarifa tri-horária, os ciclos horários estão divididos e facilitam a que o cliente escolha entre os ciclos horários diários e os ciclos horários semanais.

Então o que significa um ciclo horário? Um ciclo horário diz respeito à maneira como o consumo de eletricidade está distribuído ao longo das 24 horas diárias e dos 7 dias da semana.

O ciclo horário diário é igual em todos os dias da semana, sejam eles dias úteis ou fins-de-semana. Nos ciclos diários não há qualquer diferença entre o período de verão ou o período de inverno.

Pelo contrário, o ciclo horário semanal distingue-se em dias úteis, sábados e domingos e acresce a diferença nos meses abrangidos pelo horário de verão e os meses de horário de inverno. Em ambos é importante saber a que horas a luz é mais barata.

Vejamos como é que se distinguem os ciclos horários diário ou semanal na tarifa bi-horária e na tarifa tri-horária e quais são as horas de vazio em cada uma delas.

Ciclo horário diário

O ciclo horário diário na tarifa bi-horária está dividido entre as horas de vazio e as horas fora do vazio. Já na tarifa tri-horária o ciclo horário diário está dividido entre as horas de vazio, cheias e ponta.

Caso queira poupar na eletricidade deverá utilizar os equipamentos nas horas em que a luz é mais barata, ou seja, as horas noturnas (as horas de vazio).

Poderá, por exemplo, programar alguns os seus eletrodomésticos, como as máquinas da roupa e de loiça, para serem utilizados nas horas de vazio e assim poupar na eletricidade.

Conheça a seguir os ciclos horários para cada uma das tarifas referidas.

Ciclo diário tarifa bi-horária
Períodos Horários
Horas de Vazio das 22h às 08h
Horas de Fora de Vazio das 8h às 22h

Na tarifa bi-horária com um ciclo horário diário existe uma divisão entre as horas de vazio - horas de menor consumo e com preços mais baixo -, e as horas de fora de vazio - horas de maior consumo e com preços mais elevados.

Na tarifa tri-horária existem as horas de ponta - horas de maior consumo e preços altos -, sendo ideal evitar usar aparelhos que consumam muita energia neste horário. Existem ainda as horas cheias em que o consumo é de nível intermédio, e as horas de vazio. Aqui, as horas de vazio apresentam os preços de luz mais reduzidos.

Ciclo diário tarifa tri-horária
Períodos Horário de Inverno Horário de Verão
Horas de Ponta
  • das 9h30 às 10h30
  • das 18h às 20h30h
  • das 9h30 às 10h30
  • das 18h às 20h30h
Horas Cheias
  • das 8h às 09h30
  • das 10h30 às 18h
  • das 20h30 às 22h
  • das 8h às 10h30
  • das 13h às 19h30
  • das 21h às 22h
Horas de Vazio
  • das 22h às 08h
  • das 22h às 08h

Tenha em atenção que o preço da eletricidade é mais caro nas horas de ponta, portanto nas horas de início da manhã e no final da tarde. Dê preferência ao período noturno, ou seja, às horas de vazio.

Ciclo horário semanal

No ciclo horário semanal existe uma distinção entre os dias úteis, sábado e domingo. O mesmo quer dizer que em cada um desses dias, existem horas em que a luz é mais barata e horas em que a eletricidade é mais cara.

A organização do ciclo horário semanal nas tarifas bi-horária e tri-horária encontra-se especificada em cada uma das tabelas abaixo.

Ciclo semanal na tarifa bi-horária
Período Segunda a Sexta Sábado Domingo
Horário de Inverno Horário de Verão Horário de Inverno Horário de Verão Horário de Inverno Horário de Verão
Horas de Vazio
  • das 0h às 7h
  • das 0h às 7h
  • das 0h às 09h30
  • das 13h às 18h30
  • das 22h às 24h
  • das 9h às 14h
  • das 20h às 22h
  • das 0h às 24h
  • das 0h às 24h
Horas de Fora de Vazio
  • das 7h às 24h
  • das 7h às 24h
  • das 9h30 às 13h
  • das 18h30 às 22h
  • das 9h às 14h
  • das 20h às 22h
  • das 0h às 24h
  • das 0h às 24h

Como é possível observar na tabela acima, o ciclo horário semanal para a tarifa bi-horária indica que de segunda a sexta-feira existem um total de 7 horas de vazio, tanto no verão como no inverno.

Ao sábado, das 24 horas do dia, existem 17 horas de vazio, tanto no verão como no inverno. Já no domingo todas as 24 horas do dia são horas de vazio, ou seja, o domingo é, de todos os dias da semana, o mais barato para o consumo de eletricidade.

Ciclo semanal na Tarifa tri-horária
Período Segunda a Sexta Sábado Domingo
Horário de Inverno Horário de Verão Horário de Inverno Horário de Verão Horário de Inverno Horário de Verão
Horas de Ponta
  • de 9:30 às 12:00h;
  • de 18:30 às 21:00h.
  • de 09:15 às 12:15h
--- --- --- ---
Horas Cheias
  • de 7:00 às 09:30h;
  • de 12:00 às 18:30h;
  • de 21:00 às 24:00h.
  • de 7:00 às 09:15h;
  • de 12:15 às 24:00h
  • de 9:30 às 13:00h;
  • de 18:30 às 22:00h.
  • de 9:00 às 14:00h;
  • de 20:00 às 22:00h.
--- ---
Horas de Vazio
  • de 0:00 às 07:00h
  • de 0:00 às 07:00h
  • de 0:00 às 09:30h;
  • de 13:00 às 18:30h;
  • de 22:00 às 24:00h.
  • de 0:00 às 09:00h;
  • de 14:00 às 20:00h;
  • de 22:00 às 24:00h.
  • das 0h às 24h
  • das 0h às 24h

Para o ciclo semanal e se dispõe da tarifa tri-horária, evite o consumo de luz nas horas de ponta, ou seja, das 9h30 às 10h30 e das 18h às 20h30, tanto no verão como no inverno.

O preço da eletricidade será moderado nas horas cheias, que no total perfazem 10 horas e trinta minutos do dia no inverno, e de 10 horas do dia no verão, divididos pelos períodos da manhã, tarde e noite, respetivamente.

Por fim, as horas de vazio são as horas em que deverá dar preferência para utilizar eletrodomésticos de grande consumo de energia elétrica, estando compreendidas entre das 22h às 8h.

Horas de Vazio: qual a melhor companhia elétrica?

No momento de contratação de uma determinada fornecedora de eletricidade na sua casa, convém ter em atenção três aspetos muito pertinentes.

  • Aspetos para contratar uma fornecedora de eletricidade
  • A tarifa: este é o fator principal, porque é importante poupar nas suas faturas de luz;
  • A atenção ao cliente: é essencial exigir que a companhia com a qual tenha o seu contrato de eletricidade dê uma atenção personalizada e de qualidade;
  • Fidelidade: prefira uma companhia que não exija um período mínimo de contrato em troca de boas ofertas.

A companhia que atenda a todas estas questões será, sem dúvida, a que melhor atenderá às necessidades da sua morada e a ideal para contratar.

Comparador de tarifas de luz

Apoio sobre os ciclos horários

Para mais informações sobre ciclos horários e tarifas elétricas entre em contacto connosco.

(segunda-quinta 8h-21h, sextas 8h-20h, sábado 9h-19h)

211 451 219
Quero que me liguem