Energy Call
Energy Call

Ajudamos a realizar todas as gestões de luz e/ou gás!

Os nossos especialistas em energia realizarão todas as gestões para que não tenha que preocupar-se com os processos. Vamos poupar!

 

(Segunda-Quinta 8h-21h, Sextas 8h-20h, Sábado 8h30-19h)

Ligação de Luz Rápida: Quanto Tempo Demora, Quanto custa e Como pedir?

Quer saber se é possível ligar a luz rapidamente? Faça o pedido de ligação à EDP Distribuição e assim que a instalação elétrica estiver concluída, celebre contrato com uma fornecedora. Saiba ainda o que significa uma instalação provisória ou eventual de luz.


Ligar a Luz

Caso necessite de realizar uma nova ligação de luz, poderá contactar-nos através do nosso número de telefone gratuito.

Comparador de tarifas de luz

Como solicitar a nova ligação de luz?

Siga os passos da Selectra.

(segunda-quinta 8h-21h, sextas 8h-20h, sábado 8h30-19h)

Quanto tempo demora a ligar a luz?

Quer ligar a luz o mais rápido possível no seu imóvel, mas não sabe quanto tempo demora? Tudo dependerá do facto de ter ou não um contador:

Contador de Eletricidade

Já tem contador de luz?

No caso de já ter um contador de eletricidade, significa que já tem a instalação, portanto, contacte a fornecedora que quiser, que ligará a luz entre 5 a 7 dias úteis.

Contactar Fornecedora
Sem contador de eletricidade

Não tem contador de luz?

Ainda não tem a instalação de eletricidade, nem o CPE? Terá que pedir a ligação à EDP Distribuição. Este procedimento não tem um prazo fixo, pois dependerá de cada imóvel.

Contactar EDP Distribuição

Tenha em atenção, que só poderá ligar a luz, quando a instalação de energia estiver concluída. Obrigatoriamente, o cliente terá que contactar a EDP Distribuição, pois esta é a única empresa responsável pela distribuição de eletricidade em Portugal Continental.

Como pedir ligação de energia elétrica?

  1. Contacte a EDP Distribuição, através do 808 100 100;
  2. Um técnico da distribuidora irá deslocar-se até à sua casa para averiguar se o imóvel tem condições para receber a instalação de eletricidade;
  3. Quando receber o orçamento para início das obras, aceite as suas condições e faça os pagamentos necessários. Neste orçamento são apresentados os prazos para a construção da instalação;
  4. Assim que os trabalhos forem concluídos, a distribuidora apresenta-lhe o Código de Ponto de Entrega, que permite identificar a instalação. Além disso, irá ativar o seu contador;
  5. Agora sim, já pode contactar a fornecedora de eletricidade para celebrar um novo contrato.

Quanto custa ligar a luz?

Quanto se paga para ligar a luz? Ao contactar a distribuidora, o cliente paga os valores elencados no orçamento da ligação à rede, e que são referentes aos seguintes pontos:

  • Encargos Iniciais: Tudo o que tenha a ver com os trabalhos necessários para a instalação (deslocações e acompanhamentos técnicos, comparticipação nas redes). Só após o pagamento destes encargos é que o cliente irá receber o Orçamento, no prazo de 15 dias úteis;
  • Encargos do Orçamento de Ligação: O cliente irá pagar tudo o que esteja relacionado com os materiais a utilizar na instalação, com o tempo necessário para a sua construção e também com o pagamento de taxas e indemnizações para a construção legal da infraestrutura. Normalmente, no Orçamento é apresentada a tipologia da ligação de luz, que pode ser terrestre ou aérea, e que tem também um preço associado.

Estes valores não são sempre os mesmos e variam de imóvel para imóvel, mediante os trabalhos que tenham que ser realizados. Desta forma, utilize o simulador de Baixa Tensão disponível no site da EDP Distribuição.

    O que faz variar o valor do Orçamento para a Ligação à Rede?

    Quer saber exatamente quanto poderá pagar para ligar a luz? Tenha em atenção ao pontos elencados no documento que serve de simulação da distribuidora e ao seguinte exemplo:

  • Trata-se de 1 edifício em regime de propriedade horizontal;
  • Potência elétrica de 6,9 kVA (ideal para uma família de 4 a 5 pessoas);
  • A ligação será aérea;
  • 100 metros de distância, entre o ponto de ligação à rede e o ponto de entrega, ou seja, o seu imóvel;
  • Será necessário realizar a ligação em 2 postes.
  • Desta forma, o cliente irá pagar, 1 336,44€ pelo orçamento da nova ligação. Obviamente este é um exemplo bastante particular, por isso recomendamos-lhe a entrar diretamente em contacto com um técnico da EDP Distribuição para valores realmente próximos à sua situação.

Já no momento em que tem que contactar a fornecedora (EDP, Endesa, Galp Energia, Goldenergy, Iberdrola, etc.) para celebrar um contrato, saiba que este é completamente gratuito.

Quanto tempo demora para ligar a luz

Posso solicitar uma nova ligação urgente?

Tem pressa em ligar a luz em sua casa? Poderá contactar a fornecedora e informar que tem alguma urgência no procedimento.

Mesmo assim, saiba que não existe qualquer tipo de nova ligação urgente na eletricidade e que esta tem sempre um prazo médio de 5 dias úteis.

