Activar Contador Elétrico: Leituras e Avarias

Activar contador eléctrico

No caso do consumidor já possuir um fornecimento de electricidade em sua casa, não tem razões para se preocupar com este ponto, uma vez que já tem um contrato com uma comercializadora e esta já passou pelo processe  de verificação e controlo de qualquer irregularidade.

No entanto, no caso de achar que tem algum problema com o seu contador, deve verificar se a leitura do contador eléctrico está a funcionar correctamente.

Na eventualidade de não possuir um contrato com uma comercializadora ou até uma ligação à rede eléctrica deve, inicialmente, informar-se acerca da existência de fornecimento, na zona pretendida. Caso não exista fornecimento na sua zona, recomenda-se que verifique os requisitos para concretizar esta hipótese. Deve estar consciente de que a possibilidade de conseguir obter um fornecimento de electricidade está dependente da instalação eléctrica em causa.

O que é o contador eléctrico?

Para proceder à ligação de luz é necessário saber como funciona o contador elétrico. O contador eléctrico é um dispositivo que permite, tanto à empresa como ao consumidor, saber a quantidade de energia exacta consumida numa instalação. Geralmente, este aparelho pode ser encontrado numa zona geral onde os funcionários da empresa, que são responsáveis pela respectiva manutenção e verificação dos valores do mostrador possam aceder facilmente.

Como devo proceder para tratar desta activação?

Após ter feito a análise da existência ou possibilidade de fornecimento de electricidade na sua instalação, deve entrar em contacto com a EDP Distribuição e solicitar um certificado de modo a poder dar início a este processo de instalação.

É necessário contactar a EDP Distribuição, pois esta é a empresa responsável pela distribuição de energia eléctrica, no território nacional, pelo que todas as novas ligações elétricas e ativações são feitas de acordo com requisitos e normas da mesma.

Ao longo desta operação, deve ter-se em conta que se recomenda que o titular do contrato da luz, que vai ser definido, deve ser a pessoa responsável por todas as operações de gestão relacionadas com a electridade, na habitação/escritório em causa.

Recomenda-se, também, especial atenção à potência elétrica que vai contratar, uma vez que esta deve ser adaptada às necessidasdes particulares de cada cliente. Saiba que pode alterar a tensão do seu fornecimento sempre que o precisar: aumentar em caso de ter uma potência baixa ou reduzir a tensão quando a que tem contratada não é suficiente.

 

Posso poupar neste processo?

No momento de decidir qual a comercializadora a contratar é quando pode obter uma maior poupança mensal, ou no caso de uma nova ligação elétrica, uma menor despesa.

Ao aderir ao mercado energético está a juntar-se a um sector que agora se encontra liberalizado, ou seja, é-lhe possível escolher entre uma vasta gama de empresas comercializadoras de luz.

Sendo apresentada esta hipótese, que lhe permite optar por um dos distintos fornecedores de electricidade, o cliente deve analisar as diferentes ofertas de cada uma das companhias, de modo a ver qual a que mais se adequa ao seu perfil e com qual pode beneficiar numa maior escala. Do mesmo modo, é sugerida uma avaliação a possíveis regalias que se podem obter na adesão a uma tarifa dual, que implica a contratação de um serviço de gás e de electricidade a uma única empresa. Muitas vezes, esta revela-se uma opção bastante agradável do ponto de vista do consumidor, pois várias empresas proporcionam uma maior percentagem de descontos neste tipo de serviço.

Comunicação de problemas com o serviço

Na existência de alguma irregularidade ou anomalia no serviço contratado, recomenda-se que entre em contacto com a empresa comercializadora de luz. Ao agir desta maneira está a assegurar um caminho mais prático para a resolução do seu problema, uma vez que é a empresa encarregue pela comercialização que tem que lidar directamente, apesar de, numa grande parte dos casos os problemas serem da responsabilidade da empresa distribuidora. 

 
211 451 219
Quero que me liguem