Está aqui

CPE - Código Ponto de Entrega: O Que é, Gestões, EDP Distribuição

CPE EDP

Fique a saber o que signica CPE, como é composto e como averiguar qual o número do Código de Ponto de Entrega da EDP. Veja também qual a importância da EDP Distribuição no fornecimento de eletricidade nacional, e saiba ainda que gestões requerem o número do CPE.

CPE (Código de Ponto de Entrega)

O CPE, ou Código de Ponto de Entrega, é um código alfanumérico composto por 20 dígitos fornecido pela EDP Distribuição, atribuído a uma instalação elétrica. Este é necessário para realizar qualquer gestão relacionada com o seu contrato de eletricidade.

O CPE é como se fosse o número de identidade da instalação elétrica de cada endereço. Este é estabelecido quando se realiza uma ligação elétrica e é imutável, ou seja, nunca irá sofrer alterações.

O CPE começa sempre por PT e acaba com duas letras. Para saber o seu CPE, terá apenas de consultar a sua fatura de eletricidade, ou entrar em contacto com a distribuidora para saber qual o número atribuído à ligação elétrica da sua morada.

EDP Distribuição e o CPE

A EDP Distribuição é a única empresa responsável pela distribuição da energia em Portugal. Esta não só trata da instalação, mas também do fornecimento e consumo final de eletricidade, pelo que é a única responsável por quaisquer problemas técnicos no fornecimento.

Apesar de poder conhecer outras empresas de luz no país, estas são apenas comercializadoras de eletricidade. A nível de fornecimento e instalação de eletricidade, a única distribuidora a nível nacional é a EDP Distribuição.

Que gestões posso realizar com o CPE da EDP?

Para efetuar qualquer gestão relacionada com a contratação de eletricidade para sua casa, precisará sempre de ter consigo o CPE. Estas são algumas das gestões que requerem o número do CPE da EDP:

  • Alterar o titular do contrato;
  • Modificar a potência contratada;
  • Mudar de comercializadora de eletricidade.

Já tenho o meu CPE, como posso agora mudar a titularidade do meu contrato?

O processo de alteração de titular do contrato de energia é gratuito. Para o fazer, terá de contactar a comercializadora que tem contratada atualmente e solicitar a mudança. Irá precisar dos seguintes dados:

  1. CPE ou Código de Ponto de Entrega
  2. Cópia do Cartão de Cidadão e Número de Contribuinte do Titular atual;
  3. Número do Cartão de Cidadão do titular anterior;
  4. Contrato de aluguer do local ou escritura do mesmo;
  5. Potência que deseja contratar e que poderá ser alterada sempre que desejar.

Como alterar a potência?

Para mudar de potência elétrica, irá precisar dos mesmos documentos mencionados anteriormente relativos à titularidade do contrato de eletricidade, e poderá realizar a alteração entrando em contacto com a comercializadora de energia contratada atualmente.

Se não tem a certeza de qual a melhor potência a contratar para sua casa, talvez seja bom fazer uma simulação do seu consumo mensal. Para tal, poderá consultar o nosso simulador de potência elétrica e averiguar a potência que melhor se adapta a sua casa.

Como mudar de comercializadora?

Para encontrar a melhor comercializadora de eletricidade para sua casa, é importante ver todas as opções do mercado energético livre português e ter em conta alguns fatores:

  • Procurar as melhores tarifas para aumentar ao máximo a percentagem de poupança nas faturas de eletricidade;
  • Exigir um bom atendimento ao cliente e disponibilidade para tratar de alguma urgência elétrica a qualquer hora;
  • Confirmar que não existe um compromisso de fidelidade, pois estará a contratar uma empresa pertencente ao mercado energético livre português.