EDP Leituras: enviar contagem à EDP online e telefone da EDP

Neste artigo, explicamos como comunicar as leituras à EDP, dos consumos de eletricidade e de gás natural, com regularidade. Saiba também como ler os contadores de energia da EDP e como efetuar as leituras para evitar erros nas suas faturas. Fique a conhecer ainda o número de telefone para a contagem EDP e como aceder à EDP Leituras através da área de cliente online.

Logo EDP leituras

EDP Leituras

A EDP está encarregue de realizar a leitura dos equipamentos de medição de consumo de energia ligados à rede. Mesmo assim, as informações de consumo do contador poderão ser facultadas pelos clientes à EDP de forma bastante simples.

Dar as suas leituras à EDP é importante para ter um maior controlo dos seus gastos e para que os valores cobrados pela companhia não estejam assentes em estimativas. Assim conseguirá manter o valor da sua fatura de eletricidade ajustado ao consumo que realmente tem.

A maneira como procede à leitura do contador EDP, depende do tipo de contador instalado em sua casa. Desta maneira, aconselhamos-lhe a procurar qual tipo de contador de luz e gás natural do seu lar, e a tirar todas as dúvidas sobre a leitura da fatura da EDP e da energia consumida.

Como comunicar leituras à EDP?

Para realizar a leitura do consumo de eletricidade, e comunicar a respetiva contagem à EDP, terá de se dirigir ao seu contador e ver a informação apresentada no mesmo.

No entanto, a maioria das pessoas ainda tem dúvidas sobre qual o melhor momento ou que regularidade deve comunicar leituras à EDP.

Qual a melhor altura para enviar contagem à EDP?Pode enviar a sua leitura à EDP a qualquer hora do dia e em qualquer dia da semana. No entanto, é aconselhável que confirme, na sua fatura de eletricidade, a data mais aconselhável para a realização das leituras do contador de luz.

Após fazer a leitura, pode comunicá-la à EDP através do website ou por telefone. A única informação que precisa, além da própria leitura, é o CPE (código de ponto de entrega), indicado também na sua fatura.

EDP Contagem: como ler o contador da EDP?

Para ficar completamente esclarecido sobre a contagem EDP, é importante saber como ler o contador de luz. Geralmente, pode encontrar o contador de luz na parte exterior da sua casa/imóvel.

A EDP apresenta três tipos de contadores de luz, e podem ser lidos da seguinte maneira:

  • Tipos de Contadores da EDP:
  • Eletromecânico
  • Os contadores eletromecânicos mostram um visor bastante parecido ao conta quilómetros de um carro, e são igual independentemente da marca do mesmo. No ecrã do contador, é possível confirmar a quantidade de luz ou gás natural consumidos até à data, e caso tenha contratado um dos ciclos bi ou tri-horário, deverá verificar a leitura em horas de vazio, ponta ou cheias. Ao fazer a leitura, ignore os números depois da vírgula ou com fundo branco ou vermelho.
  • Estático
  • Os contadores estáticos possuem um ecrã digital onde pode ver, em tempo real, o consumo a aumentar e estes são usados principalmente para as instalações de eletricidade trifásicas. No ecrã dos contadores estáticos é possível ver a data, as horas e o consumo de energia em cada um dos ciclos horários: ponta, cheia e vazio, mas tenha em atenção que a ordem pode variar dependendo da marca do aparelho medidor.
  • Híbrido
  • Os contadores híbridos possuem um ecrã e um botão onde pode consultar o seu consumo. Este indica através de símbolos as horas dos ciclos horários, onde o sol representa as horas cheia - no caso de contratos tri-horários -, e as horas fora de vazio - quando tem contratada uma tarifa bi-horária. A lua representa as horas de vazio, e o símbolo "^" representa as horas de ponta.

Importa referir que, até 2022, a EDP irá substituir todos os antigos contadores em Portugal por contadores inteligentes, medida imposta pela União Europeia. O objetivo é que seja o próprio contador a comunicar leituras à EDP remotamente.

