Está aqui

Galp On Leituras: Como Comunicar Consumo de Eletricidade e Gás Natural

Fique a saber como comunicar as suas leituras de consumo à Galp On, como consultar os contadores de gás e de eletricidade, e veja também o que são o termo fixo, termo de consumo e escalão de consumo, e em que medida é que afetam a sua fatura de energia da Galp.

galp-leituras

Galp On Leituras

As leituras de consumo de energia são uma das gestões de energia fundamentais que deverá realizar sempre que puder, pois é segundo o consumo indicado nestas que a comercializadora gera o valor que paga na sua fatura todos os meses.

Se não comunicar as suas leituras à Galp, o que acontece é que a mesma efetua uma estimativa do seu consumo de energia com base nas informações da sua residência (quantas pessoas vivem em sua casa, quantos quartos há, quantos aparelhos elétricos são utilizados, qual a potência contratada, etc.).

Normalmente, a estimativa é superior ao consumo real. Por isso, o melhor é mesmo comunicar diretamente as leituras de consumo de energia.

Os dados de consumo energético podem ser consultados no seu contador de eletricidade ou de gás natural.

Contador da Galp

Para saber ler o contador de energia e consultar a sua leitura de consumo, primeiro precisa de saber como interpretar os dados que lhe aparecem no mesmo.

Galp Eletricidade Leituras

No caso da eletricidade da Galp, esta é faturada em dois termos: o termo fixo e o termo de consumo:

  • Termo fixo (€/dia): Este valor corresponde ao custo do fornecimento de energia. Está sempre presente na fatura, independentemente do consumo, mas não é um valor muito alto. Este determina-se de acordo com a potência contratada (quanto mais alta é a potência, maior o termo fixo).
  • Termo de consumo (€/kWh): É o valor que paga pela eletricidade consumida, ou seja, o preço pelo kWh de energia consumido. A quantidade de kWh consumida é a que lhe aparece no contador de energia, e a que tem de comunicar à comercializadora.

Galp Gás Leituras

O preço do gás natural funciona da mesma forma que o preço da fatura de eletricidade, mas o termo fixo, em vez de depender da potência contratada, depende do escalão de consumo contratado (que é a quantidade de gás que pode consumir num ano).

Este escalão não pode ser alterado e é decidido pela comercializadora com base no consumo de gás natural do ano anterior. Além disso, o preço do gás também varia de acordo com a área de residência, pois cada zona tem uma operadora de rede de distribuição que fornece esta energia a sua casa.

Outra diferença é que o contador de gás natural indica a quantidade de gás consumido em m3, e não em kWh. Assim, para saber o valor do gás consumido em kWh teria de utilizar um fator de conversão que tivesse em conta a qualidade do gás (ou seja, da empresa fornecedora). Mas não precisa de o fazer porque a Galp aceita as leituras de gás natural em m3.

No momento de comunicar a leitura, tanto na do contador de luz como de gás, deverá ignorar os dígitos decimais, ou seja, os algarismos à direita da vírgula (geralmente terão cor de fundo diferente do restante, branca ou vermelha).

Comunicação de Leituras da Galp

Para comunicar a leitura de consumo de eletricidade, tenha consigo os seguintes dados:

  1. Dados pessoais (nome do titular e nº de contribuinte)
  2. Código CPE ou CUI (presente em faturas anteriores)
  3. Leitura observada no contador de luz

Além de poder comunicar as leituras através da área de cliente da Galp, poderá fazê-lo também através dos seguintes contactos:

  • Contacto da Galp Energia para Comunicar a Leitura de Eletricidade e Gás Natural
  • Telefone gratuito para Comunicar Leituras: 800 508 080. Disponível 24h por dia.
  • E-mail para Comunicar Leituras: galpon@galpenergia.com