Aumentar a potência contratada por contador digital

Ao ligar a luz à rede elétrica em uma morada, o consumidor necessitar contratar um termo de potência com a comercializadora, que determinará a quantidade de aparelhos elétricos que podem conectar - todo ao mesmo tempo - e também o preço fixo que se cobrará na fatura da luz.

Se o cliente decide aumentar a potência contratada, será porque a anterior não foi suficiente, uma vez que, ao conectar vários aparelhos elétricos, o disjuntor apagará e será cortado o fornecimento de maneira momentânea. Para consertar esse problema - aumento ou diminuição da potência - basta ligar na comercializadora e solicitar a mudança.

Casos de aumento de potência elétrica

Por vários fatores. as necessidades do consumidor não são sempre as mesmas. Assim que, rotinas horárias, costumes distintos e número de habitantes são pontos cruciais para que uma potência seja vista como alta ou baixa.

A Lojaluz listou alguns outros pontos que também podem ser importantes para um aumento de potência elétrica:

  • A potência elétrica é insuficiente
  • A morada não dispõe de um contador funcionando perfeitamente
  • O consumidor tem algum problema com a caixa de luz e, ao mudar o contador a digital, não funcionará corretamente

Onde está o interruptor em um contador digital?

O contador digital de luz incorpora o interruptor dentro do próprio sistema de medição, o que faz com que não seja encontrado no quadro geral de luz, como era nos contadores analógicos e, portanto, para reestabelecer o fornecimento terá que utilizar um dos métodos, abaixo listado por Lojaluz:

  1. Desconectar os eletrodomésticos de maior potência
  2. Desconectar o interruptor geral, situado no quadro geral.
  3. Esperar entre 5 e 10 segundos
  4. Cpnectar o interruptor outra vez - o do passo 2 -
  5. Depois de uns segundos, o interruptor interno do contador se fechará automaticamente e voltará a ter luz
  6. Outra opção é apertar o botão amarelo. Se escutará um pequeno ruído, seguido da data do problema e imediatamente se retornará o fornecimento elétrico.

Aumentar a potência elétrica de uma morada

Para solicitar um aumento de potência elétrica, o cliente terá apenas que entrar em contato com a comercializadora e solicitar o trâmite com o operador que lhe atenda. Se recomenda estimar, previamente, o termo de potência mais adequado e facilitar los seguintes dados para a contratação:

  1. Dados pessoais do titular da luz
  2. Qual potência contratada se quer aumentar
  3. Código CPE que aparecerá sempre na fatura da luz
  4. Conta bancária

A gestão levará, em média, entre 4 e 5 dias úteis, onde a distribuidora se encarregará de enviar um técnico, que mudará a potência elétrica para a que foi solicitada pelo consumidor.

Despesas por aumentar a potência contratada

Não tem custo nenhum uma alteração de potência, sempre que a instalação aceite o novo valor que o cliente solicite. Se precisar do reforço no ramal por parte de EDP Distribuição, então o cliente terá um custo segundo o orçamento da distribuidora.

Pode solicitar esta gestão ao mesmo tempo que muda a titularidade da luz do seu contrato, que não tem custo.

Quando posso aumentar a potência

Não tem limites de vezes, pode mudar sempre que quiser. Também deve saber que o cliente pode mudar a potência ao mesmo tempo em que altera a titularidade da luz, ou que muda de comercializador elétrico.

Quanto mais habitantes, maior costuma ser a potência de luz contratada

Geralmente o aumento de potência é solicitado quando se nota que o uso de vários aparelhos elétricos juntos faz com que o disjuntor se sobrecarregue e desligue automaticamente. Outro fato que é comum para a alteração é a chegada de novos inquilinos, já que, quanto mais habitantes, mais se utilizará a luz, consequentemente, mais potência necessitará.

Até quando posso subir a potência da luz?

Não há limites para aumentar a potência contratada. O cliente poderá fazê-lo sempre que a instalação seja apropriada para esse novo valor. Caso a instalação necessite de uma adaptação ao novo valor requisitado de potência, uma equipa técnica da distribuição será a responsável de concluí-la.

A Lojaluz recomenda que se faça uma simulação de despesas de luz antes de fazer qualquer alteração relacionada à potência elétrica, assim como, também, uma comparação entre as tarifas de luz - que inclui a potência contratada, chamada, então,de termo fixo - para que se possa celebrar um novo contrato de luz.

Compare as tarifas

Comparar é imprescindível quando se quer poupar na fatura de luz. Abaixo, poderá comparar as companhias de eletricidade e suas distintas tarifas de luz.

Nesse caso, a comparação foi feita para um imóvel com 5 ou mais habitantes, assim como, pequenos negócios ou escritórios, que têm, em sua maioria, contratado 10,35 kVA de potência.

*Facturação eletrônica
 
210 009 971
Quero que me liguem