Energy Call
Energy Call

Ajudamos a realizar todas as gestões de luz e/ou gás!

Os nossos especialistas em energia realizarão todas as gestões para que não tenha que preocupar-se com os processos. Vamos poupar!

 

(Segunda-Quinta 8h-21h, Sextas 8h-20h, Sábado 8h30-19h)

Ligação de Luz EDP: Como pedir? Quanto Tempo Demora? Contador e Preços

Nesta página, saiba quanto tempo demora a EDP a ligar a luz, como ligar o contador de eletricidade, quanto custa a ligação à rede e muitas outras informações sobre a nova ligação de eletricidade da EDP.


Nova Ligação EDP

Pedir a ligação de luz à EDP é um procedimento bastante fácil de realizar. Saiba quais os contactos para as novas ligações EDP que deverá utilizar.

Comparador de tarifas de luz

Como ligar a luz na minha casa?

A Selectra apresenta-lhe um guia prático.

(segunda-quinta 8h-21h, sextas 8h-20h, sábado 8h30-19h)

Nova Ligação de Eletricidade EDP

Tem dúvidas sobre as ligações à rede da EDP? Saiba que o primeiro a fazer é verificar se já existe fornecimento de luz no seu imóvel e, portanto, se já existe um contador.

Se ainda não existir, terá que solicitar à EDP Distribuição uma nova ligação à rede elétrica. Poderá fazê-lo por telefone ou online. Só depois conseguirá realizar um contrato com a EDP Comercial.

Telefone EDP Distribuição para Novas Ligações:

  1. Entre em contacto com a EDP Distribuição ou preencha o formulário para as novas ligações online da EDP;
  2. Depois de obter todas as informações necessárias, a distribuidora reencaminhará um técnico ao seu imóvel, para averiguar se o mesmo poderá ter instalação elétrica;
  3. O cliente deverá pagar os encargos iniciais e, depois, a EDP Distribuição entrega-lhe um orçamento de ligação à rede. Leia o documento com calma e, no caso de estar de acordo, informe a EDP Distribuição que pretende avançar com a instalação. Tem 15 dias para aceitá-lo;
  4. Agendamento da data para início da construção;
  5. Com o fim das obras, a companhia indicar-lhe-á o CPE, um código único para cada morada e imprescindível para realizar qualquer gestão relativa ao seu contrato de luz;
  6. Já poderá ligar a luz com a EDP Comercial e usufruir desta energia.

Ao seguir estes passos terá a eletricidade EDP. Não se esqueça de solicitar a certificação da instalação pela Direção-Geral de Energia e Geologia.

Note que, independentemente da empresa que escolher para o fornecimento de energia, deverá sempre solicitar a nova ligação de eletricidade à EDP Distribuição, uma vez que esta é a única responsável pela rede de distribuição no território continental português e, portanto, responsável pela ativação do contador no seu imóvel.

Quanto tempo demora a EDP a ligar a luz

Quanto tempo demora a EDP a ligar a luz?

Quanto tempo demora a EDP a ligar a luz? Na verdade, enquanto consumidor de energia deverá considerar as diferentes fases do processo da ligação EDP.

Após contactar a EDP Distribuição esta apresenta-lhe um orçamento, no prazo de 15 dias. Nesse documento, será indicado o tempo necessário para a construção da instalação elétrica no seu imóvel.

A construção da instalação de eletricidade da EDP não tem prazos fixos, porque depende das particularidades técnicas do imóvel em questão. Daí, que em alguns imóveis o tempo para ligar a luz é maior do que noutros.

Já em contacto com a fornecedora, saiba que a EDP Comercial demora entre 5 a 7 dias úteis para ligar a luz.

Quanto custa ligar o novo contador da EDP?

Muitas vezes, surge a dúvida sobre quanto custa ligar a luz na EDP, uma vez que a construção da instalação elétrica com a EDP Distribuição tem um custo associado, mas o contrato de fornecimento é gratuito.

Para que não tenha dúvidas, o novo contrato com a EDP Comercial é sempre gratuito. O cliente deve apenas pagar à EDP Distribuição quando solicita a nova ligação à rede elétrica. Na eventualidade de já existir a ligação, mas a insfrastrutura do seu imóvel estiver em mau estado ou seja necessário um reforço, também terá que pagar à EDP Distribuição.

Sendo o preço da instalação elétrica determinado pela distribuidora (EDP Distribuição), este é apresentado no orçamento, onde constarão as seguintes análises:

  • Encargos iniciais da ligação à rede: Condições técnicas da instalação (o cliente paga os deslocamentos do técnico ao imóvel, os estudos para a elaboração do respetivo orçamento), assim como os custos de comparticipação nas redes (dependentes da potência elétrica contratada);
  • Encargos apresentados no Orçamento: Características e elementos de ligação necessários (Materiais a usar, tempo disponibilizado, taxas e licenças necessárias, autorizações legais para a construção da insfrastrutura que atravessem estradas, caminhos de ferro ou terrenos de outros proprietários;
  • Tipologia da ligação elétrica: existem dois tipos de ligação de eletricidade na EDP, por terra ou aérea, com preços distintos.

Caso seja feita uma ligação aérea, a instalação de eletricidade da EDP asssumirá o seguinte aspecto:

instalação de Eletricidade EDP

Manual de Ligações EDP: Simular Preços

O cliente poderá simular o preço das ligações à rede EDP através do Manual de Ligações da entidade.

