Está aqui

Galp Faturas: Fatura de Volta, Pagar Faturas em Atraso, Galp Online

Fique a saber como ler e consultar as suas faturas de eletricidade e gás natural da Galp, como pode consultar a sua fatura e dar a sua leitura através da área de cliente da Galp online, o que fazer se tiver faturas da Galp On em atraso, e ainda como funciona a fatura de volta da galp.

galp-faturas

Galp Faturas

As faturas da Galp são os documentos que recebe todos os meses e onde vem discriminado o consumo de eletricidade ou gás natural que realizou ao longo do ano.

Ao longo desta página, explicamos cada parte da sua fatura de energia da Galp e ajudamos a percebê-la melhor.

Primeira Página da Fatura da Galp

Fatura Galp

Começamos por ver na nossa fatura da Galp todos os meios de contacto que a comercializadora coloca à disposição dos consumidores e, a seguir, encontramos o nome e o endereço do titular da fatura da Galp.

No campo de "Dados da sua Conta", encontramos o número que identifica o contrato que temos com a empresa e, posteriormente, o nome do titular, NIF e a morada do fornecimento energético.

Também neste apartado poderá encontrar o nome da tarifa de energia contratada e o tipo de energia (eletricidade ou gás natural, ou ambos), e os detalhes dessa tarifa contratada: o escalão de gás ou a potência elétrica, o ciclo-horário escolhido, e o CUI ou o CPE.

Estes últimos são os códigos que todas as companhias de luz e gás lhe pedem antes de realizar um novo contrato de energia, pois são os números que identificam a instalação de eletricidade (CPE) ou gás natural (CUI) do local onde mora ou tem a sua empresa.

Do lado direito, no campo "Resumo do Documento", poderá encontrar o valor a pagar pela fatura (com e sem descontos incluídos), o período de faturação, a data em que será realizado o débito na conta (ou, no caso de pagamentos por Multibanco, a data limite para realizar o pagamento) e a data de emissão da fatura de energia.

Segunda Página da Fatura da Galp

Fatura Galp

Na segunda página da fatura da Galp, vemos os detalhes do consumo de energia. No caso do exemplo demonstrado, podemos ver os dados referentes ao consumo de gás natural.

À esquerda, encontra-se a informação com as leituras do contador, especificando se são leituras reais (enviadas pelo cliente) ou estimativas de consumo (elaboradas pela comercializadora.

Abaixo, no campo de "Saldo", veremos primeiro o valor total faturado. E em "Detalhes de Faturação", além de informações básicas (número, data de emissão da fatura e período de faturação), encontramos um relatório minucioso do montante a pagar:

  • Detalhes de Faturação de Gás Natural da Galp
  • Preço do termo fixo (que, no caso do gás natural, corresponde ao escalão de consumo contratado);
  • Preço do consumo de gás natural;
  • Valores correspondentes a impostos de gás natural:
    • O ISP do gás natural ou IEC (Imposto Especial de Consumo de Gás Natural Combustível);
    • TOS (Taxa de Ocupação do Subsolo) - utilização e aproveitamento do domínio público e privado municipal cobrado de acordo com a quantidade de kWh consumidos e também com o número de dias do período de faturação (varia de acordo com o distrito);
    • IVA.

No final da página, em "Informações", encontramos uma referência às tarifas de acesso às redes (outro tipo de imposto de energia), assim como o tipo de energia utilizada. Ao lado, vemos um gráfico com o histórico de consumo de gás natural dos últimos 12 meses. Mais à direita, encontramos ainda o valor total faturado com e sem o IVA.

Terceira Página da Fatura da Galp

Fatura Galp

Na última página desta fatura dual encontramos toda a informação correspondente ao consumo da eletricidade, com uma estrutura muito semelhante à página anterior.

Primeiro, encontramos os detalhes das leituras do contador elétrico e, ao lado, o valor a pagar pelo consumo:

  • Detalhes de Faturação de Eletricidade da Galp
  • A potência elétrica contratada, ou o valor pago pelo uso diário da mesma, ou seja, o termo fixo da eletricidade;
  • O preço da energia que realmente foi consumida, ou seja, o termo de consumo;
  • E, novamente, encontramos os impostos, que, neste caso, são:
    • O ISP da eletricidade ou IEC (Imposto Especial de Consumo de Eletricidade);
    • Taxa de Exploração DGEG - uma taxa fixa determinada pela Direção Geral de Energia e Geologia;
    • CAV (Contribuição Audiovisual) - uma taxa imposta para financiar o serviço público de rádio e televisão;
    • IVA.

Por último, na parte de baixo da página, também encontramos a informação relativa às tarifas de acesso às redes (já incluídas na tarifa contratada pelo cliente), o CIEG (um imposto referente às medidas legislativas pelas quais os portugueses precisam pagar), a quantidade de CO2 emitido à atmosfera e as fontes de energias utilizadas para produzir a eletricidade.

E, uma vez mais, do lado direito temos um gráfico com o histórico de consumo de eletricidade dos últimos 12 meses e, ao lado, o valor total a faturado com e sem o IVA.

Galp Online: Faturas e Leituras

Na área de cliente da Galp online poderá consultar todas as suas faturas de eletricidade e gás natural anteriores. Além disso, poderá também dar as suas leituras de consumo de eletricidade e gás natural à Galp.

Isto significa que o valor que pagar pela energia consumida será de facto o valor a pagar pela energia que consumiu, e não uma estimativa de consumo elaborada pela Galp com base no seu perfil (que, normalmente, é superior ao valor da energia consumida).

Para comunicar as leituras à Galp, terá apenas de ver os números que lhe aparecem no contador de eletricidade ou de gás natural e dar essa informação à comercializadora através da área de cliente da galp online (se preferir, também o pode fazer através do telefone, por email ou presencialmente numa loja oficial da Galp).

Galp On: Faturas em Atraso

Se for cliente da Galp On, agora Casa Galp, e tiver faturas em atraso, o que pode acontecer é que esteja sujeito a juros de mora. No entanto, se o valor resultante dos cálculo dos juros de mora não atingir os 2€, então os atrasos de pagamento ficam sujeitos ao pagamento do valor em alta, de modo a cobrir os custos administrativos causados pelo atraso.

Assim, este valor será incluído na seguinte fatura de eletricidade ou gás natural, após o pagamento da dívida.

Fatura de Volta

O Fatura de Volta, contrariamente ao que o nome indica, é um tarifário de eletricidade ou gás natural que converte o valor total do que paga na sua fatura em saldo para utilizar em descontos variados.

Este saldo pode ser gerido na plataforma online da Fatura de Volta da Galp e, no momento da adesão ao plano, recebe 20€ de saldo.

Se ainda não é cliente da Galp, pode contratar a comercializadora diretamente com a tarifa Fatura de Volta. Se já é cliente da Galp Energia, pode alterar a tarifa contratada em qualquer momento.