Está aqui

Mudar a potência da Enat

A ENAT é uma empresa que oferece serviços energéticos no mercado livre português.

Escolha a tarifa elétrica e a potência que mais lhe convêm e contacte-nos através do número de telefone gratuito 210 009 971, ou contacte a empresa para poder celebrar o contrato.

A potência contratada é o nível de tensão de uma instalação, ou seja, é o limite do consumo instantâneo de energia, que interrompe o fornecimento quando excedemos o limite. Normalmente, os clientes têm contratada uma potência que lhes permita usufruir do fornecimento sem cortes nem problemas adicionais. Mas existem casos, em que essa potência revela-se superior à necessária, pelo que existe a possibilidade de poupar, ao realizar uma redução da potência contratada. A qualidade do seu fornecimento está limitado pela distribuição elétrica do país, ao abrigo da EDP Distribuição.

Quando mudar a potência?

Quando o cliente celebra um contrato de fornecimento com uma determinada potência elétrica poderá alterá-la sempre que precise. No entanto, primeiramente é necessário comparar as tarifas elétricas existentes num sistema cada vez maior e mais competitivo de maneira a conseguir uma maior poupança, O que significa que pode adaptá-la consoante o uso do consumidor, para tal deve primeiramente consultar um técnico que o aconselhe a potência a contratar, ou pode ainda pesquisar no nosso simulador online. Saiba como alterar a potência contratada para adaptá-la às necessidades dos clientes.

Existem diferentes casos em que o cliente pode solicitar a alteração de potência:

  1. O diferente uso consoante as estações do ano. Exemplo: Uma casa na praia tem uso durante o verão, por isso o cliente poderia solicitar, nessa altura, uma potência mais alta e no inverno, uma mais baixo.
  2. O tipo de zona em que se encontra o imóvel. Exemplo: Se um imóvel é construído numa zona húmida ou de baixas temperaturas, então é necessário aumentar a potência em relação ao verão, ou então, pode ainda solicitar a rescisão do fornecimento durante dias.

Realizar a ligação elétrica

Em primeiro lugar, o cliente deve conhecer se onde quer ter o fornecimento elétrico existe ou não a possibilidade de tê-lo. Isto é, saber se a instalação elétrica está feita ou se precisa de alguma reparação ou reforço no ramal. A possibilidade de ter o fornecimento de luz depende da instalação elétrica.

Após esta verificação, o cliente deverá solicitar a ficha técnica da instalação à EDP Distribuição, em caso de não a ter.

 

Gostaria de ligar a sua luz com a ENAT? Conheça todas as tarifas disponíveis desta companhiaAjudamos a encontrar a que melhor se adapte às suas necessidades. Contacte-nos!
Chamada Gratuita Leve-me ao comparador

Como poupar com a alteração da potência?

É possível para o cliente poupar com a alteração da potência contratada.

É possível para o cliente poupar com a alteração da potência contratada.

Se efetuar uma redução de potência, vai sofrer uma redução dos preços praticados anteriormente, pois passa a subscrever uma potência menor. Contudo, se necessitar de voltar a aumentar a potência contratada para o valor que tinha anteriormente pode entrar em contacto com a empresa para repor o serviço que possuía anteriormente.

Uma prática existente é a de, consoante a estação do ano, alterar a potência contratada, de modo a tirar maior proveito do efeito que as estações do ano têm nas residências, como referido anteriormente.

Desta maneira, o cliente conseguirá limitar o pagamento do fornecimento ao uso real que faz.

Por vezes, mudar a potência não permite uma grande diferença no pagamento, neste caso o cliente deverá consultar o tarifário disponível e iniciar um processo que lhe permita mudar a contratação do seu fornecimento dentro da mesma companhia ou mediante o mercado livre.

Como mudar a potência na Enat?

Após a confirmação, por parte da comercializadora, de que o cliente pode mudar a potência para a que deseja, então este pode comparar as tarifas do mercado de modo a aproveitar a mesma gestão e melhorar a suas condições. Compare e mude de companhia de eletricidade para melhorar as suas condições.

Existem 3 maneiras de o fazer:

  • ONLINE: Preenchendo um formulário que se encontra no site da própria companhia.
  • TELEFONE: Contacte a companhia para solicitar qualquer tipo de gestão, sempre com a apresentação dos dados requisitados.
  • PRESENCIALMENTE: Pode ir a uma das lojas Enat e solicitar a alteração de potência. Veja no nosso site qual a loja Enat mais próxima de si.

Para qual potência se deve mudar?

  • Neste ponto, existem diferentes maneiras de saber para que potência deve mudar
  • Por conta própria: deve calcular a potência consumida pelos seus eletrodomésticos e aparelhos de sua casa e, comparar o valor aos possíveis da companhia comercializadora de luz. Senão, de modo a poupar trabalho na análise de todos os consumos de cada electrodoméstico e aparelho, pode estimar os seus respectivos consumos. Apesar de este último não ser um método extremamente preciso, proporciona valores bastante fiáveis que podem ser utilizados como referência.
  • Contratando um eletricista ou um especialista autorizado: que avalie qual o consumo dos aparelhos de sua casa e que possa ajudá-lo neste processo, minimizando assim qualquer risco e erro que poderia existir se optasse por tratar este processo por conta própria.
  • On-line: Pode optar pela nossa aplicação de estimação do consumo de luz

Quanto custa alterar a potência?

Os processos de alteração do contrato da luz não têm quaisquer custos associados, por isso o cliente, pode mudar de potência as vezes que quiser de forma gratuita.

No entanto deve-se ter especial cuidado para não reduzir em demasia a potência, de modo a evitar problemas na utilização do serviço. Ao contratar uma potência demasiado baixa relativamente ao seu uso, deparar-se-á com a falha do serviço regularmente, tal ocorre devido ao disjuntor, que é um dispositivo utilizado pela empresa que visa controlar o uso de energia em casa dos clientes, consoante a potência que têm contratada.

Existe uma exceção! Quando o cliente quer contratar uma nova potência e para tal é necessário fazer um reforço no ramal da instalação elétrica e esta não se encontra preparada para o assumir.

Quais os dados a apresentar à Enat?

Os seguintes dados são aqueles que servem para formalizar o pedido de troca de potência à Enat, seja qual for o meio de contacto com a companhia elétrica:

  • Fatura do mês anterior de fornecimento (onde consta o CPE, morada e outros dados de interesse)
  • Nova potência que deseja contratar
  • Identificação pessoal (verifique primeiro se existe ou não alteração da titularidade do contrato elétrico)

Contacto da Enat

Uma vez feito o trabalho de cálculo de potência para averiguar se é possível alterar a potência, deve entrar em contacto com a empresa que o irá ajudar ao longo de todo este processoirá indicar-lhe que documentos e que dados deve ter consigo de modo a poder concluir este processo.

Assim, pode contactar a Enat das seguintes maneiras:

Telefone de apoio ao cliente da ENAT: Serviço de Apoio Comercial: +351 272 089 333 (9h às 19h – Chamada Local)

E-mail: Geral: eletricidade@enat.pt

Partilhar no Facebook  Partilhar no Twitter  Partilhar no Google Plus