Está aqui

Alterar Titular Contrato EDP: Como Mudar ou Cancelar Contrato EDP

Graças ao mercado livre, pode fazer várias mudanças ao seu contrato de energia gratuitamente. É possível escolher e comparar tarifas de luz e gás, e mudar várias cláusulas no seu contrato de energia. Veja aqui como e quanto custa alterar o titular do contrato da EDP e como cancelar o contrato com a EDP.

Alterar Titular Contrato EDP

Alterar Titular Contrato EDP

Alterar o titular do contrato da EDP permite, ao novo titular, responder legalmente por qualquer situação relativa ao seu fornecimento de eletricidade ou gás, e modificar qualquer informação no contrato da EDP.

  • Quando devo alterar o titular do contrato EDP?
  • Novos inquilinos: a titularidade deve ser assumida pelos novos inquilinos;
  • Compra e venda de uma casa: O comprador deve assumir a responsabilidade do contrato de luz e/ou gás existente;
  • Divórcio: O indivíduo que fique com o imóvel, deverá ser o novo titular da conta de luz e gás;
  • Falecimento do titular: Caso se pretenda dar continuidade ao contrato, os familiares deverão decidir quem será o próximo titular. Caso se justifique, pode-se também pedir o cancelamento do contrato da EDP.

Em suma, mudar o nome do titular da conta de luz é essencial para desresponsabilizar a pessoa que já não desfruta dos serviços de luz e gás, transferindo essa responsabilidade para os novos beneficiários do serviço.

Como mudar nome na conta de luz?

Para mudar nome na conta de luz da EDP, poderá ligar para o apoio ao cliente da EDP através do contacto da EDP, em dias úteis, das 8h às 22h e com custo de chamada local. Alternativamente, pode também realizar a mudança de titularidade numa loja da EDP.

Relembramos que esta gestão deverá ser solicitada por aquele que será o novo titular do contrato da EDP.

Documentos para mudar o titular da conta de luz

Precisa de mudar o titular da conta de luz? Esta é uma das operações mais simples e rápidas que pode fazer com a EDP. De modo a tornar todo o processo mais fácil, não se esqueça de ter à mão os seguintes documentos:

  • Documentos para a Mudança de titular da fatura de energia
  • Dados do novo titular;
  • Dados do antigo titular;
  • Morada completa do imóvel;
  • Código CPE ou Código CUI;
  • Conta bancária;
  • Caderneta Predial, Contrato de Arrendamento, Escritura de Compra, Contrato de Promessa de Compra e Venda, Documento de Trespasse, etc.

Se tiver na sua posse uma fatura de luz e gás anterior, use-a também. Nela, poderá encontrar vários dados necessários à alteração da titularidade do contrato EDP, como os dados do antigo titular, e os códigos CPE e CUI. Caso não possua uma fatura dos meses passados, reuna primeiramente todos os dados juntamente com o antigo titular.

Quanto custa alterar o titular da EDP?

Graças ao mercado livre de energia, não há fidelização obrigatória entre o cliente e as companhias energéticas, o que significa que é possível realizar um grande número de alterações ao seu contrato de luz e gás sem qualquer custo associado.

Mudar a titularidade da EDP é, por isso, uma gestão gratuita. Isto implica que nem o novo titular nem o anterior terão que pagar nenhum valor à comercializadora com a qual tenham contrato, ou que venham a contratar.

Fim das inspeções em caso de alterações contratuaisA partir de 2018, deixou de ser obrigatório realizar a inspeção de gás natural e eletricidade sempre que é feita uma alteração no contrato de luz e gás. Esta formalidade passa agora a ser substituída por um termo de responsabilidade do autor do projeto.

Quanto tempo demora a mudança de titular na EDP?

A mudança de titularidade é um serviço rápido. A solicitação da alteração do contrato de luz por chamada telefónica, ou por atendimento presencial não deverá levar mais do que meia hora. Após o pedido, a atualização de titular do contrato EDP leva, em média 5 a 7 dias úteis.

Durante este período de transição de titularidade, não sentirá qualquer diferença no seu fornecimento de luz e gás, uma vez que este não é interrompido.

Mudança de nome na conta de luzTenha em atenção que, depois da alteração, ainda poderá receber uma fatura da EDP relativa ao mês passado com o nome do anterior titular.

Cancelar contrato EDP

A qualquer momento, se for cliente da EDP Comercial, pode também escolher cancelar o seu contrato de luz e gás. No mercado livre não há qualquer tipo de fidelização, pelo que pode escolher cancelar o contrato com a EDP a qualquer momento e sem qualquer custo.

Quer cancelar o contrato com a EDP porque está a pensar em mudar de fornecedor de energia? Recomendamos que faça primeiro uma comparação entre as companhias de luz e gás, para verificar qual a que melhor se adequa às suas necessidades de consumo.