Está aqui

Alterar a potência elétrica contratada em um supermercado

Em um supermercado, a despesa energética é um gasto necessário e imprescindível nas contas de cada mês. Se não se fizer um correto planejamento, a eletricidade pode supor um gasto importante.

Estás a procurar como alterar a potência elétrica em um supermercado? Quer receber um estudo personalizado do seu consumo energético para contratar a tarifa de luz que lhe proporcione maior poupança? Ligue-nos ao 210 009 971 e consiga tudo isto de forma totalmente gratuita e sem compromisso.


O que é potência elétrica?

 

A potência contratada é o nível de tensão de uma instalação elétrica, que limita o consumo simultâneo. Isto quer dizer, que a potência contratada é a responsável pela quantidade de aparelhos eletrônicos conectados ao mesmo tempo em um estabelecimento. Quando este limite se ultrapassa, usando mais aparelhos que os permitidos no contrato, o fornecimento se interrompe.

Ligue a luz de seu supermercado à rede elétrica, para assim, contratar uma tarifa com a potência desejada. Este é um processo rápido, fácil e gratuito.

Simular consumo médio energético de um supermercado

Cada cliente deve saber o consumo médio energético antes de celebrar o contrato. Existem diversas formas de calcular o consumo de um local, já que este vai depender das pessoas que utilizem o estabelecimento, a quantidade de aparelhos eletrônicos, e o tempo que estes aparelhos estarão conectados.

Confira a tabela de aparelhos eletrônicos mais comumente usados e calcule a potência que utilizará por mês. Ou, se preferir, ligue para a LojaLuz e explique-nos seu caso, faremos um estudo personalizado e lhe indicaremos a potência e a tarifa de luz mais recomendada para seu caso.

Aparelho Potência média (Watt) Consumo médio mensal (kWh)

Iluminação

500

12

Ferro de engomar

1000

15

Secador

500

5

Televisão

200

30

Arca congeladora

200

30

Frigorífico

200

40

Lava-roupa

2500

50

Lava-louça

3000

60

Fogão elétrico

0

0

Forno

2000

20

Fritadeira

1500

10

Computador

250

15

Microondas

1000

2

Termo acumulador

12-14(W/litro)

200

Aquecimento

70-90(w/m2)

15-20(kWh/m2)

Ar acondicionado

15-20(W/m2)

3-4(kWh/m2)

Qual potência é a idônea para um supermercado?

Primeiramente, deve-se comprovar que o local em questão possui uma instalação que suporte a potência desejada, já que no caso contrário o cliente deverá chamar a EDP Distribuição e solicitar um orçamento para a reparação ou reforço no ramal. Em um período de 15 dias estará pronto para celebrar o contrato com a potência desejada.

Atualmente existem três níveis de tensão elétrica no mercado livre;

Baixa Tensão: Potências contratadas iguais ou inferiores a 45 kVA e potência mínima contratada de 1,15 kVA. Este tipo é aconselhável para clientes residenciais, lojas, escritórios e pequenas empresas. BTN (Baixa Tensão Normal para potências <41.4 kVA) e BTE (Baixa Tensão Especial para potências entre 41.4 kVA e 45 kVA).

Média Tensão: tensão entre fases cujo valor eficaz é superior a 1kV e igual ou inferior a 45kV. Estas potências são específicas para indústrias.

Alta Tensão: Tensão entre fases cujo valor eficaz é superior a 45KW e igual ou inferior a 110KW e a potência contratada é igual ou superior a 6MW. O uso desta potência destina-se à indústria siderúrgica, grandes hospitais, indústria da celulose, indústria de plásticos, indústria de adubos, serviços energéticos, etc.

Por regra geral, a baixa tensão é suficiente para um supermercado de pequeno porte, e para maiores extensões, deverá ser contratada uma potência em média tensão. Dentro destas, existem diversos níveis de potência elétrica. Os mais comumente contratados são:

13,8

17,25

20,7

Posso alterar a potência contratada?

Sim! a alteração de potência contratada é um processo muito comum, e pode-se fazer a qualquer momento, tanto para aumentá-la como para reduzi-la.

Aumentar a potência contratada: cada instalação tem seus próprios limites de potência, por isso, se o consumidor deseja aumentar a potência deve conferir que a sua instalação suporte o nível de tensão desejado. Quando o consumo energético sobrepassa o nível de potência contratado, o disjuntor se sobrecarrega e o fornecimento é interrompido. Por isso, um aumento de potência é necessário.

Reduzir a potência contratada: se o disjuntor nunca salta, e o cliente observa que está a pagar a mais no termo fixo da fatura de luz, uma redução da potência deve ser solicitada. Para adaptar o fornecimento à necessidade do cliente devemos ajustar a potência, e assim poupar na conta da eletricidade de cada mês.

Comparar ofertas tarifárias para potência 20,7 kVA

O mercado energético liberalizado trouxe diversas vantagens desde que foi criado, em 2006. Desde então, os clientes portugueses contam com diversas ofertas tarifárias com condições contratuais que se adaptam às necessidades de cada cliente. Compare todas as tarifas elétricas existentes no mercado e contrate a que cumpra seus requisitos com os melhores descontos e serviços adicionais.
 
É importante lembrar que a qualidade do fornecimento não depende do comercializador contratado, e sim da EDP Distribuição, única responsável de levar a energia à sua casa ou estabelecimento em Portugal.
Partilhar no Facebook  Partilhar no Twitter  Partilhar no Google Plus