Escolher e alterar a potencia elétrica de sua morada

A potencia elétrica de sua morada deve estar bem controlada, nem muito alta para evitar o desperdício, nem muito baixa para evitar as interrupções de luz. Este valor corresponde ao consumo máximo de energia durante um tempo T; quanto maior seja, mais aparelhos elétricos eu poderei utilizar ao mesmo tempo em minha residência. Se a potência subscrita é ultrapassada, o disjuntor irá disparar.


Qual é a potência de um medidor de eletricidade?

calcular potencia eletricaA potência de um medidor elétrico se expressa em Quilovoltampere (kVA) ou Quilowatts (kW). O kVA mede a potência elétrica aparente, enquanto o kW é a unidade de medida da potência ativa e, em geral, se aceita que, 1kVA = 1kW.

O medidor de potência mostra a quantidade de energia consumida por unidade de tempo, ou seja, a capacidade da instalação elétrica de uma casa para operar, simultaneamente, certa quantidade de aparelhos elétricos.

Existem 13 níveis de potência elétrica para o segmento doméstico, apesar de nem todas as companhias comercializadoras operarem com eles, e vão desde 1,15kVA até 41,4 kVA.

O preço da sua eletricidade dependerá da potência que escolha para o seu medidor de luz e também dos valores do seu fornecedor de eletricidade.

A potência (kVA ou kW) é um conceito diferente do consumo (kWh). Por exemplo, um secador de cabelo de 2.000W de potência (kW=2) consumirá 2.000 Wh (kWh=2), em funcionamento a plena potência durante uma hora. A potência elétrica de uma instalação pode ser alta e o consumo baixo, se os aparelhos elétricos são utilizados com pouca frequência (como no caso de uma segunda casa, com uma piscina climatizada).

Qual a potência ideal para sua morada?

Para saber a potência elétrica necessária para uma residência, é necessário calcular a soma da potência de todos os aparelhos elétricos conectados à instalação e capazes de serem utilizados simultaneamente. Os diversos artigos de consumo elétrico em geral são: aquecimento, água quente, iluminação e eletrodomésticos (máquina de lavar, forno, frigorífico,...). No entanto, para consumidores domésticos, não costuma ser necessário fazer cálculos precisos, é possível estimar a potência requerida a partir do tamanho da residência e do uso da eletricidade (se o aquecimento e a água quente são por meios elétricos, por exemplo). Para ter um valor preciso, a melhor maneira seria consultando a um técnico eletricista.

Simulador de Potência A Lojaluz tem à sua disposição um simulador de potência para que possa estimar qual seria a necessidade da sua morada.

Como saber a potência que tenho contratada atualmente

Infelizmente os contadores de luz não indicam mais que o consumo total de energia, mas o valor da potência contratada sempre poderá ser encontrado em suas faturas de eletricidade, qualquer que seja a companhia. Caso não tenha nenhuma disponível, poderá contatar a empresa com a qual possui o contrato de fornecimento elétrico e solicitar a informação diretamente com eles. Para tal, só precisará informar o nome do titular do contrato e o CPE.

Determinar a potência necessária em sua vivenda

Características do imóvel Potência recomendada Comercializador recomendado Mais informação
  • Garagens e outros espaços pequenos;
  • Uso de iluminação e um rádio ou televisão.
1,15kVA elusa Contacto
  • Um quarto ou outros espaços igualmente pequenos;
  • Uso simultâneo de iluminação, TV, computador, rádio e secador de cabelo.
2,3 kVA
  • Apartamento T1 ou T2 ( < 40m²);
  • Uma só pessoa habitando;
  • Uso de frigorífico, máquina de lavar, computador e TV.
3,45kVA
  • Apartamento T1 ou T2;
  • Duas ou mais pessoas;
  • Equipamentos eletrodomésticos básicos.
4,6kVA
  • Apartamento T2 ou T3;
  • Uma pessoa;
  • Equipamentos eletrodomésticos básicos e também um forno elétrico, por exemplo.
5,75kVA
  • T2 ou T3;
  • Duas ou mais pessoas;
  • Além dos eletrodomésticos citados acima, uso também de secadores de cabelo ou ferros de passar.
6,9kVA
  • Apartamentos grandes, com aproximadamente 120m²;
  • Aquecimento elétrico.
10,35kVA
  • Superfícies com mais de 150m²;
  • Aquecimento elétrico;
  • Casa com piscina climatizada.
13,8kVA goldenergy Contacto
  • Escritórios, pequenas empresas;
  • Lojas de setor não-alimentário.
17,25kVA
  • Empresas medianas com pequenos espaços refrigerados;
  • Até 100 funcionários com computadores;
  • Pequeno café ou hostal.
20,7kVA

É importante destacar que, muitas vezes, as comercializadoras menos conhecidas, como é o caso da Elusa, são as que possuem os preços mais convenientes. Estas acabam sendo mais vantajosas economicamente porque precisam de valores competitivos para poder destacar em um setor aonde as grandes multinacionais são normalmente as maiores detentoras do mercado.