EDP Leituras: Gás Natural

O preço do gás natural é dividido num valor fixo em €/dia, e num valor de consumo em €/kWh. O valor de consumo é o preço do kWh de gás. No entanto, mesmo que o seu preço seja dado em energia consumida (kWh), os contadores de gás mostram a quantidade em volume (m3) que foi consumida.

Mas isto não é um problema: o cliente pode comunicar a leitura em m3 à EDP, e a empresa fica encarregada de fazer a conversão para kWh. O fator de conversão depende da qualidade do gás (quantos kWh de energia são fornecidos por um m3 de gás).

A qualidade, por sua vez, depende do operador de rede de distribuição de gás, que é o responsável por levar o gás até sua casa. Por isso, ao comunicar a leitura à EDP, deve também fornecer o código universal de instalação (CUI), para que a EDP identifique o distribuidor da zona.

Comunicar leituras na EDP Online

A EDP Online é uma plataforma criada pela EDP que permite aos clientes da fornecedora acederem ao seu contrato, realizarem qualquer tipo de mudanças (titularidade, morada, etc.), ou consultarem a sua fatura de energia.

Na área de cliente, para além da gestão do seu contrato EDP, tem a possibilidade de enviar as suas leituras à EDP a qualquer hora do dia, em qualquer dia da semana, de forma totalmente gratuita.

Aceda ao site para enviar leituras à EDP e preencha os respetivos espaços em branco. Na página encontra uma parte direcionada para a eletricidae e outra para o gás natural.

Pode igualmente aceder à área de cliente EDP Online fora de casa, basta descarregar a aplicação da EDP Online no seu smartphone ou tablet e desfrutar de todas as vantagens desta tecnologia.

Qual o telefone da EDP leituras?

Caso seja cliente particular ou empresa, poderá também utilizar o número de telefone da EDP leituras para enviar a sua contagem de eletricidade e de gás natural.

A chamada para o número de telefone é completamente gratuita:

EDP Leituras Telefone800 10 53 53

Deverá, por sua vez, seguir todos passos da gravação automática para comunicar leituras EDP pelo telefone.

  • Comunicação de leituras EDP pelo telefone:
  • Marque 1 para comunicar leituras à EDP;
  • Marque os números correspondentes ao Nº de Contribuinte do titular do contrato;
  • Prima 1 para enviar leituras de eletricidade ou 2 para enviar leituras de gás;
  • Se marcou 1 no passo anterior, marque o seu CPE indicado na fatura de eletricidade (sem letras) para identificar o contrato em causa; se marcou 2 no passo anterior, insira CUI indicado na fatura de gás;
  • Marque 1 para ouvir as suas últimas leituras EDP, ou 2 para seguir em frente;
  • Introduza a sua nova leitura EDP;
  • Após ouvir a gravação que repete o número introduzido deverá confirmar marcando 1. Se enganou-se prima em 2 e altere a informação.

Em caso de ser uma empresa com uma instalação BTN - Baixa Tensão Normal, poderá utilizar a área online da EDP, ou recorrer ao número de telefone indicado para enviar a sua contagem à EDP. A chamada é completamente grátis.

Telefone para EDP Contagem: Empresas800 507 507

Neste caso em particular, o envio das leituras à EDP deverá acontecer até 7 dias antes do período da faturação, que é indicado mensalmente na sua fatura.

Para outras operações, que não o fornecimento da contagem à EDP, utilize os restantes números de telefone da EDP.

EDP: Apoio ao Cliente

Para além dos contactos para dar leituras à EDP, a companhia ao dispor dos seus clientes uma série de contactos de apoio ao cliente, para esclarecer dúvidas, pedir informações sobre tarifas e faturação, realizar um contrato com a EDP ou proceder a alguma alteração no seu contrato atual da EDP.

Através do apoio ao cliente da EDP, poderá ainda reportar avarias à EDP ou dificuldades técnicas na eletricidade ou gás natural, assim como realizar reclamações sobre qualquer assunto relacionado com o serviço da EDP.

