Está aqui

Ligar gás em apartamento

Ligar gás apartamento

O gás natural é uma excelente maneira para aquecer o ambiente, a água e para cozinhar num apartamento. Ao instalar o gás natural, pode poupar bastante.

Se precisar de ajuda para ligar o gás em seu apartamento, contacte a LojaLuz, especialista no mercado livre de eletricidade e gás natural em Portugal.


Como instalar gás em apartamento

Para ligar o gás natural em seu apartamento, primeiro deve saber se o edifício é abastecido pela rede de gás. Se seus vizinhos dispõem de gás natural, então o edifício é abastecido.

Neste caso, siga os seguintes passo para fazer a instalação de gás natural em seu apartamento:

  1. Verifique se a instalação do apartamento está preparada para gás natural, ou seja, se tem o termo de responsabilidade. Pode pedir este termo ao antigo proprietário. Se isto não for possível, contacte uma empresa instaladora/montadora autorizada pela DGEG - Direção-Geral de Energia e Geologia (há uma lista no site da DGEG).
  2. Solicite a ligação à rede ao operador de rede de distribuição de gás de seu distrito. Pode pedir um orçamento antes. Veja no mapa a seguir qual a distribuidora em seu distrito.
  3. Marque uma inspeção com um empresa inspectora.
  4. Compare todos fornecedores de gás natural.
  5. Com o certificado de inspeção em mãos, já pode celebrar um contrato com o fornecedor de gás natural de sua preferência.

Veja no mapa a seguir qual a distribuidora em seu distrito:

 

Empresas de gás natural

O mercado de gás foi liberalizado em 2006, porém o consumidor doméstico só passou a poder escolher seu fornecedor de gás a partir de 2010. Veja as principais empresas do mercado livre de gás em Portugal:

  1. Goldenergy
  2. Galp Energia
  3. EDP
  4. Endesa

Empresa de gás mais barata

O escalão de consumo de gás natural é a quantidade em volume de gás natural que pode consumir durante um ano. O escalão 2 (desde 221 m³ até 500 m³ por ano) deve ser suficiente para um apartamento com baixo consumo de gás.

O cliente só precisa escolher seu escalão quando liga o gás, nos anos seguintes a própria empresa de gás decide seu escalão com base no consumo do ano anterior. Veja no gráfico abaixo uma comparação das tarifas de gás natural para um escalão 1 em Lisboa:

 

Note que esta é uma comparação muito específica. O preço do gás depende do distrito em que se encontra, do escalão, do meio de pagamento, entre outros.

Mudar o titular da conta de gás

para mudar o titular deve antes fazer uma inspeção da instalação com uma empresa inspetora autorizada

Caso tenha comprado ou arrendado um apartamento, deve fazer a mudança de titularidade do gás. Isto porque é o titular quem faz toda gestão da conta (contacto com a companhia, alterações do contrato de gás, pagamento da factura).

A mudança de titularidade em si não tem nenhum custo. No entanto, para mudar o titular deve antes fazer uma inspeção da instalação com uma empresa inspetora autorizada pela DGEG - Direção Geral de Energia e Geologia, e esta inspeção tem custo.

No site da DGEG pode encontrar uma lista de inspetores autorizados. Outra opção é contactar o fornecedor de gás. Alguns fazem inspeções, como a Goldenergy, mas se não for o caso, o fornecedor pode indicar ou cantactar um inspetor para si. O melhor é fazer vários orçamentos para encontrar a opção mais barata.

Fim das inspeções de gás natural e eletricidade. Deixa de ser obrigatória a realização de inspeções quando realizamos uma alteração no contrato de gás natural ou mudança de comercializador de gás, assim como deixam de ser obrigatórias as inspeções ao efetuar uma nova ligação de gás natural ou eletricidade, sendo substituídas por termos de responsabilidade do autor do projeto.

Trocar de empresa de gás

Com a liberalização do mercado, o cliente pode mudar de fornecedor de gás até 4 vezes a cada 12 meses. A mudança é 100% gratuita e não precisa fazer nenhuma alteração na instalação. A alteração é feita em até 7 dias úteis, durante os quais o fornecimento não é interrompido.

O cliente deve contactar a companhia com a qual deseja celebrar o novo contrato e informar os seguintes dados:

  1. Fatura anterior
  2. Dados pessoais
  3. Meio de pagamento
  4. CUI ou Código Universal da Instalação

O contrato pode ser celebrado de três maneiras:

  • Telefone: pode ligar para o fornecedor em questão ou a LojaLuz.
  • Internet: ao preencher um formulário disponível no site das companhias ou por email.
  • Lojas: presencialmente numa loja da companhia.
Partilhar no Facebook  Partilhar no Twitter  Partilhar no Google Plus