Potências superiores a 20,7kVA

Potências Uso Comercializadora recomendada Mais informação
20,7 a 41,4kVA
  • Em empresas;
  • Raramente para residências.
elusa Contacto
BTE e MT
  • Armazéns e lojas (BTE);
  • Fábricas ou grandes empresas (MT).
audax Contacto

Alterar a potência da sua residência

Como realizar este procedimento

Se necessita mudar a potência que tem contratada, primeiramente deve ter claro os seguintes conceitos:

  • Potência Nominal: Potência máxima em regime contínuo, para a qual a instalação foi projetada; normalmente vem indicada nas especificações fornecidas pelo fabricante e na chapa afixada nas máquinas.
  • Potência contratada: Potência contratada com o fornecedor de eletricidade para abastecer o imóvel. Nunca poderá sobrepassar a potência nominal.

Para solicitar esta alteração, é necessário contactar ao comercializador que tem contratado e apresentar a seguinte documentação:

  1. Nome e número de contribuinte do titular;
  2. Endereço da vivenda;
  3. Contrato que comprove a compra ou aluguel do imóvel;
  4. CPE, Código Ponto de Entrega (poderá encontrá-lo em uma fatura anterior);
  5. Novo valor de potência a contratar;
  6. Dados para pagamento.

Esta alteração implica o deslocamento de uma equipa técnica ao imóvel ao qual foi solicitado o procedimento. No entanto, está condicionada à existência de condições regulamentares e técnicas. É preciso lembrar que, a princípio, não será possível contratar um valor maior que a potência nominal; caso queira fazê-lo, precisará realizar uma nova instalação técnica, o que já acarretaria em maiores despesas.

Alterações ou contratações?Todas as gestões em um só lugar. Auxiliamos gratuitamente!!
Chamada Gratuita Leve-me ao comparador

Existe algum custo relacionado com a alteração do valor da potência? Não custa nada alterar o valor da sua potência. Esta troca é gratuita (não importa qual seja a sua comercializadora) e poderá ser realizada sempre que o consumidor acredite ser necessário, sem que haja um limite máximo de vezes para tal.

Preço por potência contratada

O preço pago pela potência que tem contratada varia de acordo com o valor da mesma, sendo mais elevado quanto mais alta a potência. Este valor é chamado de termo fixo e é como uma subscrição que não irá depender do seu consumo, ou seja, utilizar mais ou menos eletricidade em um mês, não irá afetar o quanto pagará pelo termo fixo e, todos os meses, pela mesma potência, pagará o mesmo preço. A diferença entre o que um consumidor pode pagar pela potência mais baixa e outro pela mais alta em BTN, chega a ser de 286,01€.

Veja abaixo a tabela com o valor total anual pagado em cada uma das potências elétricas, de acordo com as tarifas do mercado regulado:

Preço da Potência de acordo com o tarifário do mercado regulado (atualizado em 11/11/2016)
Potência em kVA Euros/dia Euros/ano
1,15 0,0832 30,37
2,3 0,1461 53,33
3,45 0,1584 57,82
4,6 0,2058 75,12
5,75 0,2531 92,38
6,9 0,3003 109,61
10,35 0,4419 161,30
13,8 0,5835 212,98
17,25 0,7251 264,66
20,7 0,8668 316,38

O consumo dos aparelhos elétricos de todos os dias

Abaixo encontrará uma tabela que estima a potência dos aparelhos elétricos que costumamos utilizar em nossas moradas, no entanto, poderá variar de acordo com cada produto e seu fabricante. É comum que o valor venha mostrado dentro das especificações técnicas que costumam acompanhar estes aparelhos. Esteja atento.

 
Aparelho Potência média (Watt) Consumo médio mensal (kWh)

Iluminação

500

12

Ferro de engomar

1000

15

Secador

500

5

Televisão

200

30

Arca congeladora

200

30

Frigorífico

200

40

Lava-roupa

2500

50

Lava-louça

3000

60

Fogão elétrico

0

0

Forno

2000

20

Fritadeira

1500

10

Computador

250

15

Microondas

1000

2

Termo acumulador

12-14(W/litro)

200

Aquecimento

70-90(w/m2)

15-20(kWh/m2)

Ar acondicionado

15-20(W/m2)

3-4(kWh/m2)

210 009 971
Quero que me liguem