EDP Avarias: Como Reportar, Assistência Técnica 24 Horas e Reclamações

Conheça as principais avarias elétricas da EDP e como pode proceder para as resolver, o mais rapidamente possível. Saiba como reportar avarias elétricas em sua casa ou na iluminação pública, e como solicitar a assistência técnica da EDP.

EDP Avarias

EDP Avarias

Quer saber quais as avarias mais comuns em termos de eletricidade? As avarias podem variar entre cortes gerais na via pública ou um problema dentro de casa. Enquanto que as avarias gerais se devem normalmente a tempestades ou outras causas de força maior, as avarias na sua casa podem ser mais difíceis de diagnosticar.

Seja qual for a causa do problema, poderá contactar a EDP e reportar a avaria elétrica. Em Portugal, a distribuidora de eletricidade é a EDP Distribuição, o que significa que é responsável por levar a eletricidade a todos os domicílios ou empresas.

Avaria de Alto RiscoEm caso de avarias de alto risco em sua casa ou em lugares públicos, deve comunicar a situação de risco à EDP Distribuição o mais rapidamente possível.

Como reportar uma avaria elétrica à EDP?

Seja em sua casa, no escritório ou na via pública, pode sempre reportar uma avaria elétrica ou uma interrupção do serviço à EDP Distribuição. Leia os próximos parágrafos para saber qual a melhor maneira de proceder diante de uma avaria elétrica.

EDP Avarias Elétricas em Casa

Para reportar a sua avaria elétrica, deverá seguir alguns simples passos. O primeiro passo, para apurar o tipo de avaria existente, é saber se o corte de luz é geral ou se está a ocorrer apenas em sua casa.

Se a sua casa for a única sem energia, deverá procurar o seu quadro elétrico e confirmar se o disjuntor EDP ou algum dos disjuntores do quadro geral estão desligados. Se estiverem desligados, verifique se há algum eletrodoméstico que esteja a fazer disparar o contador da luz, desligue-o da corrente e volte a ligar o disjuntor. Um disjuntor desligado poderá dever-se também a uma quantidade excessiva de eletrodomésticos conectados em simultâneo, o que é determinado pela potência contratada da EDP.

Avaria elétrica: geral ou em sua casa?Verifique se os seus vizinhos têm as luzes acesas nas suas casas. Se sim, o problema é apenas em sua casa, e não na via pública. Se não, o problema é geral.

Caso não encontre nenhum disjuntor desligado, deverá confirmar se não é um corte por falta de pagamento de faturas elétricas. Neste caso não é considerado uma avaria elétrica e não é caso para contactar a EDP Distribuição.

No caso de ser um problema com a rede elétrica de sua casa, deverá contactar a EDP Distribuição, através da linha de avarias elétricas gratuita 24 horas, indicando o Código de Identificação do Local (CIL) ou o Código do Ponto de Entrega (CPE) e o nome do titular do contrato. Após comunicar estes dados, será agendada a visita de um técnico especializado para resolver a avaria.

Caso se depare com uma avaria elétrica, para sua segurança, não tente resolver o problema com as suas próprias mãos. A EDP Distribuição conta com profissionais dedicados à resolução de todo o tipo de avarias elétricas e deve esperar que estes tratem devidamente da situação.

EDP Avarias Iluminação Pública

No caso de ser um problema geral, e não apenas em sua casa, as avarias elétricas gerais, incluindo as avarias na iluminação pública e situações de risco, são de responsabilidade da EDP Distribuição e é a esta que deve ser reportada a avaria.

Pode ainda reportar avarias elétricas através do website da empresa, EDP Distribuição, indicando o tipo de avaria ou a situação irregular na iluminação pública e indicando no mapa qual o local dessa mesma avaria.

Para reportar avarias técnicas em lugares públicos ou situações de risco em lugares públicos deverá ligar de imediato para a EDP Distribuição através do número de telefone disponível durante 24 horas: 800 911 911.

Quanto custa resolver uma avaria elétrica?

Após contactar a linha de apoio gratuita da EDP, receberá a visita de um técnico especializado para diagnosticar e resolver a avaria elétrica.

Caso seja determinado que a avaria elétrica é responsabilidade do cliente, será cobrada a mão de obra e a deslocação do técnico, bem como o valor das peças a substituir. Se, pelo contrário, se vier a apurar que a avaria elétrica é responsabilidade da EDP, não será cobrado qualquer valor pela reparação.

Se for cliente do serviço EDP Funciona, informe-se sobre as vantagens relativas aos custos da assistência técnica.

Caso se descubra que o problema reside no funcionamento anormal de um dos seus eletrodomésticos ou na sua instalação elétrica, é recomendável que contacte um eletricista certificado. Neste caso, os custos são suportados pelo cliente.

Relativamente a uma avaria na iluminação pública, não há qualquer encargo para a pessoa que denuncia a irregularidade, sendo responsabilidade da EDP Distribuição solucionar o problema.

Quanto tempo demora resolver uma avaria elétrica?

O tempo de resolução de uma avaria elétrica varia consoante o diagnóstico da dita avaria. Enquanto que algumas avarias possam ser facilmente resolvidas, como um contador danificado, outras podem exigir uma reparação mais prolongada, como a danificação da rede elétrica por tempestades ou incêndios.

Também o agendamento da assistência técnica da EDP poderá ser mais ou menos demorada, consoante o número de clientes a necessitar de assistência num dado momento. Relembramos que, se não estiver satisfeito com a assistência técnica da sua operadora de eletricidade, pode mudar de fornecedor gratuitamente.

EDP Funciona Avarias

Ser cliente do serviço EDP Funciona tem várias vantagens na hora de pedir assistência técnica. Para além de contar com um serviço disponível 24 horas por dia para situações de emergência (falhas de energia, fugas de gás, etc), terá também acesso a um plafond de 600€ para gastar em assistência técnica da EDP, incluindo:

  • Mão de obra
  • Deslocação do técnico
  • 25% do valor das peças necessárias

Depois de esgotar o seu plafond, o valor cobrado pela assistência técnica é o valor tabelado pela EDP Distribuição. Caso pretenda saber quanto plafond tem ainda disponível, pode utilizar a linha de apoio ao clientes EDP Funciona para obter essa informação.

EDP Reclamações

Realizar reclamações à EDP é muito importante pois, assim, torna-se mais fácil realizar melhorias nos serviços, saber onde existem erros, otimizar o tempo de resposta e principalmente para realizar comparações entre comercializadoras de eletricidade.

A EDP Distribuição tem um espaço no seu website indicado para reportar avarias na iluminação pública (lâmpadas fundidas, ruas escuras, etc.), para reportar prejuízos causados por culpa de instalações elétricas por parte da EDP, obras na via pública ou outro tipo de reclamações que afectem directamente o consumidor.

Para apresentar uma reclamação poderá deslocar-se a uma loja EDP mais perto de si ou a um agente oficial da EDP Distribuição, por telefone ou por escrito, através do email, correio, fax ou através da área de cliente da EDP (EDP Online).

Quando apresentar a sua queixa à EDP Distribuição, esta irá analisar e receberá uma resposta, por escrito, no prazo de 15 días úteis.

 
211 451 219
Quero que me liguem