Energy Call
Energy Call

Ajudamos a realizar todas as gestões de luz e/ou gás!

Os nossos especialistas em energia realizarão todas as gestões para que não tenha que preocupar-se com os processos. Vamos poupar!

 

(Segunda-Quinta 8h-21h, Sextas 8h-20h, Sábado 8h30-19h)

Como alterar de titular do contrato de luz e do gás? Dados e Motivos

Alterar Titular Luz e Gás

Altere o titular do contrato de luz e gás quando quiser, de forma gratuita. Saiba como fazer a alteração, quais os dados necessários e os principais motivos que levam à mudança da titularidade.


Como realizar a alteração de titular do contrato de luz e gás?

De forma simples, pode mudar a titularidade da sua conta da luz ou do contrato de gás natural sempre e quando desejar, sem quaisquer custos adicionais. Pode realizar essa gestão:

  • Presencialmente: Numa Loja ou Agente da sua Fornecedora de Energia;
  • Por telefone: Através do contacto de Apoio ao Cliente;
  • Online: Por email ou através da Área de Cliente do sítio web da sua companhia elétrica.

O processo de alteração de titular é praticamente igual com todas as Companhias de Luz e Gás. Abaixo, poderá realizar essa gestão diretamente com a sua Fornecedora de Energia:

                        
É cliente Galp Energia?
Alterar titular contrato Galp
   
É cliente Iberdrola?
Alterar titular Iberdrola
                             
É cliente Endesa?
Endesa: mudança de titular
   
É cliente Goldenergy?
Goldenergy: mudança de titular

Após efetuar o pedido de mudança da titularidade do contrato a alteração é efetivada num período de 3 a 7 dias úteis, consoante a sua companhia.

Quais os documentos necessários para alterar o titular da conta de luz e gás?

Ao contactar a sua fornecedora de energia para efetuar a alteração do titular do contrato, precisa ter consigo uma fatura e os documentos para mudar titular da conta de luz e do gás:

Mudar Titularidade: Clientes Particulares Mudar Titularidade: Clientes Empresariais
Dados pessoais do titular atual e do novo titular (Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade e Número de Contribuinte); Todos os documentos para clientes particulares;
Morada completa do imóvel e comprovativo, que pode ser um contrato de aluguer ou uma escritura; Nº de Identificação Fiscal de Pessoa Coletiva (NIPC) atribuído pelo Espaço Empresa;
IBAN da conta bancária do novo titular do contrato, no caso de pretender aderir ao Débito Direto. O Código de Atividade Económica (CAE).

Para a mudança de titular do contrato de gás, terá de apresentar também o CUI. Já para alterar o titular da conta da luz deve apresentar o CPE. Ambos os códigos poderão ser consultados na sua fatura de energia.

Se estiver a alterar o titular do contrato da luz ou gás por motivos de força maior como, por exemplo, o falecimento do responsável atual, saiba que poderá necessitar de alguns documentos adicionais.

Quais os principais motivos para mudar a luz de nome e alterar titular do gás?

Alterar a titularidade da conta da luz ou do contrato de gás natural é uma gestão que pode efetuar a qualquer momento sem que necessite de um motivo. No entanto, há situações em que, obrigatoriamente, tem de mudar o titular:

Porquê mudar a luz de nome e alterar o titular do gás?

Divórcio

Em caso de alteração da titularidade do contrato motivada por divórcio ou separação, a pessoa que ficar com o imóvel deve ser o titular do contrato de luz e gás. Em caso de venda, a responsabilidade deve ficar a cargo do novo inquilino.

Falecimento

Os familiares do falecido deverão contactar a respetiva fornecedora de energia e decidir quem será o novo titular. Outra opção será o cancelamento do fornecimento ou, em caso de venda ou aluguer, a alteração da titularidade para o novo inquilino.

Neste caso específico, é provável que a companhia, além dos documentos necessarios para mudar o nome da conta de luz e gás, lhe solicite ainda:

  • Certidão de Óbito;
  • Habilitação de herdeiros, caso exista.

Mudança de Casa

Em caso de aluguer, o novo inquilino deverá ser o titular do contrato de energia. Na compra de uma casa, a titularidade da luz e do gás pertence ao novo dono do imóvel.

Independentemente do motivo que o leve a alterar a titularidade, saiba que o titular do contrato deve ser sempre a pessoa responsável pelo imóvel.

Tarifa Social Galp Como ligar a luz no meu nome?

A mudança de titularidade pode ser feita pelo antigo titular, ou por si (no caso de ser o novo titular). Desde que entregue todos os dados solicitados pela companhia, basta que entre em contacto com a mesma e peça para alterar.

No caso de querer mudar de companhia, também é possível. Contacte a nova fornecedora e contrate eletricidade e gás para a sua morada. A alteração é feita entre a empresa anterior e a nova, sem que tenha de se preocupar com nada.

Perguntas Frequentes sobre o Alterar o Titular do Contrato de Energia

❓ Alterei a titularidade mas a fatura de energia ainda vem em nome do antigo titular. Porquê?

Mesmo depois de alterar o contrato de luz e gás, pode acontecer receber uma fatura de energia relativa ao mês anterior ainda com o nome do antigo titular. Não se preocupe, é normal e será retificado já no mês seguinte.

🤝 Quem pode fazer a alteração de titular do contrato de luz e gás?

A alteração de titular tanto pode ser realizada pelo antigo titular, como pela pessoa que vai passar a assumir a titularidade do contrato de energia.

🗓 Quanto tempo demora a atualizar a mudança de titular?

Normalmente, após o pedido de alteração, a atualização do contrato fica concluída entre 3 a 7 dias úteis.

Atualizado
210 009 971
Quero que me liguem