Está aqui

 

Elusa: Mudar Fornecedor Energia Elétrica, Tarifas Eletricidade Baratas

A Elusa deixou de comercializar energia elétrica no mercado livre em outubro de 2018. Era cliente da comercializadora e está à procura de outras tarifas? Então entre em contacto connnosco para encontrar a melhor comercializadora de eletricidade para si: 211 450 735.

A Elusa era um fornecedor de eletricidade do mercado de energia livre português. Fique a saber aqui como encontrar outra comercializadora de eletricidade com uma tarifa mais barata, qual o processo de contratação de energia elétrica e ainda como saber a potência que melhor se adapta a sua casa.

elusa

Elusa

A Elusa foi uma comercializadora portuguesa que entrou no mercado livre de eletricidade em 2015. Esta prometia fazer a diferença no setor doméstico através dos preços baixos e da proximidade com os clientes.

Em outubro de 2018, esta empresa deixou de comercializar energia para o mercado português, devido à falta de condições para estar presente no mercado.

O que acontece quando fico sem comercializadora de energia elétrica?

Se era cliente da Elusa, fique descansado porque não irá perder a ligação de eletricidade. Nestas situações, o consumidor nunca fica sem luz em casa: o contrato que tinha com a Elusa passa automaticamente para a EDP Serviço Universal.

Isto significa que o seu contrato de energia no mercado livre volta a pertencer ao mercado regulado, pois a EDP Serviço Universal é a entidade do grupo EDP que ainda atua no mesmo.

Assim, a única questão que deveria ter em conta seria procurar outra comercializadora de energia, uma vez que todos os clientes de eletricidade da Elusa deverão fazer a transição para o mercado livre até 2020.

Como escolher uma comercializadora de eletricidade?

Para escolher a melhor comercializadora de energia para sua casa, deverá ter em conta que está a contratar no mercado livre, pelo que há uma imensidade de ofertas à sua disposição.

Como tal, deverá investigar bastante sobre as tarifas de eletricidade de cada comercializadora do mercado português e definir a potência que deseja contratar, sabendo que poderá mudar de fornecedor de eletricidade, de tarifa ou até de potência sempre que desejar.

Estas são as comercializadoras de eletricidade que atualmente fornecem energia no mercado português:

Quais as tarifas de eletricidade mais baratas?

Para encontrar as tarifas de eletricidade mais baratas, como foi referido anteriormente, terá de comparar as tarifas disponíveis atualmente no mercado.

No entanto, nem sempre é fácil estar à procura de todas as tarifas de eletricidade. Por isso, deixe-nos ajudá-lo a encontrar a melhor tarifa para si.

No nosso comparador de preços de eletricidade e gás natural, fornecendo alguns dados sobre a sua morada (como os metros quadrados, o número de pessoas que vive consigo e os aparelhos eletrónicos que cada um utiliza), poderá saber em poucos minutos a tarifa ideal para a sua casa.

Como mudar de comercializadora de eletricidade?

O processo para mudar de comercializadora de energia é muito simples. Primeiro, terá de entrar em contacto com a comercializadora com quem quer contratar eletricidade.

Este contacto poderá ser feito online, no site da comercializadora de energia, através de email, através de telefone, ou ainda diretamente num posto físico da empresa.

Quando efetuar o contacto, deverá solicitar a mudança de operadora de energia à comercializadora. Esta irá pedir-lhe uma fatura anterior (ou o código CPE, também presente na fatura), os seus dados pessoais, a forma como prefere pagar as suas faturas da luz, a tarifa que deseja contratar e, por último, a sua morada.

Após este contacto, a empresa enviar-lhe-á uma documentação para a sua morada, que deverá enviar de volta devidamente preenchida e assinada. E depois disso, já ficaria com o serviço de fornecimento de eletricidade contratado.

Como saber a minha potência?

Para saber qual a potência que tinha contratada anteriormente com a Elusa, poderá verificar a sua fatura de eletricidade. No entanto, se acha que não era a potência mais acertada para a sua casa, consulte a guia abaixo:

Potência recomendada Tamanho da casa Uso possível
1,15kVA Garagens e espaços pequenos Uso de iluminação e um rádio ou televisão
2,3 kVA Quarto ou espaços igualmente pequenos Uso simultâneo de iluminação, TV, computador, rádio e secador de cabelo
3,45kVA Apartamento T1 ou T2 ( < 40m²) Uso de frigorífico, máquina de lavar, computador e TV
4,6kVA Apartamento T1 ou T2 Equipamentos elétricos de pouco consumo
5,75kVA Apartamento T2 ou T3 Equipamentos eletrónicos de pouco e médio consumo
6,9kVA Apartamento T2 ou T3 Além dos eletrodomésticos citados acima, uso de secadores de cabelo ou ferros de engomar
10,35kVA Apartamentos de 120m² Aquecimento elétrico
13,8kVA Superfícies com mais de 150m² Aquecimento elétrico, piscina climatizada
17,25kVA Superfícies com mais de 150m² Escritórios, pequenas empresas, lojas do setor não-alimentário
20,7kVA Empresas de média dimensão com pequenos espaços refrigerados Até 100 computadores, pequeno posto de café