Energy Call
Energy Call

Todas as informações de luz e/ou gás!

Os nossos especialistas em energia resolverão todas as suas dúvidas sobre luz e gás. Vamos poupar!

 

(Segunda-Sexta 8h-22h, Sábado 9h-21h, Domingo 10h-19h)

EDP Avarias: Assistência na Iluminação Pública, em Casa ou em Empresas

Conheça o telefone da EDP Avarias para reportar as avarias elétricas na sua casa, na sua empresa ou na iluminação pública. Saiba como solicitar a assistência técnica do piquete da EDP.

Logo EDP Avarias
Comparador de tarifas de luz

Quer saber quais são as principais avarias na EDP?

Coloque as suas questões junto da Selectra.

(segunda-quinta 8h-21h, sextas 8h-20h, sábado 9h-19h)

EDP Avarias Telefone

O horário do telefone de avarias da EDP (respeitante à EDP Distribuição) está disponível 24 horas por dia, e a chamada é completamente gratuita.

Se não quiser reportar situações de risco ou avarias técnicas da EDP em lugares públicos, poderá utilizar outros telefones da EDP, como por exemplo, aqueles referentes ao seu apoio ao cliente:

Telefones para Resolver Problemas EDP
EDP Assistência aos Clientes
EDP Assistência desde o Estrangeiro

Se para além de ocorrências e avarias da EDP queira tratar de gestões contratuais na companhia, então conheça outros telefones da EDP na nossa página específica.

EDP Avarias de Iluminação Pública

De facto, as avarias da EDP podem variar entre os cortes gerais na via pública ou os problemas dentro da sua casa ou empresa.

Quando são avarias públicas da EDP, ou seja que acontecem na rua, qualquer consumidor de energia deve comunicar o ocorrido à EDP Distribuição. Em Portugal, esta é a distribuidora responsável por levar a eletricidade aos domicílios e empresas.

Pode utilizar o 800 506 506, mas também poderá entrar no site da EDP Distribuição. Aí, indique o tipo de avarias ou a situação irregular na iluminação pública, indicando no mapa qual o local dessa mesma avaria.

  • Quais são as avarias mais comuns na iluminação pública?
  • Estradas completamente ou parcialmente sem luz;
  • Lâmpadas dos postes de iluminação estão fundidas;
  • Os cabos de eletricidade estão visíveis e em mau estado;
  • Queda de postes ou torres de eletricidade em consequência das condições atmosféricas adversas.

Tenha em conta que a resolução de avarias de iluminação pública pela EDP é completamente grátis e não terá qualquer peso na conta de energia dos consumidores.

Avarias na Iluminação Pública

EDP Avarias em Empresas e Residências

Para reportar avarias na sua empresa à EDP, ou avarias em residências, deverá seguir alguns passos. O primeiro a fazer é apurar o tipo de ocorrência, para saber se o corte de luz é geral, ou se está a ocorrer apenas no seu imóvel.

Veja no quadro elétrico se o disjuntor da EDP ou algum dos disjuntores do quadro geral estão desligados. Se estiverem desligados, verifique se há algum eletrodoméstico que esteja a fazer disparar o contador da luz.

EDP Avarias em Casa

As avarias de eletrodomésticos da EDP são bastante comuns, por isso desligue o disjuntor da corrente e volte a ligá-lo. A falta de luz pode ser causada uma quantidade excessiva de eletrodomésticos conectados em simultâneo, algo determinado pela potência contratada da EDP.

Caso não encontre nenhum disjuntor desligado, deverá confirmar se não é um corte de luz por falta de pagamento à EDP. Tal não é considerado uma avaria elétrica, nem é caso para contactar a EDP Distribuição.

Como reportar avarias à EDP?

Seja em casa, no seu escritório ou na via pública, pode reportar um corte de luz ou uma avaria elétrica à EDP. A EDP Distribuição tentará corrigir as diferentes anomalias o mais rapidamente possível.

Independentemente de utilizar o telefone ou o site da EDP para reportar avarias, pode indicar os seguintes dados, que mesmo não sendo obrigatórios agilizam o processo:

  • Nome do Titular e respetivo Contrato;
  • Código Ponto de Entrega (que permite identificar a instalação de eletricidade).

Após comunicar estes dados, será agendada a visita do piquete da EDP, o técnico que lhe irá resolver a avaria.

EDP Avarias de Alto RiscoEm caso de avarias de alto risco em sua casa ou em lugares públicos, deve comunicar a situação à EDP Distribuição o quanto antes.

Caso se depare com alguma avaria que coloque em causa a sua segurança, não tente resolver o problema com as suas próprias mãos. São os profissionais das avarias EDP Distribuição que deverão fazê-lo.

Quanto tempo demora o piquete EDP a resolver a avaria elétrica?

Normalmente, o piquete da EDP demora 30 minutos para repor a energia elétrica na sua casa. Este profissional apresenta-se na sua casa fardado e com um cartão oficial da EDP Distribuição.

O tempo de resolução de uma avaria elétrica por parte do piquete EDP varia consoante cada caso. Embora algumas avarias da EDP possam ser facilmente resolvidas, como um contador danificado, outras exigem uma reparação mais prolongada, como a danificação da rede elétrica por tempestades ou incêndios.

Também o agendamento da visita do piquete EDP poderá ser mais ou menos demorada, consoante o número de clientes a necessitar de assistência num determinado momento.

Quanto custa resolver as avarias da EDP Distribuição?

Após contactar a linha de apoio de avarias da EDP Distribuição de forma gratuita, receberá a visita do piquete da EDP para averiguar e resolver a avaria elétrica.

Quanto custa resolver as avarias da EDP

Se a responsabilidade for do cliente, será cobrada a mão de obra e a deslocação do técnico, assim como o valor das peças a substituir. Se, pelo contrário, a avaria é responsabilidade da EDP, não será cobrado qualquer valor pela reparação. Veja os exemplos abaixo:

  • Avarias Pagas pela EDP: Relativamente a uma avaria na iluminação pública da EDP, não há qualquer encargo para a pessoa que denuncia a irregularidade, sendo responsabilidade da EDP Distribuição solucionar o problema;
  • Avarias Pagas pelo Cliente: Caso sejam avarias com eletrodomésticos ou na instalação elétrica, é recomendável que contacte um eletricista certificado. O custo é suportado pelo cliente.

Para esclarecimento de mais informações poderá esclarecer as suas questões com a Selectra.

Comparador de tarifas de luz

Quer esclarecer as suas dúvidas sobre avarias técnicas?

Contacte um dos nossos especialistas.

(segunda-quinta 8h-21h, sextas 8h-20h, sábado 9h-19h)

Perguntas Frequentes as avarias na EDP

Qual o telefone da EDP para a resolução de avarias?

Ligue para o 800 506 506, o número de telefone de avarias da EDP, disponível 24 horas por dia.

Quanto tempo demora o piquete da EDP a repor a luz?

O piquete EDP irá repor a luz em apenas 30 minutos.

Que serviços da EDP permitem resolver avarias técnicas?

A EDP apresenta serviços de assistência técnica, como o serviço Funciona incluído nos Packs Living.

Atualizado
211 451 219
Quero que me liguem