Contrato Gás e Luz: Como alterar titular, Pagamento e outras Gestões

Alterar titularidade contrato gás luz

Mudar o titular da conta de gás e luz é um procedimento simples e rápido, e que pode ser necessário em algumas situações. O cliente pode aproveitar a ocasião para alterar o fornecedor de gás e luz.

Para encontrar o melhor fornecedor de gás natural e eletricidade para si, contacte a LojaLuz, especialista no mercado energético português.

Quando alterar o titular do contrato de gás e luz?

 

O titular do contrato é o responsável legal caracterizado por solicitar o fornecimento de gás e eletricidade. Em algumas situações pode ser necessário alterar o titular dum contrato, são elas:

  • Quando mudar o titular da conta de luz e gás
  • Arrendamento, compra ou venda de imóveis – o novo proprietário, ou inquilino, deve ser o titular do contrato.
  • Separação – a pessoa que ficar responsável pela casa também deve ser responsável pelo contrato.
  • Falecimento – se o titular falece, a sua família deve escolher um novo titular.

Titular do contrato de gás e luz

A alteração do titular do contrato é gratuita e pode ser feita sempre que necessário. No entanto, ao alterar o titular do contrato, a empresa distribuidora de gás enviará uma equipe técnica para fazer uma inspeção e verificar se a instalação está em ordem. Esta inspeção tem um custo, e para sabê-lo deve consultar diretamente a distribuidora de sua região.

Fim das inspeções de gás natural e eletricidade. Deixa de ser obrigatória a realização de inspeções quando realizamos uma alteração no contrato de gás natural ou mudança de comercializador de gás, assim como deixam de ser obrigatórias as inspeções ao efetuar uma nova ligação de gás natural ou eletricidade, sendo substituídas por termos de responsabilidade do autor do projeto.

Titular do pagamento de gás e luz

Ao alterar o titular do pagamento está a alterar o titular da factura, ou seja, o nome que vem na factura, que é o responsável pelo pagamento. Esta alteração é 100% gratuita.

Como mudar a titularidade num contrato de gás e luz

Seja o titular do contrato, seja o titular do pagamento, a mudança de titularidade pode ser feita com uma simples ligação para a companhia fornecedora de gás e luz.

Cabe ao novo titular proceder a esta mudança. Deve contactar a companhia tendo em posse os seguintes documentos:

  1. Cópia do Cartão de Cidadão
  2. Contrato de arrendamento ou escritura
  3. Potência a contratar (alterável)
  4. Código CPE

Caso não disponha de uma factura anterior para consultar estes dados, o novo titular pode solicitar uma segunda via da factura do mês anterior à companhia de gás e luz.

Fornecedores de gás natural e eletricidade

Ao fazer uma alteração no contrato energético, o novo titular pode aproveitar a ocasião para aderir ao mercado livre de gás e eletricidade e mudar de fornecedor de gás e luz. A mudança de titularidade pode ser feita simultaneamente com a mudança de companhia. Contacte a LojaLuz para que lhe auxiliemos gratuitamente neste processo.

É vantajoso para o cliente celebrar contratos de eletricidade e gás natural com a mesma companhia, pois desta forma os descontos são maiores e os preços são mais baixos. As quatro fornecedoras de gás e luz são:

  1. Goldenergy
  2. Galp Energia
  3. EDP Comercial
  4. Endesa

Melhor companhia de gás natural

São muitas as tarifas de gás e luz propostas pelas companhias. A que será melhor para si depende de suas necessidades. Ou seja, a companhia que vai apresentar os preços mais baixos depende da sua potência contratada, do escalão de gás e das opções tarifárias que deseja (meio de pagamento, atendimento, etc.).

Por exemplo, para o caso de potência contratada de 6,9 kVA e escalão 2, temos os seguintes preços:

 
 
210 009 971
Quero que me liguem