Caso a sua urgência esteja relacionada com a possibilidade de ficar sem luz, não se preocupe. Ao mudar de fornecedora usufruirá da eletricidade (em nome da companhia anterior) e quando for feita a transição para a nova companhia, será devidamente informado. No final do mês, irá receber a nova fatura, onde encontrará o valor a pagar pelo consumo.

Quais os documentos necessários para realizar uma nova ligação?

Assim que contacta a EDP Distribuição, a companhia irá solicitar um conjunto de documentos necessários para seguir com a nova ligação de eletricidade:

  • Documento de Identificação Pessoal (Cartão de Cidadão, Bilhete de Identidade ou Passaporte);
  • Morada para a instalação de luz (com coordenadas geográficas);
  • Telefone de Contacto;
  • Potência Elétrica a Contratar;
  • Ficha Eletrotécnica preenchida e assinada por técnico qualificado;
  • Planta do imóvel;
  • Licença municipal para a construção ou declaração, indicando como a obra não está sujeita a licenciamento municipal;

Depois de ter a ligação concluída, entre em contacto com uma fornecedora de energia no mercado livre ou peça apoio especializado à Selectra. Iremos apresentar-lhe a oferta mais adequada às suas necessidades.

Comparador de tarifas de luz

Quer ligar a luz e o gás rapidamente na sua casa?

Siga os conselhos da Selectra.

(segunda-quinta 8h-21h, sextas 8h-20h, sábado 8h30-19h)

Para contratar uma tarifa de eletricidade com uma comercializadora de luz deverá facultar alguns dados e documentos:

Como pedir uma nova ligação provisória?

Quer ligar a luz provisoriamente? Caso necessite da instalação de luz para reparações, trabalhos e obras, deverá solicitar à EDP Distribuição este tipo de ligação à rede.

Nova Ligação Provisória EDP

Os procedimentos relacionados com a montagem e desmontagem deste tipo de ligação à rede são sempre da responsabilidade do solicitante. Este tipo de ligação obriga à apresentação dos seguintes dados:

  • BI e Número de Contribuinte ou Cartão de Cidadão;
  • Uma licença de obras da Câmara Municipal;
  • Coordenadas geográficas do local, onde será instalada a luz provisoriamente;
  • Declaração que comprove a execução ou termo de responsabilidade.

Tenha atenção, que a ligação de eletricidade temporária estará sempre limitada à disponibilização da rede de distribuição e deverá respeitar todas as normas, de forma a não colocar em risco a rede elétrica, nem os profissionais envolvidos na construção.

A nova ligação provisória não tem um preço fixo, portanto convém contactar a EDP Distribuição para mais informações.

Como pedir uma ligação elétrica eventual?

As ligações eventuais de eletricidade estão relacionadas com as instalações elétricas em feiras, congressos, espectáculos de rua, circos, festas, etc. Para isso, deverão ser respeitados os regulamentos e leis em vigor, de forma a não colocar em risco a rede pública de energia.

Para esta tipologia de ligação elétrica, serão necessários os seguintes dados:

  • Documento de Identificação Pessoal (C.C., BI e NIF - Número de Contribuinte);
  • Contactos do futuro titular da instalação elétrica (telefone e email);
  • Documento que autorize a ligação eventual de eletricidade (que poderá ser solicitado junto das entidades administrativas como câmaras municipais, juntas de freguesia, polícia ou delegações marítimas);
  • Uma ficha eletrotécnica, onde está indicada a potência elétrica necessária;
  • Declaração de Conformidade da execução da instalação, ou termo de responsabilidade;
  • Morada do local para o abastecimento de eletricidade. Convém também indicar, à distribuidora, as respetivas coordenadas geográficas.

O técnico responsável por esta ligação deverá verificar que são cumpridas todas as condições técnicas, antes da celebração de um contrato de eletricidade com uma determinada comercializadora. Para mais informações, poderá conhecer os diferentes tipos de ligação à rede elétrica, e solicitar apoio à EDP Distribuição.

Ligação em Baixa Tensão

A nova ligação elétrica em baixa tensão está orientada para os clientes domésticos, para potências entre 1,15 kVA e 41,4 kVA.

Ligar a Luz em BT

Ligação em Média Tensão

A ligação de eletricidade em média tensão está orientada para estabelecimentos comerciais com níveis de tensão de 6kV, 10 kV, 15 kV ou 30 kV.

Ligar a Luz em MT

Ligação em Alta Tensão

Ligar a luz em alta tensão está orientada a clientes com rede de 60 kV. Por ser a mais alta, tem condições e requisitos mais específicos.

Ligar a Luz em AT

Perguntas Frequentes sobre a Nova Ligação

💡Posso pedir uma nova ligação urgente?

Não. Na verdade a nova ligação urgente não existe. No entanto, poderá realizar um pedido de ligação de luz provisória (em caso de obras) ou eventual (em caso de eventos) à EDP Distribuição.

💶Quanto custa ligar a luz?

Se ainda não tem a instalação de eletricidade, saiba que o preço da ligação vai depender das condições técnicas do seu imóvel. Quando já existe a instalação, contacte uma fornecedora, para ligar a luz gratuitamente.

☝️Quanto tempo demora a ligar a luz?

Ligar a luz demora, em média, 5 dias úteis.

Atualizado
210 009 971
Quero que me liguem