Mudar a titularidade da luz é um procedimento fácil e completamente gratuito. Esta gestão é básica no mercado energético, devido à facilidade da conclusão desta solicitude e às numerosas razões que temos para fazê-lo.
Fazer a nova ligação da luz
Quando um cliente activa o contador elétrico, está a contratar a luz, e nesse contrato aparecerá:
- Cópia do BI e número de contribuinte ou, apenas, cópia Cartão de Cidadão
- Potência a contratar (pode-se alterar)
- Código CPE
Estes dados podem ser alterados sem custos e no momento que o cliente quiser, com a condição de que seja o titular do contrato a protagonizar estas alterações.
Que dados preciso para a alteração do nome do contrato da luz?
Para alterar a titularidade do contrato da luz, o novo cliente deve requisitar a documentação necessária para efetuar o processo e, ser ele próprio a fazer esta alteração. O novo cliente deverá ter uma documentação essencial para efectuar a alteração:
- Dados pessoais (BI, Nome, Contacto, etc.)
- Documento que legitime o cliente a contratar (contrato de escritura)
- Dados técnicos (factura de luz anterior)
Esta última documentação é essencial para saber bem a morada do fornecimento, e assim evitar erros. Nesta factura vem discriminada outra informação de interesse: o CPE (Código do Ponto de Entrega), o nome e BI ou CC do antigo titular. Se o novo titular não tiver acesso a uma fatura anterior, poderá simplesmente requisitar esta informação ligando à companhia comercializadora própria do contrato ou à companhia de distribuição da zona.
Alterar o fornecedor da luz
Cada vez que o cliente encontrar uma razão para mudar de comercializador, deve fazê-lo sem hesitar. Esta gestão não tem custos, e sempre poderá mudar para provar, e se não estiver conforme com o novo contrato, sempre poderá voltar a anterior contratação ou a qualquer uma das companhias que estão disponíveis.
A LojaLuz ajuda-o a fazer a comparação das companhias elétricas, com o objetivo de encontrar a que melhor se adapta à sua necessidade.
As companhias elétricas que têm disponíveis são:
- EDP Comercial
- Galp Eergia
- ENAT
- Endesa
- Iberdrola
- YLCE
- Audax Energia
- Energia Simples
- Luzboa