Potências EDP: Como Aumentar ou Diminuir Potência Elétrica Contratada

edp potencia contratada

Neste artigo, poderá ficar a saber como pode aumentar ou diminuir a potência elétrica que tem contratada com a EDP Comercial, assim como consultar os preços das potências da EDP para poder poupar ainda mais na sua fatura de energia.

Potências da EDP

A potência contratada da EDP é a quantidade de kWh fixa que o consumidor escolhe contratar para a sua casa. Esta ajuda a controlar o consumo instantâneo de eletricidade.

Isto quer dizer que quando ultrapassa o limite da potência contratada (através, por exemplo, do uso de demasiados aparelhos eletrónicos em simultâneo), o fornecimento de eletricidade é cortado, sendo necessário voltar a ligar o disjuntor.

A potência elétrica não varia consoante a comercializadora que contratar, o que significa que, ao contratar a EDP ou, por exemplo, contratar a Galp, os valores da potência elétrica serão sempre os mesmos.

Como mudar a potência elétrica da EDP?

Se achar que a potência da EDP que tem em sua casa não é a indicada para si, não se preocupe, pois pode alterá-la:

  • Quando a potência da EDP contratada for insuficiente para o seu consumo (os disjuntores da casa caem constantemente e os aparelhos não funcionam de forma eficiente. Neste caso deve aumentar a sua potência contratada);
  • Quando potência da EDP contratada for mais do que suficiente para o seu consumo (pode ligar todos os aparelhos e o disjuntor nunca dispara; neste caso, se estiver a pagar demasiado pelo termo fixo da fatura, deverá pedir uma redução de potência elétrica contratada).

Saiba que pode mudar a potência contratada sempre que entender, pois é completamente gratuito e pode fazê-lo sempre que desejar. Quando o fizer, terá de disponibilizar os seguintes dados:

  • Número de contribuinte do titular e Cartão de Cidadão;
  • Nova potência a contratar;
  • Código CPE (poderá encontrá-lo na sua fatura);
  • Dados de pagamento.

A EDP irá verificar se a instalação elétrica pode fornecer o novo nível de tensão que precisa para a sua casa. Para tal, deverá ter o certificado da instalação fornecido pela CERTIEL corretamente validado.

Que potência da EDP contratar?

Para saber a potência da EDP que deve contratar poderá entrar em contacto com um técnico de eletricidade para averiguar qual a melhor potência para o seu consumo atual ou futuro de energia (este serviço terá sempre um custo associado).

Ou então, poderá consultar o nosso simulador online, uma plataforma que, com a informação que nos der sobre a sua casa, o tipo de eletrodomésticos que usa e outros dados, irá ajudá-lo a saber a potência ideal para a sua casa de forma totalmente gratuita.

Qual o preço da potência da EDP?

Cada tensão tem um preço referente ao termo fixo da fatura da EDP, que é distinto do preço do consumo por kWh.

O termo fixo é um valor que não depende do seu consumo de eletricidade, mas apenas da potência contratada. Quanto maior for a potência que tiver contratada, mais irá pagar pelo termo fixo, como pode verificar na tabela abaixo:

Potência eléctrica Eur/mês Eur/dia
1,15 kWh 4.668 0,1556
2,3 kWh 4.668 0,1556
3,45 kWh 4.956 0,1652
4,6 kWh 4.956 0,1652
5,75 kWh 4.956 0,1652
6,9 kWh 4.956 0,1652
10,35 kWh 4.977 0,1659
13,8 kWh 4.977 0,1659
17,25 kWh 4.977 0,1659
20,7 kWh 4.977 0,1659
27,6 kWh 41.622 1,3874
34,5 kWh 51.873 1,7291
41,4 kWh 62.124 2,0708

Quanto custa mudar a potência contratada com a EDP?

O procedimento de alteração do contrato da luz não tem custos associados, independentemente da comercializadora de eletricidade que tiver contratada.

No entanto, se o cliente quiser contratar uma potência maior do que aquela para a qual a instalação elétrica foi criada, então poderá ser necessário realizar um reforço no ramal da instalação existente, o que poderá ter um custo associado.

Poupar na fatura da EDP

Como já referimos anteriormente, quanto mais baixa for a potência de eletricidade que contratar, menor será o termo fixo que pagará na sua fatura e, consequentemente, mais baixo será o valor total dessa mesma fatura.

Assim, quando pensar em alterar a sua potência elétrica, lembre-se de que pertence ao mercado livre da EDP, no qual poderá sempre escolher não só a potência mais vantajosa para si, mas também a melhor tarifa e a companhia a contratar, sempre com o objetivo de poupar ao máximo no final do mês.

 
210 009 971
Quero que me liguem