Está aqui

Mudar o contrato elétrico

Veja neste artigo quais as alterações no seu contrato elétrico que pode fazer e como realizá-las. Algumas mudanças podem fazer o cliente poupar bastante na eletricidade!

Para realizar qualquer mudança no seu contrato elétrico, conte com a ajuda gratuita da LojaLuz, especialista no mercado de eletricidade português.

Alterar a titularidade do contrato da luz

 

A titularidade do contrato elétrico representa a pessoa responsável da utilização do fornecimento, e é quem deve protagonizar qualquer gestão que se queira fazer. A alteração deste termo do contrato deve ser protagonizada pelo novo titular.

A mudança de titularidade da luz é feita nos casos de:

  1. Arrendamento, compra ou venda de imóveis. Neste caso, o novo inquilino, ou proprietário, deve ser o novo titular da conta de luz.
  2. Falecimento do titular. Neste caso os familiares devem fazer a alteração.
  3. Separação. Quem fica na residência deve ser o titular.

O novo titular solicita a alteração da titularidade da luz e para isso deve apresentar os seus dados pessoais (BI, Nome, Contacto, etc.) e dados técnicos da instalação (fatura de luz anterior com CPE - Código de Ponta de Entrega).

Alterar a potência contratada

A potência contratada limita a quantidade de aparelhos elétricos que poderá utilizar simultaneamente em sua casa. Quanto maior a potência contratada, maior o termo fixo da fatura de luz. Este termo é uma quantidade fixa a pagar todos os meses e é independente da eletricidade consumida.

A alteração da potência elétrica é um procedimento fácil e rápido, que pode ser resolvido em menos de uma semana. Veja nos tópicos a seguir quando deve aumentar ou reduzir a potência contratada.

Para saber qual potência contratar, consulte um técnico eletricista ou utilize nosso simulador.

Aumentar a potência elétrica

a companhia de luz é encarregada de fazer esta troca, mas antes disso, ela verificará se a instalação elétrica permite a nova potência

Se notar que os disjuntores de sua casa saltam continuamente e não pode ligar muitos aparelhos elétricos ao mesmo tempo, o cliente deverá solicitar um aumento da potência. Desta forma, terá um fornecimento mais cómodo e poderá desfrutar de todos os aparelhos.

A companhia de luz é encarregada de fazer esta troca. Mas antes disso, ela verificará se a instalação elétrica permite a nova potência que o cliente quer contratar. Na ficha técnica ou certificado da instalação consta os limites de potência suportados pelo ramal da casa. Se não suportar a nova potência, terá de fazer alterações na instalação. O cliente pode pedir um orçamento à companhia para a adaptação de seu ramal à nova potência.

Reduzir a potência contratada

Se o cliente reparar que tem um termo fixo na fatura da luz alto demais, e que pode conectar todos os aparelhos e o disjuntor nunca salta, pode tentar utilizar o fornecimento com uma potência mais baixa. Desta forma, o termo fixo é menor, e por isso podemos dizer que reduzir a potência contratada é uma das formas de poupar na eletricidade.

Para estimar qual a potência que deve contratar, confira a tabela abaixo com as valores médios de potências dos aparelhos mais comuns numa casa.

Potência e Consumo médio dos principais aparelhos elétricos utilizados numa residência portuguesa
Aparelho Potência média (Watt) Consumo médio mensal (kWh)
Iluminação 500 12
Ferro de engomar 1000 15
Secador 500 5
Televisão 200 30
Arca congeladora 200 30
Frigorífico 200 40
Lava-roupa 2500 50
Lava-louça 3000 60
Fogão elétrico 0 0
Forno 2000 20
Fritadeira 1500 10
Computador 250 15
Microondas 1000 2
Termo acumulador 12-14(W/litro) 200
Aquecimento 70-90(w/m2) 15-20(kWh/m2)
Ar condicionado 15-20(W/m2) 3-4(kWh/m2)

Alterar a tarifa e o fornecedor elétrico

Os consumidores devem comparar as várias tarifas de eletricidade para aproveitarem a maior vantagem do mercado livre de luz: poder mudar de companhia de eletricidade quando quiser gratuitamente. Seja qual for o fornecedor que contrate, a qualidade vai ser sempre responsabilidade da distribuidora e é independente do fornecedor.

Atualmente, o mercado livre de eletricidade conta, em Portugal, com mais de 20 companhias. A seguir, confira uma lista com as principais comercializadoras de luz e outras que possuem boas ofertas tarifárias:

  1. Iberdrola
  2. EDP Comercial
  3. Galp On
  4. ENAT
  5. Goldenergy
  6. Elusa
  7. AUDAX
  8. Energia Simples
  9. Endesa

É importante realizar uma comparação das tarifas de luz antes de celebrar um contrato com uma companhia. A LojaLuz oferece uma comparação gratuita através do telefone 210 009 971.

Como mudar de fornecedor elétrico

Para mudar de tarifa de luz e celebrar um novo contrato, ou mesmo para ligar a luz à rede elétrica pela primeira vez, deve contactar a nova companhia e fornecer os seguintes dados:

  • Dados para mudar de companhia
  • Nº contribuinte do titular (Cartão de Cidadão)
  • Contrato de arrendamento ou escritura
  • Potência a contratar (alterável)
  • Código CPE
  • Dados da morada da instalação
  • Dados de Pagamento.
Partilhar no Facebook  Partilhar no Twitter  Partilhar no Google Plus