Alterar a titularidade de uma escola

Uma das despesas mais significativas para uma escola é a conta de eletricidade, por isso, devemos procurar a tarifa mais barata e adotar todas as dicas para poupar no consumo energético.

Em LojaLuz contamos com especialistas no mercado de eletricidade e gás natural que podem te ajudar na escolha da melhor tarifa para seu caso mediante um estudo personalizado.

O que é a titularidade contratual?

O titular contratual é a pessoa responsável pela tarifa energética. Em caso de conduta ilícita ou atrasos nos pagamentos, esta pessoa será chamada para resolver o conflito.

No caso de falta de ação do titular após aviso, a empresa reserva-se o direito de interromper o fornecimento de energia elétrica.

A alteração da titularidade é um processo muito comum, principalmente em estabelecimentos como escolas aonde podem acontecer diversas mudanças de pessoas responsáveis. Este processo pode se fazer a qualquer momento em que se apresentar algum destes casos:

  • Em caso de novos donos ou responsáveis pela escola, deve ser mudada a titularidade para evitar problemas com o anterior proprietário;
  • Em caso de demissão, a pessoa que fique responsável pela escola será quem deve assumir a responsabilidade de proceder à realização da alteração;
  • Em caso de falecimento do titular, os familiares do mesmo devem proceder à alteração.

Como posso alterar a titularidade de uma escola?

Mudar titularidade luz

O primeiro passo para alterar a titularidade é contactar com a comercializadora, tanto pessoalmente em lojas autorizadas, como por telefone ou online no site oficial da comercializadora.

Para finalizar a celebração do contrato, o cliente deverá apresentar os seguintes documentos:

  • Dados pessoais (BI, Nome, Contacto, etc.)
  • Documento que legitime o cliente a contratar (contrato de arrendamento)
  • Dados técnicos (factura anterior)

Potências recomendadas para uma escola

Se quiser contratar eletricidade em sua escola, primeiro, deve decidir que potência deseja contratar. Existem três tipos de tensão:

Baixa Tensão: Potências contratadas iguais ou inferiores a 45 kVA e potência mínima contratada de 1,15 kVA. Este tipo é aconselhável para clientes residenciais, lojas, escritórios e pequenas empresas. BTN (Baixa Tensão Normal para potências 41.4 kVA) e BTE (Baixa Tensão Especial para potências entre 41.4 kVA e 45 kVA).

Média Tensão: tensão entre fases cujo valor eficaz é superior a 1kV e igual ou inferior a 45kV. Estas potências são específicas para indústrias.

Alta Tensão: Tensão entre fases cujo valor eficaz é superior a 45KW e igual ou inferior a 110KW e a potência contratada é igual ou superior a 6MW. O uso desta potência destina-se à indústria siderúrgica, grandes hospitais, indústria da celulose, indústria de plásticos, indústria de adubos, serviços energéticos, etc.

A depender do tamanho do estabelecimento e a quantidade de estudantes, cada escola precisará de um nível de potência elétrica especifico. Veja as opções mais frequentes entre os estabelecimentos e negócios de pequeno porte.

13,8

17,25

20,7

41,4

Melhores tarifas elétricas para potência 20,7 kVA

A potência de eletricidade mais comumente contratada por escolas em Portugal é de 20,7 kVA, com tarifas de baixa tensão. Os clientes devem comparar as tarifas elétricas oferecidas por todas as companhias fornecedoras que cumpram os requisitos.

Vários fatores devem ser comparados antes de escolher uma tarifa de energia, como os serviços adicionais que esta oferece ou o atendimento ao cliente dado pela comercializadora. A importância de cada um dos fatores dependerá das prioridades de cada cliente.

Confira o gráfico comparativo que LojaLuz preparou com todas as tarifas elétricas para potência 20,7 kVA no mercado livre da energia.

 

Como poupar energia em uma escola

Além da poupança de energia gerada na escolha da melhor tarifa elétrica, também devemos nos preocupar por nosso consumo energético na escola. Com simples mudanças pode-se conseguir uma grande diferença na conta de luz.

  • Um equipamento de ar-condicionado desregulado pode consumir até 20% a mais. Por isso, faça a limpeza periódica dos filtros e da abertura de ar.
  • Verifique se as tomadas da escola estão aquecendo. Além de perdas de energia, o fenômeno pode indicar riscos de choque elétrico e incêndio.
  • A iluminação costuma representar de 10% a 15% do gasto total de eletricidade. Escolha lâmpadas econômicas para as salas de aula.
  • Evite pintar paredes com cores escuras, elas exigem mais iluminação e refrigeração.
  • Substitua equipamentos elétricos antigos por equipamentos novos mais eficientes (classe A, A+, ou A++).
 
210 009 971
Quero que me liguem