Está aqui

Quero reduzir a potência contratada

A distribuição eléctrica em Portugal é feita pela EDP Distribuição que é a responsável pela qualidade e bom estado das instalações elétricas no território nacional. Estão preparadas para qualquer tipo de potencia eléctrica.

Pode mudar a potência eléctrica quando desejar. Assim se entender que a potencia eléctrica que tem contratada não é necessária para o consumo que faz e deseja reduzi-la pode fazê-lo quando desejar.

Saiba que a potencia eléctrica contratada é parte do termo fixo da sua factura da luz, que se vai manter todos os meses e pode que não seja a melhor forma de poupar.

Saiba que além de mudar a potencia, pode mudar de tarifa ou até de comercializadora no mercado livre quando o desejar. Compare as diferentes tarifas das diferentes comercializadoras para ver qual é a que mais se ajusta as suas necessidades e poupe na sua factura mensal.

Realizar a ligação elétrica

Em primeiro lugar, o cliente deve conhecer se onde quer ter o fornecimento eléctrico existe ou não a possibilidade de tê-lo. Isto é, saber se a instalação eléctrica está feita ou se precisa de alguma reparação ou reforço no ramal. A possibilidade de ter o fornecimento de luz depende da instalação eléctrica.

Após esta verificação, o cliente deverá solicitar a ficha técnica da instalação à EDP Distribuição, em caso de não a ter.

 

Que potência eléctrica devo contratar?

A potência eléctrica é o nível de tensão de uma instalação.

A potência eléctrica é o nível de tensão de uma instalação. Se exceder o limite verificará que se interrompe o serviço porque limita o consumo instantâneo de energia. O normal é que tenha uma potencia adequada ao uso que faz para que não existam cortes, mas as vezes pode necessitar aumentá-la ou reduzi-la.

Existem vários níveis de tensão a contratar, divididos em:

  • Baixa Tensão: Potências contratadas iguais ou inferiores a 41,4KVA e uma potência mínima contratada de 1,15KVA. Este tipo é aconselhável para clientes residenciais, lojas, escritórios e pequenas empresas. BTN (Baixa Tensão Normal para potências <20.7kVA) e BTE (Baixa Tensão Especial para potências entre 20.7kVA e 41.4kVA)
  • Média Tensão: tensão entre fases cujo valor eficaz é superior a 1kV e igual ou inferior a 45kV. Estas potências são específicas para indústrias.
  • Alta Tensão: Tensão entre fases cujo valor eficaz é superior a 45KW e igual ou inferior a 110KW e potência contratada igual ou superior a 6MW. O uso desta potência é para a indústria siderúrgica, grandes hospitais, indústria da celulose, indústria de plásticos, indústria de adubos, serviços energéticos, etc.

Pode solicitar o serviço de um técnico electricista para que lhe informe de qual é a melhor potencia que deve contratar ou tendo em conta o uso que faz, descubra no nosso site mais sobre a potencia contratada.

Descubra também mais sobre as tarifas das diferentes comercializadoras para descobrir se há alguma com a que possa poupar ainda mais na sua fatura.

Quando posso mudar a potência?

Poderá alterar a potencia tantas vezes quanto necessite para conseguir poupar o máximo possível.

Poderá alterar a potencia tantas vezes quanto necessite para conseguir poupar o máximo possível.

O mercado energético português está liberalizado, assim que pode mudar de comercializadora quando quiser. O sistema tarifário português é muito variado, por isso uma boa comparação de tarifas eléctricas é aconselhável para a melhor poupança.

Até quanto posso reduzir a potência contratada?

O cliente pode reduzir a potência para pagar menos no termo fixo da luz, e inevitavelmente pagará menos no termo de energia.

O nível mínimo que o cliente pode ter para ser considerado vivenda é 1,15 kVA, mas nem todas as companhias têm tarifas para esses níveis.

As tarifas disponíveis de BTN normalmente são desde os 3,45kVA até os 20.7kVA.

Veja as vantagens de reduzir a potência, e dependendo do nível de tensão contratado, veja a poupança que isso provoca.

Como posso reduzir a potência contratada?

Basta com um telefonema para reduzir a sua potencia contratada. É rápido e gratuito.

Verifique também se no mercado existe alguma tarifa, mesmo de outra companhia, que o ajude a poupar ainda mais.

Após uns 5 dias de solicitar a alteração de potência, um técnico da rede de distribuição da zona irá fazer esta alteração, mediante uma intervenção rápida de uns minutos. A solicitude da alteração não tem prazos fixos, simplesmente uns dias até que o técnico conclua a intervenção.

Compare as tarifas e mude de companhia para poupar

Mude de companhia sem mudar a qualidade do fornecimento

Ao mesmo tempo em que reduz a potência, pode comparar as tarifas de luz que estão disponíveis no mercado e ver qual é a melhor tarifa elétrica para si. No momento em que o cliente quiser, pode mudar de comercializador sem custos para contratar uma tarifa mais econômica e com melhores condições contratuais.

Veja as tarifas de plano dual para contratar gás natural e luz ao mesmo tempo e com a mesma companhia, assim poderá ter mais descontos nos termos das facturas de gás e de luz.

Mude de companhia sem mudar a qualidade do fornecimento, uma vez que isso sempre será responsabilidade da distribuidora.

Partilhar no Facebook  Partilhar no Twitter  Partilhar no Google Plus