Conheça os contactos do apoio ao cliente da EDP abaixo:

Contactos da Luzigás
Atendimento ao cliente da EDP Comercial Atendimento ao cliente EDP desde o estrangeiro Contacto geral EDP
808 535 353 +351 210 016 384 210 012 500

Erro na contagem da EDP

Acontece existirem muitas queixas relativas a leituras erradas da EDP, em que na fatura aparecem leituras superiores às reais, a favor da EDP Comercial.

Algumas das queixas revelam que o erro nas leituras dos contadores EDP traduz-se num aumento significativo na fatura (de 5 a 6 vezes do normal).

Para que não exista nenhum erro na contagem EDP, tenha atenção aos valores apresentados no contador de eletricidade ou gás natural, e faça uma comparação com os valores que são demonstrados na fatura da EDP.

Erro fatura EDP

Caso a sua fatura de gás ou luz da EDP tenha com um valor muito elevado, pode ter ocorrido um engano. Neste caso, o melhor é avisar o quanto antes a empresa, e se lhe estiverem a cobrar uma fatura que já foi paga, apresente o seu comprovativo de pagamento.

Se a EDP insistir na fatura, o melhor é resolver rapidamente a situação. Mudar o titular da conta não é possível, pois não pode alterar o contrato de luz com uma dívida pendente. Por isso, quando tiver um erro de faturação com a EDP, ou com qualquer comercializadora, deve tentar liquidar a dívida. Depois de regularizada a situação, pode sempre mudar de empresa comercializadora de energia.

A origem de um erro na fatura também pode ser reflexo de um contador EDP avariado. Para verificar se o seu contador se encontra avariado, siga os passos indicados abaixo:

  • EDP Leituras: Como ver se o contador está avariado?
  • Desligue a chave central de eletricidade da casa, ou retire todos os eletrodomésticos da tomada, e desligue todas as luzes;
  • Aguarde durante uns minutos;
  • Verifique se os números do seu contador continuam a subir. Se sim, o contador está avariado.

Se mesmo depois de seguir o procedimento acima, perceber que o seu contador está avariado, deverá informar a EDP Distribuição deste problema, empresa do grupo EDP responsável pela distribuição de eletricidade em todo o país.

EDP Comercial: Leituras Extraordinárias

Para além das comuns leituras da EDP Comercial, a companhia poderá proceder igualmente a uma leitura extraordinária é uma leitura comummente realizada quando se efetua uma nova ligação urgente. A leitura extraordinária pode ser também definida da seguinte forma:

Leitura Extraordinária:Leitura real do contador de energia feita pelo operador de rede de distribuição a clientes com fornecimento em Baixa Tensão Normal, e que acontece se não tiver sido possível a recolha periódica da medição do consumo, como definido no Regulamento de Relações Comerciais da ERSE, ou simplesmente, quando esta for pedida pelo comercializador.

Para resolver de imediato a situação, pode pedir a leitura extraordinária numa loja oficial da EDP ou através do contacto da EDP.

Telefone para Leituras Extraordinárias EDP808 100 100

A EDP fará chegar à sua casa um dos seus técnicos devidamente identificados. Caso não faculte a contagem à EDP, pelo menos uma vez por ano, o fornecimento da eletricidade e/ou do gás natural pode ser suspenso. Como tal, facilite o acesso dos técnicos ao seu contador.

A leitura extraordinária da EDP tem um custo, a ser debitado na fatura, que varia dependendo das horas a que é feita:

  • Custo das leituras extraordinárias da EDP:
  • 7,11€: entre as 8h e as 17h;
  • 31,87€: entre as 17h e as 22h;
  • 37,07€: aos fins de semana e feriados, entre as 9h e as 17h.
Mude de Comercializadora

Apoio sobre leituras EDP

Para mais informações sobre como enviar leituras à EDP entre em contacto connosco.

 
211 451 219
Quero que me liguem