Potência de 2,3kVA: É suficiente?

Em Portugal existem duas potências possíveis de ser contratadas para espaços aonde o consumo de eletricidade seja basicamente oriundo da iluminação e com muito pouca utilização de dispositivos elétricos, são 1,15kVA e 2,3kVA. Neste artigo iremos explicar um pouco sobre a segunda.
Índice:
O perfil de espaços com 2,3kVA de potência
Exatamente como acontece na potência de 1,15kVA, o valor de 2,3kVA não costuma estar disponível para contratação em todas as companhias do mercado livre energético; algumas só oferecem valores a partir de 3,45kVA. No entanto, ainda que a maioria realmente trabalhe estas opções de potências com valores tão baixos, elas só costumam estar disponíveis em planos básicos e, sempre na opção simples, ou seja, não existe possibilidade de contratar estas potências nas opções bi ou tri-horárias.
Como esta é uma potência de valor baixo, dificilmente suportará o uso de um eletrodoméstico importante a funcionar simultaneamente com outro aparelho elétrico e iluminação. 2,3kVA corresponde a 2.300W e, uma máquina de lavar-roupa, por exemplo, costuma consumir mais do que isso (2.500W); já um forno elétrico geralmente utiliza 2.000W, o que permitiria ter conectado ao mesmo tempo, uma televisão de 200W.
2,3kVA frequentemente é utilizado para espaços equivalentes a um quarto, com os seguintes consumos elétricos:
- Iluminação básica do local;
- Rádio;
- Televisão;
- Computador;
- Secador de cabelo;
A potência de um equipamento elétrico costuma mudar de acordo com cada produto e seu fabricante. Encontrará este valor sempre nas especificações técnicas que costumam acompanhar estes dispositivos. Por esta razão, poderá variar, em cada residência, a quantidade e tipo de aparelhos que poderão estar conectados simultaneamente.
Comercializadora com Termo de Potência mais barato em 2,3kVA
Entre todos os comercializadores de eletricidade para o mercado doméstico, na potência de 1,15kVA, a HEN é a comercializadora que possui o valor do termo de potência mais barato. Esta companhia, de origem portuguesa, foi criada em 2014 e tem, entre suas prioridades, o objetivo de oferecer aos seus clientes um serviço de qualidade e totalmente personalizado de acordo com às necessidades de cada consumidor.
No entanto, apesar da HEN ser a detentora do valor mais barato para o termo fixo de energia, é sempre muito importante prestar atenção também no preço do kWh, pois ele é, realmente, o maior responsável pelos custos em sua fatura de luz. E, considerando este ponto, podemos destacar que a Goldenergy e a EDP são as que possuem o valor mais económico do termo de consumo, com 0,1425 €/kWH e 0,1556€/kWh, respectivamente.
Se fizermos uma estimação dogasto anualdas faturas de luz com cada uma destas três companhias, considerando um consumo médio de 200kWh/mês, no gráfico abaixo poderemos ver a diferença entre elas:
Preços das companhias nas potências de 2,3kVA
Consumidores domésticos
Abaixo os apresentamos os preços que as comercializadoras de eletricidade no mercado livre divulgaram através da ERSE para a potência de 2,3kVA em seus planos básicos para consumidores domésticos, nas tarifas simples:
Empresas
O quadro a seguir é enfocado no valor do termo de potência de 2,3kVA, segundo planos básicos, para empresas, em tarifas simples, oferecidos por algumas companhias de eletricidade.
Necessita ajuda para saber a potência ideal para sua morada?Entre em contato conosco e nossos especialistas irão orientá-lo sobre o melhor valor de acordo com suas necessidades. Também poderá utilizar nosso simulador de potência elétrica que, através de alguns dados básicos, sobre sua residência, que terá que fornecer, irá calcular a potência ideal.
211 451 219
Necessita ajuda para saber a potência ideal para sua morada? Entre em contato conosco e nossos especialistas irão orientá-lo sobre o melhor valor de acordo com suas necessidades. Também poderá utilizar nosso simulador de potência elétrica que, através de alguns dados básicos, sobre sua residência, que terá que fornecer, irá calcular a potência ideal.
211 451 219