Mudar a titularidade do contrato da eletricidade

Quando fizer uma nova ligação da luz à rede elétrica, o cliente terá que deixar claro quem será o titular do contrato. Isto é muito importante pois define a quem vai ser atribuída a responsabilidade em fatura e legalmente. Nunca se esqueça que a pessoa que assume esta responsabilidade deve ser quem usufrui do serviço para evitar, em caso de incumprimento, que este seja atribuído a alguém que não tem verdadeiramente culpa do mesmo.

Mudar a titularidade da luz é um procedimento que permite a troca do nome que vem designado no contrato da luz, ou seja, aquele que será o responsável legal pela contratação do serviço de luz de uma companhia. Ao mesmo tempo que muda o nome do titular do contrato, pode mudar de tarifa, de potência ou até mesmo de companhia. O que terá de comprovar é se existe verdadeiramente poupança ou não com todas estas trocas.

Como se muda a titularidade do contrato da luz?

 

Mudar a titularidade do contrato de luz é um procedimento rápido e sem complicações. Tenha a sua fatura à mão com todos os dados do contrato e contacte a LojaLuz ou a companhia com quem quer ou tem um contrato de luz celebrado. Com estes dados podemos ajudá-lo a mudar a titularidade do contrato, poupando ainda mais.

Para contactar a LojaLuz ou qualquer uma das companhias poderá fazê-lo através do contacto de e-mail ou através do número de telefone gratuito de apoio ao cliente: 210 009 971.

Mude a titularidade e aproveite para poupar em suas faturasAjudamos a encontrar a tarifa que melhor se adapte às suas necessidades. Contacte-nos!
Chamada Gratuita Leve-me ao comparador

Companhias do mercado da eletricidade

O mercado livre de eletricidade já conta com mais de 20 empresas comercializadoras. Abaixo poderá verificar o nome de algumas das principais:

Motivos para alterar a titularidade do contrato da luz?

Mudar a titularidade do contrato de luz deve ser pensado sempre que a pessoa que usufrui do serviço, não seja a mesma que o paga. Isto para evitar que em caso de incumprimento seja atribuída responsabilidade do incumprimento a quem não a tem. Além disso, existem casos, muito específicos, que o podem levar à alteração de titularidade de um contrato, tais como:

Novo inquilino: caso haja uma mudança de inquilino, este deverá alterar a titularidade para evitar problemas com o antigo proprietário;

Separação: no caso de separação, deve ser alterado o contrato para o nome da pessoa responsável pelo imóvel;

Falecimento: em caso de falecimento do titular, os seus familiares devem proceder à alteração, pois este já não terá poderes para exercer tal responsabilidade.

Todas estas alterações são gratuitas e podem ser realizadas sempre que o cliente quiser.

Que documentos necessito para alterar a titularidade do contrato?

  • O cliente deve contactar a companhia que tem contratada ou a LojaLuz e disponibilizar a seguinte documentação:
  • Cópia do Cartão de Cidadão do novo titular;
  • Documentação de Cedência de Posição. Em alternativa à declaração, pode ser o certificado de óbito (se aplicável) ou o contrato de arrendamento;
  • Dados pessoais;
  • Meio de pagamento escolhido;
  • Escritura ou contrato de arrendamento.

O último documento requerido é muito importante para que seja possível localizar a morada do fornecimento e, assim, evitar erros. Na fatura vem também discriminada outra informação importante como o CPE (Código do Ponto de Entrega), o nome e BI ou CC do antigo titular. Se o novo titular não tiver acesso a uma fatura anterior, poderá simplesmente requisitar esta informação ligando à companhia comercializadora própria do contrato ou à companhia de distribuição da zona.

A alteração da titularidade estará pronta no espaço de 3 a 7 dias úteis. Contacte-nos para o ajudarmos em todo o processo de modo a ser executado de forma rápida e sem qualquer tipo de problemas.

Leitura do contador ao mudar a titularidade do contrato da luz

Quando mudar a titularidade do contrato, o anterior titular receberá a fatura no seu nome até que o novo titular não esteja efetivo.

  • Existem duas maneiras de resolver esta situação:
  • Estimativa: Quando não se facilita o dado da leitura até à data em que se solicita a alteração, o antigo titular irá receber uma fatura com a despesa correspondente até essa data de maneira estimativa. Se não concordar com o valor, deverá entrar em contacto com a comercializadora.
  • Segundo a leitura: Ao mesmo tempo que o cliente faz a gestão da mudança de titularidade, pode facilitar também a leitura do contador até essa data do antigo titular, assim não existirão erros. Este é o método recomendado.

Permanência no contrato da luz

Quando decidir consultar as condições de cada companhia e a comparação das comercializadoras, o cliente deve prestar especial atenção a este ponto.

  • Não aceite propostas de uma companhia com permanência no seu contrato.
  • Se aceitar a permanência, verifique se a poupança é significativa, senão não vale a pena.

Mude de titularidade e melhore a tarifa

tarifa base que evite qualquer problema com o anterior titular

À semelhança do que acontece quando se altera a potência, quando se muda a titularidade poderá trocar também a tarifa ou companhia comercializadora.

Aconselha-se uma tarifa base que evite qualquer problema com o anterior titular e que seja escolhida pela pessoa que consumirá a energia.

As tarifas de luz estão publicadas e o cliente poderá escolher aquela que seja mais vantajosa tanto pela parte económica como pelas condições. As tarifas têm diferentes preços, mas o principal são os descontos aplicados para melhorar a poupança.

Para tal fim, o cliente pode comparar tarifas elétricas e encontrar a maior poupança possível.

Saiba também que pode conseguir poupar ainda mais se contratar uma tarifa dual de eletricidade e gás já que a maioria das comercializadoras oferecem descontos e numerosas vantagens por contratar este serviço.

Consulte-nos se tiver dúvidas sobre qual a melhor tarifa que deve contratar.

 
210 009 971
Quero que me liguem