Potência elétrica contratada num hotel: Como alterar e poupar energia

O disjuntor do seu hotel está constantemente a apagar? Isso acontece porque provavelmente a potência elétrica que tem contratada para o mesmo é menor do que a necessária.

Alterar a potência do seu empreendimento com a companhia elétrica é um processo bastante fácil. A depender do valor que esteja acordada neste momento, se for a mais do que o necessário, uma mudança inclusive lhe ajudará a poupar em sua fatura.


Os diferentes tipos de tensão

Antes de falar sobre como alterar a potência, é necessário entender os diferentes tipos de tensão elétrica que existem e descobrir em qual delas se enquadra o seu hotel. Geralmente, para um negócio deste tipo, o valor de potência utilizada costuma ser muito mais elevado do que para uma morada e, a depender da grandiosidade do imóvel, poderá enquadrar-se, inclusive, em outro tipo de tensão. Abaixo explicamos as diferenças:

  • Baixa Tensão Normal (BTN)
  • Aqui se enquadram todas as potências que vão desde 1,15 até 41,4kVA. Costuma ser utilizado para residências, escritórios ou pequenas empresas;
  • Baixa Tensão Especial (BTE)
  • Potências acima de 41,4 até 45kVA. Seu uso costuma ser para grandes lojas ou armazéns;
  • Média Tensão (MT)
  • Aqui os valores de potência já são superiores a 1kW, mas inferiores a 45kW. É utilizada para indústrias ou grandes empresas, com muitas máquinas e equipamentos elétricos.
  • Alta Tensão (AT)
  • Geralmente aplicada em hospitais ou grandes fábricas, como as do setor siderúrgico, celulose, plásticos ou serviços energéticos. É para potências acima de 45kW, mas menores que 110kW.

Como saber a potência necessária para meu hotel?

Para saber a potência exata do seu hotel, a maneira mais recomendável é contar com a ajuda de um eletricista, no entanto, há alguns pontos que lhe ajudarão a defini-la:

  • Qual a superfície total do imóvel?
  • Qual a capacidade do hotel?
  • Quantos funcionários trabalharão ali?
  • Aproximadamente quantas máquinas e equipamentos elétricos ou eletrônicos haverá no espaço
  • Qual o horário de funcionamento do hotel?
  • Quando serão utilizadas a maior parte dos equipamentos? Quantos serão utilizados simultaneamente?

Também lhe será de grande valia, fazer uma visita a um empreendimento que tenha características parecidas ao seu e ali perguntar qual é a potência elétrica que eles utilizam.

Como alterar a potência elétrica de meu hotel?

Caso tenha descoberto que a potência que tem contratada atualmente é mais baixa ou mais alta do que a real necessidade, recomendamos que entre em contato com a companhia elétrica e solicite a modificação. Se é inferior, alterá-la irá evitar aborrecimentos constantes com a queda de luz no imóvel; e, se a potência atual é superior ao que deveria, realizar a troca irá ajudá-lo a poupar um pouco mais nas faturas de luz a cada mês. Para requerer esta mudança, é necessário contatar a companhia elétrica com os seguintes documentos em mãos:

  1. Nome e número de contribuinte do titular;
  2. Endereço do hotel;
  3. Contrato que comprove a compra ou aluguel do imóvel;
  4. CPE, Código Ponto de Entrega (poderá encontrá-lo em uma fatura anterior);
  5. Novo valor de potência a contratar;
  6. Dados para pagamento.

Como poupar na fatura de luz do meu hotel?

Para conseguir poupar na fatura de luz, é importante escolher a tarifa que melhor se adapte às necessidades do seu imóvel e, para isso, compreender cada vocábulo que a defina:

  • Termo Fixo: é o preço, em €/dia, pagado pela potência contratada. Como a potência não varia, este valor tampouco o fará.
  • Termo de Consumo: é o preço pagado pela energia consumida. O valor da energia em si (€/KwH) poderá ou não variar se a tarifa é simples, bi ou tri-horária, mas o total pago a cada mês provavelmente sempre será diferente porque será relativo de acordo com o consumo diário de cada cliente.

As companhias costumam oferecer muitos descontos no termo fixo; no entanto, o termo de consumo é o maior responsável pelo valor total de uma fatura de luz e, por isso, é sempre melhor estar atento às empresas que geram as melhores ofertas neste ponto.

Trocar de companhia comercializadora de eletricidade para meu hotel

fatura eletricidade

Se, depois de entender o que são termo fixo e termo de consumo, acreditar que está a pagar muito pela sua tarifa de luz, facilmente poderá solicitar a troca por uma nova comercializadora de eletricidade para o ser hotel. Para isso, depois de analisar bem todas as propostas de diversas companhias e decidir pela mais adequada para o seu hotel, necessitará entrar em contato com a nova empresa e apresentar os mesmos documentos citados anteriormente, na alteração de potência.

Requisitar este novo contrato com outra empresa é um processo rápido e gratuito, no entanto, é preciso ter a certeza de que em seu contrato anterior não exista uma cláusula de fidelidade que esteja a obrigar-lhe a permanecer com a companhia atual durante um período mínimo de tempo. Se esta fidelização não está acordada, não haverá problema em realizar um compromisso com uma nova comercializadora.