Mudar de tarifa de gás e eletricidade
As tarifas de gás e luz aplicam uma série de descontos nos termos da fatura que são mais vantajosos do que se fossem tarifas simples.
Os clientes já associados ao mercado livre têm uma grande oportunidade de poupança, pois podem comparar as tarifas de gás e luz que têm publicadas e podem contratar aquela que preferirem, além de poderem mudar sempre que quiserem de tarifa e fornecedor.
Mudar de fornecedor de gás e luz
O cliente, antes de formalizar a contratação, deve comparar os fornecedores de eletricidade que tem à sua disposição no mercado energético, com a finalidade de encontrar uma companhia que tenha as melhores condições contratuais e que seja detentora da melhor tarifa de gás e luz.
Pode comparar as seguintes características para uma melhor decisão:
- A transparência do serviço;
- A qualidade do atendimento aos clientes;
- A disposição colaboradora da companhia;
- A variedade de tarifas de gás e luz;
- A adaptação ao cliente do fornecimento;
- A facilidade de gestão do gás e luz.
Assim como a potência contratada, também é possível mudar o fornecedor de luz. Com a abertura do mercado de energia, mudar a titularidade, alterar potências e mudar de fornecedor são ações possíveis, diferentemente do mercado regulado, onde não era possível trocar de comercializador de eletricidade, uma vez que apenas uma empresa era detentora de todo o território nacional.
Se o cliente encontrar uma tarifa mais conveniente, é recomendado que este mude de companhia de eletricidade. A mudança é gratuita e geralmente demora entre 5 e 7 dias úteis para ser realizada. Basta contactar a nova companhia que deseja celebrar o novo contrato de luz.
A Lojaluz é especialista em comparações de tarifas de energia com o objectivo de deixar o cliente ciente de todas as tarifas existentes no mercado e analisando qual é a mais interessante para cada situação. Contacte-nos e comece a poupar!
Que fornecedor posso contratar?
Quer escolher e contratar um novo fornecedor de energia?
Podemos ajudá-lo, sem compromisso!
(segunda-sexta 8h-21h, sábado-domingo 9h-19h)
A concorrência no mercado livre de tarifas duais em Portugal está em crescimento e é composto por empresas que comercializam gás e luz. Atualmente, estas são as empresas que podemos encontrar neste setor:
- Goldenergy
- Galp Energia
- EDP Comercial
- Endesa
- Audax
Mudar de tarifas de gás e luz
A comparação das tarifas de gás e luz deve ser feita antes de formalizar a contratação. Como tal o cliente deve encontrar a melhor opção para si e que permita a maior poupança possível. As tarifas de gás e luz estão reguladas pela ERSE – Entidade Reguladora de Serviços Energéticos - que faz anualmente a revisão sobre os preços.
O cliente deve comparar os termos fixos e de energia das companhias, mas saiba o que cada termo representa:
- O termo fixo da luz: este termo é o mínimo a pagar pelo fornecimento elétrico. Encontra-se diretamente relacionado com a potência do seu contrato.
- O termo fixo do gás: corresponde à quantidade mínima a pagar pelo fornecimento de gás, e está relacionado com o escalão tarifário do consumo que tiver declarado.
- Os termos de energia do gás e da luz: estes termos fazem referência ao consumo que os clientes fizeram durante o período de faturação, medido em kWh, do gás e da luz.
Qual a melhor tarifa de gás e luz?
A melhor tarifa de gás e eletricidade pode ser aquela que o cliente achar mais económica, mas saiba que existem condições adicionais nas tarifas, por isso apresentamos um caso onde não existem compromissos de faturação eletrónica nem obrigação de subscrição de Débito Direto como meio de pagamento (em Lisboa com 5,75 kVA de potência e Escalão 2 de consumo de gás):
Como mudar de tarifa de eletricidade e gás?
O cliente deve apresentar os seguintes dados à companhia que escolheu para a sua contratação. A Lojaluz pode ajudá-lo a gerir o seu fornecimento e a tomar a melhor decisão:
- Após essa comparação o cliente deve apresentar os seguintes dados à companhia escolhida para formalizar a alteração:
- Fatura anterior (onde estão os dados do antigo titular, morada e CUI)
- Escritura ou certificado de arrendamento do imóvel;
- Meio de pagamento da luz e gás: pagamento por multibanco ou pagamento por débito direto.