Quando posso alterar a potência eléctrica?

A potência eléctrica é algo que é acordado aquando do momento da celebração de um novo contrato ou quando se liga a luz à rede, onde o cliente vai contratar uma potência eléctrica que seja adequada às suas necessidades, mas que não seja excessivamente alta de modo a evitar estar a pagar por um serviço superior ao que precisa.

Quando se fala em potência eléctrica, estamos a abordar a velocidade a que a energia é consumida. Quando o consumo das nossas casas ultrapassa a potência contratada, faz com que seja accionado um disjuntor visando proteger os respectivos circuitos eléctricos de possíveis danos.

É possível efectuar a alteração da potência eléctrica contratada a qualquer altura, sendo apenas necessário entrar em contacto com a empresa que tem contratada para que esta possa comprovar se a alteração pretendida é passível de ser feita.

Quanto custa alterar a potência contratada?

Não existe nenhum custo associado a esta acção, sempre que o cliente desejar alterar a potência contratada pode proceder com esta operação. Uma prática relativamente comum é a de ir alterando a potência contratada consoante as estações do ano, uma vez que no Verão pode ser possível reduzir a potência eléctrica e no Inverno pode existir a necessidade de aumentar a potência contratada.

Veja as principais potências e tensões elétricas do mercado:

Baixa Tensão: Potências contratadas iguais ou inferiores a 45 kVA e potência mínima contratada de 1,15 kVA. Este tipo é aconselhável para clientes residenciais, lojas, escritórios e pequenas empresas. BTN (Baixa Tensão Normal para potências <41.4 kVA) e BTE (Baixa Tensão Especial para potências entre 41.4 kVA e 45 kVA).

Média Tensão: tensão entre fases cujo valor eficaz é superior a 1kV e igual ou inferior a 45kV. Estas potências são específicas para indústrias.

Alta Tensão: Tensão entre fases cujo valor eficaz é superior a 45KW e igual ou inferior a 110KW e a potência contratada é igual ou superior a 6MW. O uso desta potência destina-se à indústria siderúrgica, grandes hospitais, indústria da celulose, indústria de plásticos, indústria de adubos, serviços energéticos, etc.

Como mudo a minha potência contratada?

Após ter efectuado a sua análise sobre o consumo gasto pelos seus electrodomésticos e restantes aparelhos eléctricos, já vai saber se a potência que tinha contratada corresponde ou não ao seu perfil de consumo eléctrico. Pode também obter um valor aproximado do seu consumo através de uma estimação da potência.

Após ter esta parte concluída, o cliente pode proceder ao contacto com a respectiva empresa que tem contratada, onde esta orientá-lo-á sobre como proceder nas restantes fases do processo. Qualquer dúvida que tenha, não hesite em colocar nesta fase.

É também recomendado que tenha uma factura da luz consigo ao efectuar este contacto, pois esta contém informações que muito provavelmente serão necessárias para poder concluir a alteração da potência contratada.

Quanto tempo demora este processo?

Não existe um tempo atribuído a este processo. No entanto, sendo este um procedimento relativamente rápido, costuma estar completo ao fim de um par de dias, pois é necessário que o técnico responsável vá à sua instalação fazer as respectivas alterações, sendo que estas não devem tardar mais que alguns minutos.

tempo processo

Quantas vezes posso alterar a potência eléctrica contratada?

O cliente pode passar por este tipo de gestão várias vezes, deparando-se principalmente apenas com uma restrição, que é o facto de, sempre que quiser alterar o nível de potência contratada, tem que ser verificado se a instalação que o cliente possui é capaz de fornecer o novo nível pretendido. Pode optar por reduzir a sua potência para poupar na factura.

Compare as tarifas e mude de companhia para poupar:

 

Ao mesmo tempo que reduz a potência, pode comparar as tarifas que estão disponíveis no mercado e ver qual é a melhor tarifa para si. No momento em que o cliente quiser, pode mudar de comercializador sem custos para contratar uma tarifa mais económica e com melhores condições contratuais.

Veja as tarifas de plano dual para contratar gás natural e luz ao mesmo tempo e com a mesma companhia, assim poderá ter mais descontos nos termos das facturas de gás e de luz.

LEMBRE-SE
Mude de companhia sem mudar a qualidade do fornecimento. Isso sempre será responsabilidade da distribuidora, independente da comercializadora.

 
210 009 971
Quero que me liguem