Este documento serve para apoiar os clientes e para exemplificar, com recurso a gráficos, todas as informações de caráter técnico inerentes à ligação de eletricidade, numa casa ou mesmo num estabelecimento comercial, uma vez que está orientado para diferentes consumidores.

No manual de ligações da EDP é possível conhecer as questões inerentes às ligações às redes de baixa, média e alta tensão. Os clientes domésticos e não-domésticos deverão solicitar uma nova ligação à EDP em baixa tensão para potências elétricas entre 1,15 kVA e 45 kVA.

Quais são os documentos para a nova ligação de eletricidade EDP?

Para solicitar uma nova ligação de eletricidade à EDP, terá então de reunir os seguintes documentos:

  • Dados a apresentar à EDP Distribuição para a nova ligação?
  • Cartão de Cidadão (onde encontramos o NIF e o nome completo do titular);
  • Dados de Contacto do Titular (Email e telefone, por exemplo);
  • Morada da instalação elétrica com respetivas coordenadas geográficas;
  • Potência elétrica a contratar.

Por sua vez, para a contratação do fornecimento de energia elétrica, a ser feito já com a EDP Comercial, deverá apresentar novamente o seu Cartão de Cidadão, assim como o CPE que lhe foi entregue pela EDP Distribuição, e comprovativo da morada (poderá ser a escritura de compra e venda ou o contrato de arrendamento).

Se tiver dúvidas, o melhor é entrar em contacto com um dos nossos assistentes. Iremos ajudá-lo em todos os passos para ligar a luz na sua casa.

Comparador de tarifas de luz

Como posso ter luz na minha casa?

Fale connosco para esclarecer as suas dúvidas.

(segunda-quinta 8h-21h, sextas 8h-20h, sábado 8h30-19h)

Como religar a luz que foi cortada EDP?

Quer saber como religar a luz cortada na EDP? Em primeiro lugar, deverá tentar perceber qual a causa para o corte de energia ou avaria técnica.

Se, por exemplo, não pagou as faturas no prazo determinado, fica sujeito à interrupção do fornecimento de eletricidade que, por sua vez, terá custos de corte e de religação de luz. Para voltar a ter luz em casa, deverá contactar a EDP.

Religar a luz cortada EDP

Relativamente ao tempo de demora para religar a luz na EDP, se a interrupção do fornecimento tiver sido originada pelo consumidor, esta demorará 12 horas a ser reinstalada para clientes de Baixa Tensão Normal (ou 4 horas, no caso de querer pagar um valor adicional e pedir uma religação urgente, definido no Regulamento das Relações Comerciais).

Solicitar luz de obra à EDP

O que é uma ligação de eletricidade provisória?Esta ligação de eletricidade é de uso temporário em baixa tensão e destina-se normalmente a instalações para trabalhos temporários, obras, reparações, ensaios temporários ou outros tipos de eventos.

Para realizar a ligação de luz de obra, ou qualquer outro tipo de ligação provisória, deverão ser cumpridos uma série de regulamentos, sendo também necessários alguns dados:

  • Documentos Necessários para Ligação Temporária:
  • Cartão de Contribuinte (NIF ou NIPC), Cartão de Cidadão ou Passaporte;
  • Licença de obras emitida pela Câmara Municipal;
  • Ficha Elétrica EDP, com a potência requisitada;
  • Coordenadas geográficas do ponto de receção;
  • Declaração de conformidade da execução e termo de responsabilidade.

Saiba que o ramal de ligação é da responsabilidade do consumidor que o solicitou, assim como as fases de montagem e desmontagem do mesmo. Quanto ao pagamento da luz de obra EDP o cliente só paga os serviços de ligação.

EDP Ligações: Contactos Úteis

Se os procedimentos para as ligações à rede da EDP lhe parecem complicados, poderá recorrer diretamente aos contactos da companhia. Abaixo, indicamos o número de telefone da EDP Distribuição, assim como da EDP Comercial e da EDP SU Eletricidade para atendimento ao cliente.

EDP Ligações Contactos
EDP Distribuição (Distribuidora)
EDP Comercial (Mercado Livre)
EDP SU Eletricidade (Mercado Regulado)

Na eventualidade de ter já uma ligação de eletricidade na EDP, mas ainda ser cliente do mercado regulado de energia, saiba que poderá contactar a EDP Comercial para passar para o mercado livre.

Perguntas Frequentes sobre Nova Ligação EDP

🗓Quanto tempo demora a EDP a ligar a luz?

Se já tem a instalação de eletricidade, a EDP irá demorar entre 5 a 7 dias úteis para ativar o fornecimento de energia. No entanto, se ainda não tiver o ramal de ligação, a ligação de luz demorará mais tempo (os prazos serão apresentados no orçamento pela EDP Distribuição).

⚡️Quais os passos a seguir para a nova ligação à rede na EDP?

Primeiro deverá contactar a EDP Distribuição e, quando o contador estiver ativo e já tiver o Código CPE, poderá contactar a EDP Comercial para celebrar o novo contrato. Conheça todos os passos neste artigo.

💶Quanto custa o novo contrato com a EDP Comercial?

O novo contrato com a EDP Comercial é completamente gratuito. Esteja a par das tarifas da comercializadora.

Atualizado
210 009 971
Quero que me liguem