Quando fizer uma nova ligação da luz à rede elétrica, o cliente terá que deixar claro quem será o titular do contrato. Isto é muito importante pois define a quem vai ser atribuída a responsabilidade em fatura e legalmente. Nunca se esqueça que a pessoa que assume esta responsabilidade deve ser quem usufrui do serviço para evitar, em caso de incumprimento, que este seja atribuído a alguém que não tem verdadeiramente culpa do mesmo.
Mudar a titularidade da luz é um procedimento que permite a troca do nome que vem designado no contrato da luz, ou seja, aquele que será o responsável legal pela contratação do serviço de luz de uma companhia. Ao mesmo tempo que muda o nome do titular do contrato, pode mudar de tarifa, de potência ou até mesmo de companhia. O que terá de comprovar é se existe verdadeiramente poupança ou não com todas estas trocas.
Como se muda a titularidade do contrato da luz?
Mudar a titularidade do contrato de luz é um procedimento rápido e sem complicações. Tenha a sua fatura à mão com todos os dados do contrato e contacte a LojaLuz ou a companhia com quem quer ou tem um contrato de luz celebrado. Com estes dados podemos ajudá-lo a mudar a titularidade do contrato, poupando ainda mais.
Para contactar a LojaLuz ou qualquer uma das companhias poderá fazê-lo através do contacto de e-mail ou através do número de telefone gratuito de apoio ao cliente: 210 450 049210 009 971.
Mude a titularidade e aproveite para poupar em suas faturasAjudamos a encontrar a tarifa que melhor se adapte às suas necessidades. Contacte-nos!
Chamada Gratuita Leve-me ao comparador
Mude a titularidade e aproveite para poupar em suas faturasAjudamos a encontrar a tarifa que melhor se adapte às suas necessidades. Contacte-nos!
Chamada Gratuita Leve-me ao comparador
Companhias do mercado da eletricidade
O mercado livre de eletricidade já conta com mais de 20 empresas comercializadoras. Abaixo poderá verificar o nome de algumas das principais:
Motivos para alterar a titularidade do contrato da luz?
Mudar a titularidade do contrato de luz deve ser pensado sempre que a pessoa que usufrui do serviço, não seja a mesma que o paga. Isto para evitar que em caso de incumprimento seja atribuída responsabilidade do incumprimento a quem não a tem. Além disso, existem casos, muito específicos, que o podem levar à alteração de titularidade de um contrato, tais como:
Novo inquilino: caso haja uma mudança de inquilino, este deverá alterar a titularidade para evitar problemas com o antigo proprietário;
Separação: no caso de separação, deve ser alterado o contrato para o nome da pessoa responsável pelo imóvel;
Falecimento: em caso de falecimento do titular, os seus familiares devem proceder à alteração, pois este já não terá poderes para exercer tal responsabilidade.
Todas estas alterações são gratuitas e podem ser realizadas sempre que o cliente quiser.
Que documentos necessito para alterar a titularidade do contrato?
- O cliente deve contactar a companhia que tem contratada ou a LojaLuz e disponibilizar a seguinte documentação:
- Cópia do Cartão de Cidadão do novo titular;
- Documentação de Cedência de Posição. Em alternativa à declaração, pode ser o certificado de óbito (se aplicável) ou o contrato de arrendamento;
- Dados pessoais;
- Meio de pagamento escolhido;
- Escritura ou contrato de arrendamento.
O último documento requerido é muito importante para que seja possível localizar a morada do fornecimento e, assim, evitar erros. Na fatura vem também discriminada outra informação importante como o CPE (Código do Ponto de Entrega), o nome e BI ou CC do antigo titular. Se o novo titular não tiver acesso a uma fatura anterior, poderá simplesmente requisitar esta informação ligando à companhia comercializadora própria do contrato ou à companhia de distribuição da zona.
A alteração da titularidade estará pronta no espaço de 3 a 7 dias úteis. Contacte-nos para o ajudarmos em todo o processo de modo a ser executado de forma rápida e sem qualquer tipo de problemas.
Leitura do contador ao mudar a titularidade do contrato da luz
Quando mudar a titularidade do contrato, o anterior titular receberá a fatura no seu nome até que o novo titular não esteja efetivo.
- Existem duas maneiras de resolver esta situação:
- Estimativa: Quando não se facilita o dado da leitura até à data em que se solicita a alteração, o antigo titular irá receber uma fatura com a despesa correspondente até essa data de maneira estimativa. Se não concordar com o valor, deverá entrar em contacto com a comercializadora.
- Segundo a leitura: Ao mesmo tempo que o cliente faz a gestão da mudança de titularidade, pode facilitar também a leitura do contador até essa data do antigo titular, assim não existirão erros. Este é o método recomendado.
Permanência no contrato da luz
Quando decidir consultar as condições de cada companhia e a comparação das comercializadoras, o cliente deve prestar especial atenção a este ponto.
- Não aceite propostas de uma companhia com permanência no seu contrato.
- Se aceitar a permanência, verifique se a poupança é significativa, senão não vale a pena.
Mude de titularidade e melhore a tarifa
tarifa base que evite qualquer problema com o anterior titular
À semelhança do que acontece quando se altera a potência, quando se muda a titularidade poderá trocar também a tarifa ou companhia comercializadora.
Aconselha-se uma tarifa base que evite qualquer problema com o anterior titular e que seja escolhida pela pessoa que consumirá a energia.
As tarifas de luz estão publicadas e o cliente poderá escolher aquela que seja mais vantajosa tanto pela parte económica como pelas condições. As tarifas têm diferentes preços, mas o principal são os descontos aplicados para melhorar a poupança.
Para tal fim, o cliente pode comparar tarifas elétricas e encontrar a maior poupança possível.
Saiba também que pode conseguir poupar ainda mais se contratar uma tarifa dual de eletricidade e gás já que a maioria das comercializadoras oferecem descontos e numerosas vantagens por contratar este serviço.
Consulte-nos se tiver dúvidas sobre qual a melhor tarifa que deve contratar.