Está aqui

Como aumentar a potência da luz

Quando um cliente já tem a instalação elétrica feita, pode contactar com uma das comercializadoras de luz para celebrar um novo contrato.

Para a contratação, previamente devem-se tomar umas decisões que vão delimitar a qualidade do serviço e o fornecimento na vivenda:

  • Potência elétrica a contratar
  • Titularidade do contrato
  • Tarifa a contratar
  • Companhia comercializadora a contratar

Mudar o contrato elétrico

Saiba que pode alterar o contrato elétrico sempre que o achar preciso

O cliente, após a nova ligação elétrica, pode alterar as decisões que tomou na altura, para adaptar o fornecimento á necessidade própria dele. Contacte connosco para tomar a melhor decisão, de maneira que a gestão da eletricidade se faça de forma rápida e fácil.

Qualquer alteração do contrato pode ser feita por qualquer companhia comercializadora de luz de forma completamente gratuita. Saiba que pode alterar o contrato elétrico sempre que o achar preciso.

A potência elétrica

quantidade fixa que o cliente declara e limita o consumo instantâneo

A potência elétrica é a quantidade fixa que o cliente declara e limita o consumo instantâneo que pode fazer no ponto de entrega. Esta potência deve ser declarada após a consulta para saber qual deve ser a sua potência, bem seja com ajuda de um especialista ou com a utilização do simulador de consumo de eletricidade do site.

Aumentar a potência da luz

Esta alteração é completamente gratuita

Caso o cliente repare que a potência que tem contratada não é suficiente, pois o disjuntor salta continuamente ao ligar os aparelhos mais comuns. Neste caso o cliente deve aumentar a potência elétrica, e ter mais tensão para poder ligar mais aparelhos ao mesmo tempo. Esta alteração é completamente gratuita.

Que potencia posso chegar a contratar?

Não existem limites. Poderá fazê-lo sempre que a instalação for apropriada para esse novo valor. Se a instalação precisar de uma adaptação, uma equipa técnica da distribuidora será a responsável de concluí-la.

Os aparelhos elétricos

Na fatura de luz pode ver os seus consumos e a potência que tem contratada. Para ter mais noção de aquilo que nos preocupa, veja estes dados com a sua fatura.

Em casa há objetos normais que o cliente usa, mas estes objetos precisam de muita tensão para funcionar. Os aparelhos eletrónicos mais comuns são os seguintes:

Aparelho Potência média (Watt) Consumo médio mensal (kWh)

Iluminação

500

12

Ferro de engomar

1000

15

Secador

500

5

Televisão

200

30

Arca congeladora

200

30

Frigorífico

200

40

Lava-roupa

2500

50

Lava-louça

3000

60

Fogão elétrico

0

0

Forno

2000

20

Fritadeira

1500

10

Computador

250

15

Microondas

1000

2

Termo acumulador

12-14(W/litro)

200

Aquecimento

70-90(w/m2)

15-20(kWh/m2)

Ar acondicionado

15-20(W/m2)

3-4(kWh/m2)

  • Em caso de não precisar de um reforço no ramal: O cliente pode fazer a gestão através da comercializadora directamente.
  • Em caso de precisar um reforço no ramal: o cliente deverá ligar à distribuidora (EDP Distribuição) para lhe fazer este reforço, e assim adaptar a instalação ao novo valor de potência.
Partilhar no Facebook  Partilhar no Twitter  Partilhar no Google Plus